E.F.Norte
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Re: E.F.Norte
Vejam isso !
Encontrei essa PAA 6633 referente à Rua Sizenando Nabuco. Vejam que está assinalado um viaduto onde começa a Rua Uranos ! E este começo da Rua Uranos fica muito próximo a estação de Manguinhos ! Sendo que este viaduto não existe hoje em dia ...
Outro detalhe: o ângulo viaduto-ferrovia bate com o da foto !
Será que desvendamos o mistério ? Será que a foto é do local ? E os vagonetes ?
A planta é do ano de 1955 ... infelizmente não poderei me estender na mensagem e na pesquisa, estou saindo do serviço. Mas vou tentar ver mais alguma coisa quando chegar em casa !
Encontrei essa PAA 6633 referente à Rua Sizenando Nabuco. Vejam que está assinalado um viaduto onde começa a Rua Uranos ! E este começo da Rua Uranos fica muito próximo a estação de Manguinhos ! Sendo que este viaduto não existe hoje em dia ...
Outro detalhe: o ângulo viaduto-ferrovia bate com o da foto !
Será que desvendamos o mistério ? Será que a foto é do local ? E os vagonetes ?
A planta é do ano de 1955 ... infelizmente não poderei me estender na mensagem e na pesquisa, estou saindo do serviço. Mas vou tentar ver mais alguma coisa quando chegar em casa !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: E.F.Norte
Pessoal,
Hoje eu passei o dia vendo fotos de ferrovias e logradouros no Arquivo Nacional.
Vi coisas incríveis e em breve colocarei no fórum.
Em relação à misteriosa estação e verifiquei outras fotos, é certeza matemática que é a estação Amorim.
O companheiro especialista em Leopoldina que opinou tinha e tem razão.
Inclusive via a foto que mostra a demolição do viaduto para o aumento de linhas no início dos anos 40.
Aliás, queria falar isso como vocês. Vi uma foto de 1938 com a estação sendo chamada de Amorim.
Já em uma foto de 1941, o nome era Carlos Chagas, portanto, podemos estimar quando ocorreu a mudança de nome.
Esse viaduto, inclusive do lado esquerdo, tinha um braço que fazia aproximadamente 90º com o traçado sobre a ferrovia, mais ou menos como ocorre no viaduto de Quintino.
Não precisem mais esquentar a cabeça com a pesquisa, a não ser que seja para a visualização do viaduto em planta, pois caso contrário, podem relaxar e ver o desenho do Tom e Jerry.
Hoje eu passei o dia vendo fotos de ferrovias e logradouros no Arquivo Nacional.
Vi coisas incríveis e em breve colocarei no fórum.
Em relação à misteriosa estação e verifiquei outras fotos, é certeza matemática que é a estação Amorim.
O companheiro especialista em Leopoldina que opinou tinha e tem razão.
Inclusive via a foto que mostra a demolição do viaduto para o aumento de linhas no início dos anos 40.
Aliás, queria falar isso como vocês. Vi uma foto de 1938 com a estação sendo chamada de Amorim.
Já em uma foto de 1941, o nome era Carlos Chagas, portanto, podemos estimar quando ocorreu a mudança de nome.
Esse viaduto, inclusive do lado esquerdo, tinha um braço que fazia aproximadamente 90º com o traçado sobre a ferrovia, mais ou menos como ocorre no viaduto de Quintino.
Não precisem mais esquentar a cabeça com a pesquisa, a não ser que seja para a visualização do viaduto em planta, pois caso contrário, podem relaxar e ver o desenho do Tom e Jerry.
- DadoDJ
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Re: E.F.Norte
Aeeeeeeeeeeeeeeee !
Valeu, Adenilson !
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- Luiz Eduardo
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Re: E.F.Norte
Se acabou o mistério só me resta dar os parabéns à vcs. Estava aqui nos bastidores prestando atenção a cada postagem e tudo foi discutido de uma forma muito bacana.
Adenílson, esse "cadáver" deu bem menos trabalho que o da RdO. Hehehehehehehehehe
Obrigado galera!!!
Adenílson, esse "cadáver" deu bem menos trabalho que o da RdO. Hehehehehehehehehe
Obrigado galera!!!
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
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Re: E.F.Norte
Melekh. Estava faltando eu comentar a sua grande descoberta. Em fotos muito antigas, a E.F.norte, dentro do município do Rio aparece como linha dupla, mas essas fotos não eram tão antigas quanto essa que você postou.
Foi legal demais saber disso, pois se pararmos para pensar, realmente seria estranho a estação inicial de S.F.Xavier ser linha singela e depois haver a duplicação contínua.
Isso seria ir contrário ao que normalmente ocorre em relação às estações terminais.
Em cima disso, será que podemos concluir que a duplicação da linha pode ter sido contemporânea à inauguração da estação Barão de Mauá, ou pode ter sido antes, ainda na época de Alfredo Maia?
Isso também traz coerência em relação à parada Benfica estar posicionada de um lado da via apenas, não sendo atendida pelo segundo trilho, pois na época, simplesmente ele não existia. Será?
A de se notar que a linha era singela (uma única linha) e a Parada não possuía plataforma ou cobertura.
Disso podemos deduzir que a E. F. do Norte possuía no seu início, somente uma Bitola.
É com vocês...[/quote]
Foi legal demais saber disso, pois se pararmos para pensar, realmente seria estranho a estação inicial de S.F.Xavier ser linha singela e depois haver a duplicação contínua.
Isso seria ir contrário ao que normalmente ocorre em relação às estações terminais.
Em cima disso, será que podemos concluir que a duplicação da linha pode ter sido contemporânea à inauguração da estação Barão de Mauá, ou pode ter sido antes, ainda na época de Alfredo Maia?
Isso também traz coerência em relação à parada Benfica estar posicionada de um lado da via apenas, não sendo atendida pelo segundo trilho, pois na época, simplesmente ele não existia. Será?
A de se notar que a linha era singela (uma única linha) e a Parada não possuía plataforma ou cobertura.
Disso podemos deduzir que a E. F. do Norte possuía no seu início, somente uma Bitola.
É com vocês...[/quote]
- DadoDJ
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Re: E.F.Norte
Esssa foto que o Melekh postou é simplesmente demais. Vejam a imensidão vazia em volta dos trilhos ... chega a dar medo: como seria uma viagem naquela época, sem nenhum poste de iluminação ou civilização próxima ?
Se bem que, dependendo do lugar, a civilização assusta mais !
Se bem que, dependendo do lugar, a civilização assusta mais !
-
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Re: E.F.Norte
Pois é Dado. Eu li em algum lugar, acho que foi no livro do Hélio Suevo, que a linha do centro por exemplo, na época da parada Perna de Pau, em processo de caça pelo Melekh , tinha um trem para ir e outro para voltar durante todo o dia e que qualquer coisa além de São Cristovão era zona rural. Isso pelos idos do século XIX.
Imagina a E.F.Norte!
Imagina a E.F.Norte!
DadoDJ escreveu:Esssa foto que o Melekh postou é simplesmente demais. Vejam a imensidão vazia em volta dos trilhos ... chega a dar medo: como seria uma viagem naquela época, sem nenhum poste de iluminação ou civilização próxima ?
Se bem que, dependendo do lugar, a civilização assusta mais !
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Re: E.F.Norte
Adenilson, Dado, companheiros;
Eu ainda estou com o tempo corrido e isso faz com que eu acesse pouco o Fórum.
Sobra aquela Estação perto da Ponte, parabenizo pelo ótimo trabalho a voces todos.
Em relação as indagações, em relação a E.F. Norte ser de Linha Singela, coloco o seguinte:
Os empreiteiros da E. F. do Norte, foram José Ferreira Ramos e João Henrique Costard. O trecho compreendido entre a Estação São Francisco Xavier até Raiz da Serra de Petrópolis, na localidade denominada Entroncamento (atual Piabetá) teve a sua construção iniciada em 28 de fevereiro de 1884 de uma forma extremamente lenta e somente em 23 de outubro de 1886 a companhia inaugura a sua 1ª secção, que ia de São Francisco Xavier, onde existia a estação homônima da E.F.C.B. (onde muitos passageiros faziam baldeação para seguir em direção ao centro) até próximo ao rio Meriti, limite entre o Distrito Federal e Estado do Rio de Janeiro, numa extensão de 14 km.
Em 26 de novembro de 1887, foi aberta ao trafego a 2ª secção, entre o rio Meriti e a Freguesia do Pilar, também com 14 km e, em 24 de abril de 1888, a 3ª secção, entre Pilar e Entroncamento, passando por Rosário (Saracuruna), com 17,3 Km.
A extensão total do ramal era de 45,3 Km, em bitola de 1,00 m, linha singela com posterior duplicação, com raio mínimo de curva de 18 m e rampa máxima de 2%.
Apesar de aprovação de estudos e do inicio das obras, nenhum trecho mais foi construído a época da E. F. do Norte para aquém de São Francisco Xavier, nem alem da ligação com a E. F. Mauá (nesta época já adquirida pela E. F. Príncipe do Grão Pará).
Em 9 de maio de 1898, através do Decreto nº 2.896 a ferrovia é adquirida pela “The Leopoldina Railway Company Ltd.”.
Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier.
Em tempo: Tenho várias fotos muito antigas, inclusive do Ramal da Penha da EFRD.
Abraço aos companheiros;
Eu ainda estou com o tempo corrido e isso faz com que eu acesse pouco o Fórum.
Sobra aquela Estação perto da Ponte, parabenizo pelo ótimo trabalho a voces todos.
Em relação as indagações, em relação a E.F. Norte ser de Linha Singela, coloco o seguinte:
Os empreiteiros da E. F. do Norte, foram José Ferreira Ramos e João Henrique Costard. O trecho compreendido entre a Estação São Francisco Xavier até Raiz da Serra de Petrópolis, na localidade denominada Entroncamento (atual Piabetá) teve a sua construção iniciada em 28 de fevereiro de 1884 de uma forma extremamente lenta e somente em 23 de outubro de 1886 a companhia inaugura a sua 1ª secção, que ia de São Francisco Xavier, onde existia a estação homônima da E.F.C.B. (onde muitos passageiros faziam baldeação para seguir em direção ao centro) até próximo ao rio Meriti, limite entre o Distrito Federal e Estado do Rio de Janeiro, numa extensão de 14 km.
Em 26 de novembro de 1887, foi aberta ao trafego a 2ª secção, entre o rio Meriti e a Freguesia do Pilar, também com 14 km e, em 24 de abril de 1888, a 3ª secção, entre Pilar e Entroncamento, passando por Rosário (Saracuruna), com 17,3 Km.
A extensão total do ramal era de 45,3 Km, em bitola de 1,00 m, linha singela com posterior duplicação, com raio mínimo de curva de 18 m e rampa máxima de 2%.
Apesar de aprovação de estudos e do inicio das obras, nenhum trecho mais foi construído a época da E. F. do Norte para aquém de São Francisco Xavier, nem alem da ligação com a E. F. Mauá (nesta época já adquirida pela E. F. Príncipe do Grão Pará).
Em 9 de maio de 1898, através do Decreto nº 2.896 a ferrovia é adquirida pela “The Leopoldina Railway Company Ltd.”.
Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier.
Em tempo: Tenho várias fotos muito antigas, inclusive do Ramal da Penha da EFRD.
Abraço aos companheiros;
- DadoDJ
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Re: E.F.Norte
Beleza, Melekh !
Por falar em fotos antigas, me diga uma coisa: essas fotos da Revista "O Malho" você conseguiu onde ? Acervo próprio ou em algum site ?
Porque no site onde pesquisei o acervo digitalizado só tem edições a partir de 1921,se eu não me engano.
Por falar em fotos antigas, me diga uma coisa: essas fotos da Revista "O Malho" você conseguiu onde ? Acervo próprio ou em algum site ?
Porque no site onde pesquisei o acervo digitalizado só tem edições a partir de 1921,se eu não me engano.
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Re: E.F.Norte
Melekh escreveu:
Em tempo: Tenho várias fotos muito antigas, inclusive do Ramal da Penha da EFRD.
Ramal da Penha?!
Aí vc mexeu com o meu Santo Graal.... hehe
Essas fotos foram tiradas do "O Malho"?