E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 02 Mar 2012, 11:45

Desculpem por eu não me estender nos comentários, mas estou no trabalho...


Como foi citado a Estação Jockey Club, coloco a mesma aqui.

Ela está postada no Tópico da Melhoramentos (L. Auxiliar)
Melekh escreveu: Parada Jockey Club – Km x.xxx


Imagem


Imagem


Mapa.


Imagem


continua...

Vejam se pode ajudar em alguma coisa.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 12:08

Melekh.
Apesar do Jockey Clube estar citado. Parece que a estação é São Francisco Xavier da E.F.Norte tirada do sentido inverso da foto de 1909 com a estação homônima da linha do centro ao fundo.
Se for isso, fica realmente constatado que as plataformas não se uniam devido principalmente à 4ª linha da linha do centro, mas também ao desnível.
Apesar da estação Jockey quase com certeza ser de fato a estação Triagem, o pessoal devia usar mais essa estação de S.F.Xavier pela questão da possibilidade da baldeação.

Outra curiosidede é que desse ângulo já seria possível ver a casa do Paint a esquerda e não ha vejo.
Será que a mesma não existia ou ainda estaria mais a esquerda da foto? okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 02 Mar 2012, 13:41

Realmente a foto da suposta plataforma da parada Jockey Clube é intrigante.
Parece que há uma outra plataforma ao fundo, e caso se confirme, seria a de São Francisco Xavier (EFCB). A plataforma em primeiro plano, como bem disse o Adenilson, seria a homônima da EF do Norte.
Mas apesar de aparentemente não estarem unidas, não vejo trilhos entre esta plataforma em primeiro plano e a suposta plataforma ao fundo, que seria a quarta linha na qual debatemos há algum tempo.
Mais mistérios ...
:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 17:07

A resolução da foto realmente está muito ruim, mas dá para estimar alguma coisa.
Na foto superior, tem um cidadão esguio de bigode, portando chapéu e com uma bengala na mão andando na plataforma.
Pois é, traçem a partir da cabeça dele, de forma imaginária uma linha a 90º para cima em direção a plataforma da linha do centro.

A esquerda vemos mata atrás, o que significa que não há construção na plataforma. Vejo apenas alguns pilares.
Já a direita dessa imaginária projeção, vejo tudo opaco. Isso significa que a partir dali para a extrema direita é o galpão que era o prédio da estação.

Na época dessa foto, o prédio era o galpão de madeira e não o da foto que mandei.

A impressão que tive da foto foi que devido ao ângulo e à resolução não daria para ver esse 4º trilho.
O que eu vi, foi que a linha férrea está em um mini talude já acima da altura que é da plataforma da E.F.Norte.

Dá para estimar a altura da plataforma da linha do centro, pois os seus pilares perdem continuidade até o chão.

Essa pelo menos foi a impressão que tive. As pesquisas continuam vv

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 05 Mar 2012, 22:13

Pessoal, recebi uma enxurrada de mensagens com respostas e sugestões sobre o local mostrado pela foto. Mas infelizmente temos justificativas para desmentir todas (ou quase todas) elas. Vejam as sugestões:

1-EF do Norte, próximo a CCPL (o viaduto de Benfica não existia em 1930)
2-Pulverização, em Barra do Piraí (algo a se verificar, não conheço o local)
3-Coelho da Rocha, viaduto da Dutra (não existia em 1930)
4-Viaduto Ana Neri (não existia em 1930)
5-Mangueira (a hipótese mais provável ! O ângulo do maciço montanhoso ao fundo é revelador ! Mas cadê as curvas ? A linha teria que fazer uma curva ao se aproximar das linhas do Centro da EFCB)
6-Lucas (segunda opção mais provável, ou melhor a mais provável das menos prováveis ...)
:ttn:
Esse quebra-cabeças é dos bons, Adenilson !
Tô ficando maluco já ...

Mas estou começando a acreditar que pode ser na Mangueira mesmo ... e seria uma estação da EF do Norte ou até da EF Rio d'Ouro. Temos que ver as épocas e quilometragens das estações, ode ser Fructeiras também ... ih, muitas hipóteses.

Deixa eu voltar aos estudos (de faculdade) ... senão eu fico louco !

Depois eu volto.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 05 Mar 2012, 22:47

Temos mais uma pista !
O Anderson Novaes, de Nilópolis, me enviou a foto abaixo, com a seguinte mensagem (logo abaixo):
Viaduto entre Anchieta e Ricardo de Albuquerque.jpg
"Veja essa foto que fiz lá por volta de 2004-2006 que escaneei. Atualmente não mudou nada. Esse viaduto está entre Ricardo de Albuquerque e Anchieta. Se vê que nas pontas do viaduto (nessa foto e na preta e branca) tem uma barreira. Só que essa estação ao fundo atualmente não existe. Poderia ser Anchieta, mas está muito longe nos tempos de hoje. Na frente do fotógrafo, segue em sentido Ric. de Albuquerque/Deodoro e atrás do fotógrafo segue em sentido Anchieta/Japeri"

O que acham ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 05 Mar 2012, 23:08

O mesmo local, no Maps Google:
Desconhecida01.jpg
Até que a murada do viaduto e a serra ao fundo se parecem ... mas o ângulo do viaduto em relação às linhas é em 90 graus, diferente da foto antiga. Além disso, tem o lance da bitola ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 05 Mar 2012, 23:22

Outra sugestão:

"não creio que seja a ponte sobre a linha do centro entre ricardo de albuquerque e anchieta, pois pela foto antiga o viaduto não é perpendicular a linha com é exatamente no trecho da linha do centro...e outra, a bitola é metrica na foto de 1930 e não bitola larga! mas alguem me alertou pra um detalhe falando no ramal da central entre rio e sampa....pois há um viaduto antigo sobre o ramal da central, se não me engano entre a estação resende e floriano onde era digamos a antiga rio-sao paulo com angulo identico a da foto postada....pode ser, nao afirmo que esta foto seja no ramal de são paulo no trecho que acima citei..."
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 05 Mar 2012, 23:40

Outra hipótese, agora levantada pelo grande João Bosco Setti:

Amigos,

Aparentemente trata-se do trecho da antiga E. F. Leopoldina entre Penha Circular e Saracuruna, mais provavelmente ainda no território da cidade do Rio de Janeiro, até Vigário Geral, já que entre Barão de Mauá e Penha Circular a linha era quádrupla.
De qualquer forma, este viaduto deve ter sido demolido quando da implantação das duas linhas de bitola larga eletrificadas, devido à restrição de altura (observada em relação aos carros de madeira do trem) e de largura para acomodar o novo layout.
Quanto a Pulverização, conheço o local e posso descartar completamente a possibilidade, por vários motivos, a começar pela bitola que lá é e sempre foi larga.

Um abraço,

Setti


Tenho uma idéia: pesquisar em todas as vias paralelas à linha da EF Leopoldina-Linha do Norte dentro da cidade do Rio de Janeiro, no trecho mencionado. Nas plantas da SMU talvez apareça um viaduto antigo, desconhecido até então.
Infelizmente não poderei pesqusiar agora, o sono está me vencendo.
Mas amanhã talvez tenhamos novidades !
Abraços e boa noite para todos
-_-zzz
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 06 Mar 2012, 10:25

Bom dia pessoal,

Realmente fiquei impressionado com as fotos de Anchieta. Algumas coisas coincidiram como o desnível entre a ferrovia e a via de autos e a murada do viaduto.
Como eu já tinha dito, a murada do viaduto pode ter sido um conceito arquitetônico de viadutos construídos no mesmo período em diferentes lugares.
Interessente também ver o maciço do Sumaré na 1ª foto do Anderson (é pelo menos o que parece), porém bem mais longe.

Outra coisa que não bate é a questão das bitolas e a proximidade do viaduto (minha foto) com a estação em comparação à foto do Anderson.
A perpendicularidade do viaduto da foto do Anerson em comparação à diagonal da "minha foto" também é algo que diminui a possibilidade de ser lá.

O fato é que a primeira vez que "bati o olho" nessa foto, achei que fosse Amorim ou Bonsucesso, porém analisando a questão dos morros e principalmente o desnível entre rua e ferrovia, descartei ou minimizei essa possibilidade.

A princípio coloquei essa foto no tópico da E.F.Norte, pois tudo indica que seja sua linha, porém não descarto a opção da Melhoramentos, apesar da questão da bitola.

Quando o colega mencionou que a Leopoldina era quádrupla, tudo bem, mas não em 1930. Nessa época a Leopoldina era dupla e tenho quase certeza, a Melhoramentos também, entretanto a Melhoramentos era bitola larga. A bitola da Leopoldina somente foi alargada em meados dos anos 60.
Nas fotos aéreas de 1928 que vi, a Melhoramentos tinha 2 linhas apenas.

Vocês chegaram a ler a minha postagem sobre um viaduto primitivo em Mangueira?

É estranho a falta de curvas na foto se for nas imediações da Mangueira, apesar que ao fundo (depois da estação) na foto misteriosa, a ferrovia parece fazer uma curva para a esquerda.

Essa foto eu vi no MIS e retornarei lá nessa sexta a tarde para ver se encontro o outro lado da foto e/ou pedir essa de novo em resolução melhor para ler o que estava no dístico.

Outra notícia boa é que ontem estive no Arquivo Nacional, que dispõe de poucas fotos digitalizadas e agendam a visualização das fotos, então separei vários temas relacionados à ferrovias e retornarei lá sexta de manhã. Tomara que consiga algo interessante.

Aliás, lá tem muitos mapas sobre a Rio D'ouro, mas quis detalhar o meu foco de pesquisa nas fotos.

Abraços.

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”