E.F.Norte
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Norte
Pessoal,
Elucidando com fotos algo que já tinha sido esclarecido somente através de narrativa assim que voltei do Arquivo Nacional em relação a uma foto que postei na página 1 desse tópico e que deu "pano para manga" até a página 7, segue a foto do viaduto outrora misterioso e que agora sabe-se que é próximo a estação Carlos Chagas, chamada outrora de Amorim e futuramente (na época) de Manguinhos.
Abaixo segue a foto da estação propriamente dita que eu pensava ser de 1938, mas é de 1935.
Obs: Vi uma foto de 1941 da demolição desse viaduto para a inclusão de outra linha, mas não a trouxe.
Agora vejam uma foto postada pelo Melekh de 1908, sendo tão antiga que a linha era singela.
A foto faz referência a parada do Amorim até então, aparentemente um local sem edificação.
Repare a ponte sobre um rio. Seria a mesma uma versão mais rústica da ponte da foto 1 acima construída em concreto?
Se for, os trens paravam um pouco além da ponte do ponto de vista do fotógrafo (se for o sentido Benfica).
A data da ponte aparece gravada na foto 1, mas não dá para ver direito: Ou é 1916, 1918 ou ainda 1926.
Manguinhos Atualmente.
Elucidando com fotos algo que já tinha sido esclarecido somente através de narrativa assim que voltei do Arquivo Nacional em relação a uma foto que postei na página 1 desse tópico e que deu "pano para manga" até a página 7, segue a foto do viaduto outrora misterioso e que agora sabe-se que é próximo a estação Carlos Chagas, chamada outrora de Amorim e futuramente (na época) de Manguinhos.
Abaixo segue a foto da estação propriamente dita que eu pensava ser de 1938, mas é de 1935.
Obs: Vi uma foto de 1941 da demolição desse viaduto para a inclusão de outra linha, mas não a trouxe.
Agora vejam uma foto postada pelo Melekh de 1908, sendo tão antiga que a linha era singela.
A foto faz referência a parada do Amorim até então, aparentemente um local sem edificação.
Repare a ponte sobre um rio. Seria a mesma uma versão mais rústica da ponte da foto 1 acima construída em concreto?
Se for, os trens paravam um pouco além da ponte do ponto de vista do fotógrafo (se for o sentido Benfica).
A data da ponte aparece gravada na foto 1, mas não dá para ver direito: Ou é 1916, 1918 ou ainda 1926.
Manguinhos Atualmente.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: E.F.Norte
Complementando, mais fotos.
Cancela próxima a Estação Bom Sucesso do Rio,
Cedida por Rubinho.
Cancela próxima a Estação Bom Sucesso do Rio,
Cedida por Rubinho.
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 113
- Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41
Re: E.F.Norte
Cruzamento da EFL Leopoldina com a Av Itaoca. Onde está o fotógrafo, hoje é o início das Ruas Aguiar Moreira e Londres, do outro lado a Itaóca.
Desconfio que a última casa que aparece do lado esquerdo ainda está de pé descaracterizada por puxadinhos e atrás de muros, na Rua Uranos.
Link atual: http://goo.gl/maps/e6zY
Do outro lado da EFL, posição dos morros: http://goo.gl/maps/U68k
Casa: http://goo.gl/maps/wula
Desconfio que a última casa que aparece do lado esquerdo ainda está de pé descaracterizada por puxadinhos e atrás de muros, na Rua Uranos.
Link atual: http://goo.gl/maps/e6zY
Do outro lado da EFL, posição dos morros: http://goo.gl/maps/U68k
Casa: http://goo.gl/maps/wula
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Norte
Minha nossa !
Sabe que só agora que vi as fotos que o Adenilson postou !
Que show !
Sabe que só agora que vi as fotos que o Adenilson postou !
Que show !
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Norte
Encontrei !
Inédito, pelo menos para mim !
Um mapa mostrando a linha circular de Merity, atual Duque de Caxias !
Vejam abaixo:
Obs.: o acervo de mapas e plantas da Biblioteca Nacional foi atualizado ! Foi de um destes mapas adicionados recentemente lá que extraí essa informação da linha circular. O link para baixar o mapa completo em formato PDF é este abaixo (clique no nome pra abrir ou salvar o arquivo):
Brazilian Traction, Light and Power Company - Map of the city of Rio de Janeiro, showing public utilities operated by subsidiary companies
Inédito, pelo menos para mim !
Um mapa mostrando a linha circular de Merity, atual Duque de Caxias !
Vejam abaixo:
Obs.: o acervo de mapas e plantas da Biblioteca Nacional foi atualizado ! Foi de um destes mapas adicionados recentemente lá que extraí essa informação da linha circular. O link para baixar o mapa completo em formato PDF é este abaixo (clique no nome pra abrir ou salvar o arquivo):
Brazilian Traction, Light and Power Company - Map of the city of Rio de Janeiro, showing public utilities operated by subsidiary companies
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Norte
Pessoal, mais mistérios !
Eu me lembrava que havia visto algo sobre a existência de uma estação Pilar na EF do Norte.
Mas vejam abaixo uma tabela de horários e estações publicada no Almanak Adminstrativo, Mercantil e Industrial do RJ em 1892. Vejam as estações entre Gramacho (Sarapuhy) e Saracuruna (Rosário): Agora, vamos pensar em uma coisa: este trecho sofreu uma retificação em época ainda não determinada. Sendo assim, quem sabe se estas estações, que atualmente ficariam do leito da ferrovia, não existem hoje em dia ???
Temos que encontrar algo sobre esta retificação e o antigo leito. Acho que um mapa estrangeiro postado pelo Melekh no fórum da EFRdO mostra uma EF do Norte com traçado diferente.
E aguardem ... vem mais mistérios por aí. Só falta eu encontrar um documento que prove que uma casinha que vi na imagem aérea (anda não postada) da região de Brás de Pina e Cordovil, era uma estação ainda deconhecida.
Pode ser que não seja, mas quero encontrar o documento primeiro, e depois postarei a imagem com a constatação (ou não) da informação.
Eu me lembrava que havia visto algo sobre a existência de uma estação Pilar na EF do Norte.
Mas vejam abaixo uma tabela de horários e estações publicada no Almanak Adminstrativo, Mercantil e Industrial do RJ em 1892. Vejam as estações entre Gramacho (Sarapuhy) e Saracuruna (Rosário): Agora, vamos pensar em uma coisa: este trecho sofreu uma retificação em época ainda não determinada. Sendo assim, quem sabe se estas estações, que atualmente ficariam do leito da ferrovia, não existem hoje em dia ???
Temos que encontrar algo sobre esta retificação e o antigo leito. Acho que um mapa estrangeiro postado pelo Melekh no fórum da EFRdO mostra uma EF do Norte com traçado diferente.
E aguardem ... vem mais mistérios por aí. Só falta eu encontrar um documento que prove que uma casinha que vi na imagem aérea (anda não postada) da região de Brás de Pina e Cordovil, era uma estação ainda deconhecida.
Pode ser que não seja, mas quero encontrar o documento primeiro, e depois postarei a imagem com a constatação (ou não) da informação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Norte
Muito boas as constatações Dado!
Sobre a circular, tentei estimar o local hoje. Me parece que hoje no local que seria o carcado pela circular, há uma grande construção que parece um clube, com piscina e quadra de grama sintética.
O local seria o abaixo e passaria pela rua abaixo. Caso não, seria bem perto
De qualquer forma reparem que a ferrovia está ao fundo (vide passarela).
Sobre as estações, o que mais me chamou atenção foi a citação da Central e de São Francisco Xavier na mesma tabel de horários. .
Sobre a circular, tentei estimar o local hoje. Me parece que hoje no local que seria o carcado pela circular, há uma grande construção que parece um clube, com piscina e quadra de grama sintética.
O local seria o abaixo e passaria pela rua abaixo. Caso não, seria bem perto
De qualquer forma reparem que a ferrovia está ao fundo (vide passarela).
Sobre as estações, o que mais me chamou atenção foi a citação da Central e de São Francisco Xavier na mesma tabel de horários. .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Norte
Adenilson escreveu:Muito boas as constatações Dado!
Sobre a circular, tentei estimar o local hoje. Me parece que hoje no local que seria o carcado pela circular, há uma grande construção que parece um clube, com piscina e quadra de grama sintética.
O local seria o abaixo e passaria pela rua abaixo. Caso não, seria bem perto
De qualquer forma reparem que a ferrovia está ao fundo (vide passarela).
Sobre as estações, o que mais me chamou atenção foi a citação da Central e de São Francisco Xavier na mesma tabel de horários. .
No caso dos horários e estações, a Central é citada pois havia baldeação entre as duas ferrovias nesta época, quer dizer, não entre as ferrovias, mas o passageiro que quisesse sair da Central para embarcar na EF do Norte já contava com os horários para se orientar ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Norte
Boa descoberta essa da circular de Merity. De duas, uma. Antigamente eu ouvia falar que após Caxias a linha seguia outro trçado, bem mais à esquerda de quem vai pra Saracuruna, quase onde era ou é a Refinaria Duque de Caxias, ali onde os vagões tanques era carregados. Ou ; essa circular era bem apertada, ali onde no meu tempo tinha a feira de Caxias. (Qdo eu era pequeno, ia com meu pai passear em Caxias.Qdo o trem vinha de Cordovil,ao entrar na platforma na linha à esquerda, havia um desvio bem rente ao muro da rua onde ficava uma ou duas locos a vapor estacionada (locomotivas "Ramonas", bem curtas...)) pode ser (pelo que vi no mapa) que aquele rabicho era o começo da circular...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Norte
Pessoal, encontrei o documento que tanto procurava.
Mais tarde vou tentar e entrar aqui e postar ambos, a imagem aérea e o tal documento que pode (ou não) revelar uma estação desconhecida para nós até o momento ...
Aguardem ...
Mais tarde vou tentar e entrar aqui e postar ambos, a imagem aérea e o tal documento que pode (ou não) revelar uma estação desconhecida para nós até o momento ...
Aguardem ...