Linha do centro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Linha do centro
... melhoras ao sogro.
esse fórum é tão bom que já deixo de ver o orkut, o face pra concntrar mais nele... aqui as postagens são serias e as colaborações valem ouro...quanto à "metodologia cientifica" disse pois um colega do face, parece que ex maquinista chegou a comentar de uma circular em Magno (depois parece que ele se retraatou confundindo com a de D Clara ...), mas que tudo seja colocado, pra todos analisar e, das idéias, chegarmos a alguma ideia nova.. é o caso da circular;não posso afirmar que tenha existido, mas que indicios existem... cabe anós destrinchá-los...
abraços.
esse fórum é tão bom que já deixo de ver o orkut, o face pra concntrar mais nele... aqui as postagens são serias e as colaborações valem ouro...quanto à "metodologia cientifica" disse pois um colega do face, parece que ex maquinista chegou a comentar de uma circular em Magno (depois parece que ele se retraatou confundindo com a de D Clara ...), mas que tudo seja colocado, pra todos analisar e, das idéias, chegarmos a alguma ideia nova.. é o caso da circular;não posso afirmar que tenha existido, mas que indicios existem... cabe anós destrinchá-los...
abraços.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Linha do centro
gente , nos meus arquivos, Itinga era o nome de Eden.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Ok, Hugo. Fato já confirmado em relação a Itinga (Éden). O forista Michel Soares postou um anúncio publicado no jornal "O Correio da Lavoura" (ou "Correio da Manhã", não me lembro agora) falando sobre esta estação Itinga. Pesquisei na internet e encontrei exatamente o que você falou: Itinga é Éden.
Sobre a circular de Magno, também li sobre isso. Eu sabia que nunca teve uma ligação entre a Auxiliar e a EFCB naquele ponto, mas olhando dá a impressão de que seria simples e ficamos imaginando que algo a mais poderia ter existido ali. Quando eu era criança e adolescente, vendo mapas e guias de ruas, imaginava isso exatamente.
Às vezes fala-se umas besteiras nas redes sociais, me lembro de outro caso agora: de que a Estrada de Madureira foi uma via ferroviária antigamente ... não ! Nada a ver ...
Sobre a circular de Magno, também li sobre isso. Eu sabia que nunca teve uma ligação entre a Auxiliar e a EFCB naquele ponto, mas olhando dá a impressão de que seria simples e ficamos imaginando que algo a mais poderia ter existido ali. Quando eu era criança e adolescente, vendo mapas e guias de ruas, imaginava isso exatamente.
Às vezes fala-se umas besteiras nas redes sociais, me lembro de outro caso agora: de que a Estrada de Madureira foi uma via ferroviária antigamente ... não ! Nada a ver ...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Mas será que não existiu esta circular em D.Pedro II, mesmo vendo tantos indícios em fotografias antigas ?
A não ser ... claro ! Será que a linha do canto, que parece uma circular, não era ? Será que era apenas uma linha curva, mas sem fechar a "pêra" do outro lado ? Se fosse assim, faria sentido realmente pois os passageiros das platafortmas internas teriam onde desembarcar, se a "circular" não completasse a volta toda (e era o que parecia, pois o ângulo é muito fechado no final desta, antes de eu perceber que o ângulo fechado na verdade acabava dentro (que coisa estranha) do prédio anexo.
Tenho que desenhar a linha baseada nas fotos para vocês me entenderem melhor.
A não ser ... claro ! Será que a linha do canto, que parece uma circular, não era ? Será que era apenas uma linha curva, mas sem fechar a "pêra" do outro lado ? Se fosse assim, faria sentido realmente pois os passageiros das platafortmas internas teriam onde desembarcar, se a "circular" não completasse a volta toda (e era o que parecia, pois o ângulo é muito fechado no final desta, antes de eu perceber que o ângulo fechado na verdade acabava dentro (que coisa estranha) do prédio anexo.
Tenho que desenhar a linha baseada nas fotos para vocês me entenderem melhor.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Linha do centro
Dado. Estimo sucesso no procedimento cirúrgico do seu sogro.
Em relação a Gare, não consigo ver como no meio de todas aquelas construções poderia haver uma linha circular. Conseguiria até visualizar um triângulo de reversão pela Rua América talvez.
Dado. Aproveitando o fato que vc vai tirar férias, você poderá dar uma olhada na aerofotografia de 1928, que com certeza, abrange a área do centro.
Como alguma coisa dos anos 30 foi citada e 1928 está muito próximo, quem sabe não poderemos visualizar algo?
Abraço a todos.
Em relação a Gare, não consigo ver como no meio de todas aquelas construções poderia haver uma linha circular. Conseguiria até visualizar um triângulo de reversão pela Rua América talvez.
Dado. Aproveitando o fato que vc vai tirar férias, você poderá dar uma olhada na aerofotografia de 1928, que com certeza, abrange a área do centro.
Como alguma coisa dos anos 30 foi citada e 1928 está muito próximo, quem sabe não poderemos visualizar algo?
Abraço a todos.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Vamos criar um tópico específico sobre a estação D.Pedro II e debatermos sobre ela lá ? Vai dar muito "pano pra manga", temos bastante material e assunto a discutir.
O que acham ?
E aqui continuamos debatendo sobre um ou outro assunto referente à linha do Centro em geral.
Aliás, vou falar sobre uma das dúvidas que tenho já há tempos e que acredito que alguém aqui poderá desvendar. Antes uma "pequena história" ... vamos lá:
Quando eu era criança e adolescente, até a década de 1990 mais ou menos, eu costumava ir muito, quase todo final de semana, visitar minha avó e parentes maternos, que moravam e moram ainda (minha avó faleceu em 1991) em Seropédica, na época ainda distrito de Itaguaí, no bairro Jardim Maracanã, dois quilômetros a pé a partir da Rodovia Presidente Dutra.
Pois bem, naquela época, não existia condução direto do Rio de Janeiro para aquela região. Tínhamos duas opções: ir até a Central e pegar um ônibus da Real Rio para Seropédica ou Universidade Rural, e no km 42 da antiga Rio-São Paulo embarcar em outro ônibus da linha Itaguaí x Jardim Maracanã (detalhe: esta linha só tinha 3 horários diários, de segunda a sexta-feira ! Às 6:00, 12:00 e 16:00, sendo que se chovesse o ônibus não entrava no bairro ! ! !) e aí descer na rua da minha avó (sem trocadilho, depois que minha avó faleceu a rua recebeu o nome dela ! ! !).
A outra opção de condução era pela rodovia presdiente Dutra, ou embarcando em um ônibus da empresa Pedro Antônio (ainda existe ?!) na Rodoviária Novo Rio em direção à Vassouras e descer na dutra, andando os 2kms até chegar na casa; ou ainda embarcar em um ônibus da Evanil na Central, descer em Nova Iguaçu e de lá pegar outro ônibus rumo a Paracambi (empresa São Francisco), descendo no meio do caminho e andando a pé os 2kms.
Me lembro que da primeira vez que fui sozinho, tinha 13 anos e fiz esta última opção. Desci já de noite na Dutra e andei os 2kms no escuro, pois se eu não me engano eram apenas 3 postes de luz até chegar lá ! Brejo pra tudo quanto é lado, barulho de sapos e rãs, grilos ... até que um boi se movimentou dentro daquele matagal e eu saí correndo, quase que eu passo direto da casa da minha avó de tanto que eu corri !
Então, em Nova Iguaçu, ao lado do terminal rodoviário da Coderte, embaixo do viaduto Padre João Much sempre vi trilhos, paralelos ao viaduto. Aparentemente eles saíam de determinado trecho da linha do centro, mas não me lembro exatamente se havia alguma rebarba no muro da ferrovia, indicando algo, mas o que sei é que aquilo sempre me intrigou. Eram trilhos saindo da linha do Centro e seguindo em direção a onde hoje fica o Restaurante Popular de Nova Iguaçu e alguns depósitos próximos.
Mais tarde, com a colocação de ônibus direto Central x Japeri e Central x Paracambi, além de mais horários dos ônibus Seropédica x Jardim Maracanã passei a ir muito pouico em Nova Iguaçu, e nem me lembrava mais desse trilhos (em 2003/2004, fui à cidade mas não vi mais nada, tudo foi coberto de asfalto, o que me fez mesmo esquecer disso) até que ...
Em 2010, adicionei o Anderson Novaes (morador de Nilópolis, codinome "Imagens Ferroviárias", mais tarde "Expedições Ferroviárias") no Orkut. E ... surpresa ! Ele fez um álbum de imagens dedicado a este ramal, que ele denomina "Ramal das Laranjas", pois segundo ele, era uma linha que ligava a linha do Centro da EFCB aos depósitos e armazéns onde guardava-se as laranjas cultivadas e colhidas na cidade, nos "cítricos tempos". E aí veio tudo na minha cabeça de novo, que nem me lembrava mais ! Eu vi este ramal ! ! !
Abaixo seguem algumas fotos deste álbum, com os comentários do Anderson:
Os trilhos seguiam para esse galpão. Certamente no passado era usado para abastecer os vagões com laranjas
O mesmo galpão
O interior do galpão. Será que esse elevado seria uma plataforma ?
Após o galpão, a linha provavelmente passava por aqui ( Via Light)
Abaixo fiz um pequeno esboço do que me lembro, tenho uma vaga lembrança da disposição das linhas, e não me lembro se ela seguia além do galpão. Só me lembro exatamente que o ônibus, para entrar na rodoviária de Nova Iguaçu, passava sobre os trilhos de duas linhas pelo menos, isso eu tenho certeza.
E então, que ramal era esse ? Qual a sua real função ? Porque ele foi extinto ? Para onde ele seguia ? Era particular ou da própria EFCB ? Existiam oficinas ali ? Ou apenas depósitos mesmo ?
Aguardo respostas para mais este mistério ...
E aguardem mais mistérios, pois estas idas e vindas a Seropédica me renderam várias memórias ferroviárias, mesmo não andando de trem tanto quanto gostaria ... a próxima dúvida tem data: é de 10 de agosto de 1986, mas esta falarei mais oportunamente.
O que acham ?
E aqui continuamos debatendo sobre um ou outro assunto referente à linha do Centro em geral.
Aliás, vou falar sobre uma das dúvidas que tenho já há tempos e que acredito que alguém aqui poderá desvendar. Antes uma "pequena história" ... vamos lá:
Quando eu era criança e adolescente, até a década de 1990 mais ou menos, eu costumava ir muito, quase todo final de semana, visitar minha avó e parentes maternos, que moravam e moram ainda (minha avó faleceu em 1991) em Seropédica, na época ainda distrito de Itaguaí, no bairro Jardim Maracanã, dois quilômetros a pé a partir da Rodovia Presidente Dutra.
Pois bem, naquela época, não existia condução direto do Rio de Janeiro para aquela região. Tínhamos duas opções: ir até a Central e pegar um ônibus da Real Rio para Seropédica ou Universidade Rural, e no km 42 da antiga Rio-São Paulo embarcar em outro ônibus da linha Itaguaí x Jardim Maracanã (detalhe: esta linha só tinha 3 horários diários, de segunda a sexta-feira ! Às 6:00, 12:00 e 16:00, sendo que se chovesse o ônibus não entrava no bairro ! ! !) e aí descer na rua da minha avó (sem trocadilho, depois que minha avó faleceu a rua recebeu o nome dela ! ! !).
A outra opção de condução era pela rodovia presdiente Dutra, ou embarcando em um ônibus da empresa Pedro Antônio (ainda existe ?!) na Rodoviária Novo Rio em direção à Vassouras e descer na dutra, andando os 2kms até chegar na casa; ou ainda embarcar em um ônibus da Evanil na Central, descer em Nova Iguaçu e de lá pegar outro ônibus rumo a Paracambi (empresa São Francisco), descendo no meio do caminho e andando a pé os 2kms.
Me lembro que da primeira vez que fui sozinho, tinha 13 anos e fiz esta última opção. Desci já de noite na Dutra e andei os 2kms no escuro, pois se eu não me engano eram apenas 3 postes de luz até chegar lá ! Brejo pra tudo quanto é lado, barulho de sapos e rãs, grilos ... até que um boi se movimentou dentro daquele matagal e eu saí correndo, quase que eu passo direto da casa da minha avó de tanto que eu corri !
Então, em Nova Iguaçu, ao lado do terminal rodoviário da Coderte, embaixo do viaduto Padre João Much sempre vi trilhos, paralelos ao viaduto. Aparentemente eles saíam de determinado trecho da linha do centro, mas não me lembro exatamente se havia alguma rebarba no muro da ferrovia, indicando algo, mas o que sei é que aquilo sempre me intrigou. Eram trilhos saindo da linha do Centro e seguindo em direção a onde hoje fica o Restaurante Popular de Nova Iguaçu e alguns depósitos próximos.
Mais tarde, com a colocação de ônibus direto Central x Japeri e Central x Paracambi, além de mais horários dos ônibus Seropédica x Jardim Maracanã passei a ir muito pouico em Nova Iguaçu, e nem me lembrava mais desse trilhos (em 2003/2004, fui à cidade mas não vi mais nada, tudo foi coberto de asfalto, o que me fez mesmo esquecer disso) até que ...
Em 2010, adicionei o Anderson Novaes (morador de Nilópolis, codinome "Imagens Ferroviárias", mais tarde "Expedições Ferroviárias") no Orkut. E ... surpresa ! Ele fez um álbum de imagens dedicado a este ramal, que ele denomina "Ramal das Laranjas", pois segundo ele, era uma linha que ligava a linha do Centro da EFCB aos depósitos e armazéns onde guardava-se as laranjas cultivadas e colhidas na cidade, nos "cítricos tempos". E aí veio tudo na minha cabeça de novo, que nem me lembrava mais ! Eu vi este ramal ! ! !
Abaixo seguem algumas fotos deste álbum, com os comentários do Anderson:
Os trilhos seguiam para esse galpão. Certamente no passado era usado para abastecer os vagões com laranjas
O mesmo galpão
O interior do galpão. Será que esse elevado seria uma plataforma ?
Após o galpão, a linha provavelmente passava por aqui ( Via Light)
Abaixo fiz um pequeno esboço do que me lembro, tenho uma vaga lembrança da disposição das linhas, e não me lembro se ela seguia além do galpão. Só me lembro exatamente que o ônibus, para entrar na rodoviária de Nova Iguaçu, passava sobre os trilhos de duas linhas pelo menos, isso eu tenho certeza.
E então, que ramal era esse ? Qual a sua real função ? Porque ele foi extinto ? Para onde ele seguia ? Era particular ou da própria EFCB ? Existiam oficinas ali ? Ou apenas depósitos mesmo ?
Aguardo respostas para mais este mistério ...
E aguardem mais mistérios, pois estas idas e vindas a Seropédica me renderam várias memórias ferroviárias, mesmo não andando de trem tanto quanto gostaria ... a próxima dúvida tem data: é de 10 de agosto de 1986, mas esta falarei mais oportunamente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Encontrei este link, interessante ! E vejam os comentários logo abaixo da foto !
http://www.panoramio.com/photo/9991112
http://www.panoramio.com/photo/9991112
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 13
- Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20
Re: Linha do centro
Dado,
nunca imaginei que passava linha para esse galpão.
estive olhando no google earth, e nas fotos de satélite de 2004 dá para notar que tudo ali era uma terreno com mato e escombros. e que depois cimentaram tudo.
mandei uma mensagem para um amigo morador de nova iguaçu que estuda a fundo a cidade dele.espero que ele tenha alguma informação sobre.
nunca imaginei que passava linha para esse galpão.
estive olhando no google earth, e nas fotos de satélite de 2004 dá para notar que tudo ali era uma terreno com mato e escombros. e que depois cimentaram tudo.
mandei uma mensagem para um amigo morador de nova iguaçu que estuda a fundo a cidade dele.espero que ele tenha alguma informação sobre.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 13
- Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20
Re: Linha do centro
Dado,
nunca imaginei que passava linha para esse galpão.
estive olhando no google earth, e nas fotos de satélite de 2004 dá para notar que tudo ali era uma terreno com mato e escombros. e que depois cimentaram tudo.
mandei uma mensagem para um amigo morador de nova iguaçu que estuda a fundo a cidade dele.espero que ele tenha alguma informação sobre.
nunca imaginei que passava linha para esse galpão.
estive olhando no google earth, e nas fotos de satélite de 2004 dá para notar que tudo ali era uma terreno com mato e escombros. e que depois cimentaram tudo.
mandei uma mensagem para um amigo morador de nova iguaçu que estuda a fundo a cidade dele.espero que ele tenha alguma informação sobre.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Linha do centro
Bem, então deixa-me acrescentar mais algo: morava em Anchieta e andei por N Iguaçu desde 1960... Trabalhei no Banco do Brasil de N iguaçu e frente a ele era a rodoviaria velha. Depois fizeram a nova... Debaixo do viaduto proximo a nova rodoviária havia nos terrenos da Central, um construção que lembrava uma estação. Eu acho, não posso afirmar que via esses trilhos , essa linha saindo... agora, o que vcs me cutucaram é que , escritos antigos , vi várias vezes, costumavam relatar uma ligação ferroviária de B Roxo a N Iguaçu... Vcs já viram algo sobre isso? Andei várias vezes, por 1966, 67 ...68... na baixada, a estrada era de terra entre N Iguaçu e B Roxo...Era tudo nivelada... mas depois disso, já pesquisando como adulto, nãi via mais nada sobre isso...Deixo no ar.