Alô, pessoal !
Meus últimos dias foram os mais conturbados do ano, até agora, com direito a massacre de atendimentos no serviço, prova de faculdade, minha esposa sendo internada por problemas respiratórios (e fugindo do hospital 10 horas depois de internada, a menina é danada mesmo !) e com prova de concurso público em Macaé neste domingo, às 9:00. Com o problema da minha esposa, não fui a Macaé às 16:01 de hoje, horário de partida da rodoviária, deixando para ir na próxima madrugada. A prova foi a que eu fiz em fevereiro, e que foi cancelada. A revanche é amanhã ! Mas eu não poderia deixar de viajar sem passar aqui, estou com várias (muitas !) coisas para falar, que estão me enchendo a cabeça !
Vamos lá:
Em relação ao viaduto da foto de 1930 postada pelo Adenilson, tudo falado é "apenas" uma grande coincidência a comparação com o viaduto do ramal do Arará, ou com o de Benfica. A foto antiga mostra de fato o viaduto que existia no início da Rua Uranos, pertinho da estação Amorim, acho que não tem mais o que se discutir. Para reforçar, abaixo segue uma planta da SMU mostrando este viaduto:
SMU PAA 6633 - Rua Sizenando Nabuco.png
E abaixo, imagens atuais da região. Primeiro, mostrando do outro lado da linha (e do tapume) um barranco, uma escarpa rochosa sob os barracos de uma comunidade. Acredito que exatamente neste ponto era onde ficava o viaduto. A foto é no sentido Duque de Caxias.
EF do Norte - Altura da R.Sizenando Nabuco.png
E abaixo, a mesma região, voltada para o Maciço do Sumaré. Vejam que o relevo se assemelha ao da foto antiga.
EF do Norte - Altura da R.Sizenando Nabuco 2.png
Reparem o seguinte: a planta da SMU é de 1955. A foto antiga é de 1930. Não me lembro quando a linha da EF do Norte foi eletrificada, mas acho que foi na década de 1950 (estou sem material - livros - para pesquisar aqui agora). Então a informação confere: a planta da SMU deve ter sido desenhada pouco antes das obras de alargamento e eletrificação da linha da EF Leopoldina, visto que o viaduto possuía pouca altura para passar os trens elétricos.
A única coisa que estou achando estranho,é que a foto antiga mostra o maciço do Sumaré e a estação Amorim, mas hoje em dia, a estação Manguinhos ficaria após o viaduto,e não antes, entre o maciço e o viaduto na foto. Talvez a estação nova nao fique onde ficava a antiga, até pelo fato da demolição do viaduto, deve ter sido reconstruída e modernizada em outra posição.
Em relação aos vagonetes passando sobre o viaduto, fica o mistério. Deve ser para alguma grande obra próxima. Eu encontrei a informação de que, na construção do Instituto Oswaldo Cruz, a base do porão do castelo em estilo Mourisco foi construída em Granito, vindo diretamente da
Pedreira de Manguinhos ! O Instituto foi construído em 1900, muito antes da foto antiga do viaduto. Mas acredito muito que os vagonetes estivessem transportando pedras desta pedreira para algum lugar, passando sobre este viaduto. Infelizmente ainda não encontrei a localização desta antiga pedreira. Talvez em mapas antigos figure essa informação.
Link falando sobre a construção do Instituto Oswaldo Cruz:
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sy ... 81&sid=194
Agora falando sobre a região de Benfica e sua misteriosa parada. Vi informações falando que a EF Rio d'Ouro também tinha paradas nesta estação ! Mas como ? Será que ela vinha pela Av.Suburbana e parava na altura daquela trilha no meio do terreno, e que atravessa a EF do Norte ? Talvez seja este o motivo da existência daquela trilha ...
Outra coisa: sobre a aerofotogrametria da região de 1930, ela deve ter sido feita a partir de um balão ! Outra coisa: eu fiquei muito intrigado quando fiz a superposição da imagem aérea com a imagem de satélite do Google Earth e o software sugeriu que a altitude em que a foto foi feita seria de quinhentos e poucos metros. Achei uma área muito grande fotografada para ter sido feita a pouco mais de 500 metros, então comecei a entender: a foto por inteiro postada pelo Adenilson deve ser uma montagem de várias imagens menores ! ! ! Isso explicaria a quantidade de "comboios" circulando pela Av.Suburbana. Eu destaquei a foto postada abaixo, vejam:
Benfica e arredores.png
No centro da imagem, há um comboio aparentemente com 3 partes (no.1). E do lado direito aparentemente há dois comboios circulando lado a lado (no.2). Acredito que, no intervalo entre uma foto e outra, um desses comboios se deslocou e "saiu na foto" de novo, do lado direito, cruzando com outro comboio.
O que constatei é que com certeza esse "comboio" é mesmo um bonde. Encontrei esta informação durante pesquisas:
1919
A Rio de Janeiro Tramways, Light and Power, assina contrato com a Prefeitura para construção de novo ramal entre o Largo de Bemfica, em São Cristovão e o arraial de Bom sucesso. Percorrendo a avenida Suburbana, atravessando a linha da Leopoldina Railway, seguindo até a Praça Vieira Fazenda, entrando na estrada da Penha e seguindo até o arraial mencionado (...)
Link:
http://pt.scribd.com/doc/37053882/rio-bonde-1891-1930
Então, muito que provavelmente, os elementos mostrados circulando pela Av.Suburbana devem ser bondes, com 3 carros, o que eu acho pouco comum, a não ser que seja efeito da aerofotogrametria, feitas aos poucos, e que poderia "multiplicar" os carros, mas acho pouco provável. Não digo que não existisse bondes de três carros, é que nunca vi ... muito provavelmente devem ser bondes que aparecem na foto aérea.
Agora vamos raciocinar o seguinte: como uma avenida com aparentemente duas faixas de largura, no máximo, pode comportar uma linha de bonde e outra ferroviária, no caso a EF Rio d'Ouro ? E como esta avenida poderia comportar DUAS linhas de bonde (o que aparenta ser, pela imagem mostrando dois "comboios" se encontrando) e ainda uma linha ferroviária ? Além disso, ainda teria o tráfego dos veículos !
Então o que estou começando a acreditar é que, nos mapas antigos, as linhas desenhadas junto à Av.Suburbana, não seriam da EF Rio d'Ouro, e sim, de bonde ! ! !
Isso reforça minha suspeita de que neste trecho a EF Rio d'Ouro passasse pela Rua Araruá, que na época aparentemente nao existia, tendo sido aproveitado o leito desativado da ferrovia para a implementação da rua. Por algum motivo, todos estes mapas teriam um erro, ou de interpretação, ou de produção mesmo, indicando trilhos de bonde como trilhos de ferrovia.
É algo megalomaníaco, mas estou discordando de todos os mapas e registros que conhecemos, que apontam a EF Rio d'Ouro passando junto a (ou pela) Av.Suburbana. Notem que onde sabemos com certeza que a ferrovia passava junto à avenida, é naquela pracinha após o local da Estação Praia Pequena, e que ainda possui os trilhos até hoje. Reparem que a linha de bondes não passava por ali, pois já havia entrado na Av.dos Democráticos (antiga Estrada da Penha).
Outra coisa: para a Rio de Janeiro traways, Light and power construir e implementar uma linha de bondes pela Av.Suburbana em 1919, não poderia ter uma linha ferroviária ali ! ! ! Não tinha espaço na avenida ! E a EF Rio d'Ouro só teve seu tráfego vindo do Caju erradicado em 1928, visto que em 1923 operários de fábricas no Caju ainda pediam o aumento de trens atendendo à região, em um relatório ministerial deste ano. Isso não parece evidente, a linha da EF Rio d'Ouro seguir por fora da Av.Suburbana neste trecho, apesar de discordante de todas as informações e registros que conhecemos ?
A incógnita em tudo isso, é que, se for verdade o que eu disse, porque os mapas e plantas antigos mosram trilhos no meio da Av.Suburbana se não fosse mesmo da EFRdO, visto que os bondes só chegariam (isso se chegaram) a circular em 1919 ?
O que acham disso tudo ?
E ainda não acabei ! Isso já tá virando um dossiê ... vejam a quantidade de informações que eu precisava escrever aqui, deve ser meu maior post ! Realmente eu estava ficando sufocado com isso ... hehehehehe
Bem, continuando, quero falar sobre a foto aérea do viaduto de Benfica. Vou explicar porque acredito que a estrutura mostrada na foto e que parece uma estação, pode ser um vagão. Vejam a foto abaixo, postada anteriormente, sem minha edição:
benfica_viaduto[1].jpg
Agora reparem: próximo a estrutura que pensamos ser uma estação, há na verdade uma mancha. Corram com os olhos pela linha, da esquerda pra direita. Vejam que próximo a esta estrutura, a linha é de coloração mais escura, tornando escura daí em diante. Isso está confundindo nosso olhos, pois parece ser algo diferente do leito, nos levando a enxergar uma estrutura ali.
E em relação à própria estação, com o telhado em "V" invertido e tudo ? Vejam a montagem que fiz abaixo:
benfica_viaduto[2].jpg
Agora, em destaque (zoom):
benfica_viaduto[3].jpg
Não se parece com um vagão gôndola ? Vejam a imagem sem edição, ampliada:
benfica_viaduto[4].jpg
E abaixo uma imagem de um vagão gôndola:
O que acham ?
Um bom final de semana a todos !
Amanhã espero estar com fotos fresquinhas do VLT de Macaé, que pretendo postar aqui no forum também ! Aguardem ...