Ligação São Bento - Ambaí
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Ligação São Bento - Ambaí
A Ligação ferroviária São Bento-Ambaí foi construída para ser utilizada pela EF Leopoldina, em 1968.
Com a erradicação do trecho da Serra de Petrópolis em 1964, que era utilizada pela EF Leopoldina para seguir com seus trens para o interior, Três Rios e cidades de Minas Gerais; a EF Leopoldina passou a utilizar o trecho da EF Rio d'Ouro entre as estações de Del Castilho e Pavuna para trafegar com seus trens. Manobras eram complicadas em determinados trechos, o que dificultavam e tornavam as viagens demoradíssimas, chegando a durar metade do tempo de viagem só no trecho dentro do município do Rio de Janeiro !
Isso mudou com a inauguração da Ligação Ferroviária São Bento-Ambaí, em 1968. Antes disso, os trens saíam de Barão de Mauá, entrava na linha da Linha Auxiliar em Triagem e depois trocava de linha, indo para a da EF Rio d'Ouro em Del Castilho (Liberdade). Pela linha da EFRdO seguia até Pavuna, entrando na Linha Circular da Pavuna e seguindo pela Linha Auxiliar até Japeri, de onde iniciava a subida da serra. Depois da inauguração da ligação São Bento-Ambaí, que poderia se tornar o arco ferroviário metropolitano do Rio de Janeiro, os trens da EF Leopoldina seguiam pela linha própria da EF do Norte e entravam em São Bento na nova ligação, seguindo por esta até Ambaí, na Linha Auxiliar.
A ligação funcionou por poucos anos, devido a desabamentos de taludes e erosão do leito. Em 1988 foi teve o tráfego interrompido e foi totalmente depredado e invadido, tendo o leito sido transformado em ruas pavimentadas em Duque de Caxias,e não pavimentadas na região dentro do município de Belford Roxo.
Criei este tópico para postarmos informações, notícias, dúvidas e imagens sobre esta ligação ferroviária, que pode ser reativada (quem diria) através do gigantesco projeto do empresário Eike Batista, que pretende ligar ferroviariamente o Porto de Açu em São João da Barra à Ambaí, para escoar diversos produtos e matérias primas.
Com a erradicação do trecho da Serra de Petrópolis em 1964, que era utilizada pela EF Leopoldina para seguir com seus trens para o interior, Três Rios e cidades de Minas Gerais; a EF Leopoldina passou a utilizar o trecho da EF Rio d'Ouro entre as estações de Del Castilho e Pavuna para trafegar com seus trens. Manobras eram complicadas em determinados trechos, o que dificultavam e tornavam as viagens demoradíssimas, chegando a durar metade do tempo de viagem só no trecho dentro do município do Rio de Janeiro !
Isso mudou com a inauguração da Ligação Ferroviária São Bento-Ambaí, em 1968. Antes disso, os trens saíam de Barão de Mauá, entrava na linha da Linha Auxiliar em Triagem e depois trocava de linha, indo para a da EF Rio d'Ouro em Del Castilho (Liberdade). Pela linha da EFRdO seguia até Pavuna, entrando na Linha Circular da Pavuna e seguindo pela Linha Auxiliar até Japeri, de onde iniciava a subida da serra. Depois da inauguração da ligação São Bento-Ambaí, que poderia se tornar o arco ferroviário metropolitano do Rio de Janeiro, os trens da EF Leopoldina seguiam pela linha própria da EF do Norte e entravam em São Bento na nova ligação, seguindo por esta até Ambaí, na Linha Auxiliar.
A ligação funcionou por poucos anos, devido a desabamentos de taludes e erosão do leito. Em 1988 foi teve o tráfego interrompido e foi totalmente depredado e invadido, tendo o leito sido transformado em ruas pavimentadas em Duque de Caxias,e não pavimentadas na região dentro do município de Belford Roxo.
Criei este tópico para postarmos informações, notícias, dúvidas e imagens sobre esta ligação ferroviária, que pode ser reativada (quem diria) através do gigantesco projeto do empresário Eike Batista, que pretende ligar ferroviariamente o Porto de Açu em São João da Barra à Ambaí, para escoar diversos produtos e matérias primas.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Pra começar, um vídeo gravado por mim em 2008 do cruzamento da antiga ligaçao São Bento-Ambaí com a Av.Presidente Kennedy. Do lado de lá é Belford Roxo (trecho não pavimentado), e do lado de cá Duque de Caxias, com a rua Beira Linha já pavimentada.
Foto de João Bosco Setti, mostrando a pequena estação de São Bento, à esquerda, onde existiu um triângulo. Ao fundo pode-se ver a antiga ponte de treliça sobre o Rio Iguaçu, removida mais tarde e substituída por uma ponte de concreto. A foto foi postada no site "Estações Ferroviárias", mas está indicada como feita no sentido Gramacho, e na verdade é no sentido contrário !
Esquema de linhas próximo ao inicio da ligação São Bento-Ambaí. Publicado no livro de Hélio Suêvo Rodrigues "A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro".
Guia de Ruas, mostrando o triângulo ferroviário e a ligação São Bento-Ambaí, seguindo para a esquerda na imagem. Na verdade, na época da planta, a ligação já havia sido erradicada. Montagem gráfica: Anderson Novaes
Foto de João Bosco Setti, mostrando a pequena estação de São Bento, à esquerda, onde existiu um triângulo. Ao fundo pode-se ver a antiga ponte de treliça sobre o Rio Iguaçu, removida mais tarde e substituída por uma ponte de concreto. A foto foi postada no site "Estações Ferroviárias", mas está indicada como feita no sentido Gramacho, e na verdade é no sentido contrário !
Esquema de linhas próximo ao inicio da ligação São Bento-Ambaí. Publicado no livro de Hélio Suêvo Rodrigues "A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro".
Guia de Ruas, mostrando o triângulo ferroviário e a ligação São Bento-Ambaí, seguindo para a esquerda na imagem. Na verdade, na época da planta, a ligação já havia sido erradicada. Montagem gráfica: Anderson Novaes
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Agora, minha dúvida.
Acredito na vasta experiência e conhecimento dos veneráveis membros do fórum para me esclarecer isso, pois postei estas imagens no Orkut em 2010, e nada foi esclarecido.
Vamos lá ... será que existiu uma estação da ligação ferroviária São Bento-Ambaí em Miguel Couto ?
Esta minha dúvida se baseia no seguinte. Vejam abaixo: Tenho um Guia Rex de 1994, que mostra em Miguel Couto um desenho e uma indicação de estação ferroviária ! Será que existiu uma estação ali ? Vejam as imagens de satélite abaixo: Regiao de Miguel Couto. Vejam o antigo leito erradicado da ligação São Bento-Ambaí, e um sugestivo espaço que poderia ser o local de uma estação, onde está escrito "Av.Beira Linha".
O mesmo local, sem as marcações de ruas.
E agora ? Alguém poderia me dizer algo sobre isso ? Estou intrigado com isso há mais de dois anos !
Acredito na vasta experiência e conhecimento dos veneráveis membros do fórum para me esclarecer isso, pois postei estas imagens no Orkut em 2010, e nada foi esclarecido.
Vamos lá ... será que existiu uma estação da ligação ferroviária São Bento-Ambaí em Miguel Couto ?
Esta minha dúvida se baseia no seguinte. Vejam abaixo: Tenho um Guia Rex de 1994, que mostra em Miguel Couto um desenho e uma indicação de estação ferroviária ! Será que existiu uma estação ali ? Vejam as imagens de satélite abaixo: Regiao de Miguel Couto. Vejam o antigo leito erradicado da ligação São Bento-Ambaí, e um sugestivo espaço que poderia ser o local de uma estação, onde está escrito "Av.Beira Linha".
O mesmo local, sem as marcações de ruas.
E agora ? Alguém poderia me dizer algo sobre isso ? Estou intrigado com isso há mais de dois anos !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Dado, o que nós sabemos é que a ligação não foi feita para trens de passageiros. Assim como s RdO inicialmente não teve como prioridade o transporte de passageiros. Mas pode ser que tenha surgido essa idéia e a mesma não foi pra frente. Estou no celular e não consigo ver detalhes nas imagens. De noite comento mais.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Não foi criada para o transporte de passageiros de subúrbio, mas para os trens de passageiros do interior.
Sendo assim, realmente faz sentido o que você falou: para quê uma estação de passageiros em Miguel Couto ?
Se eu não me engano, no Orkut, alguém falou que já havia passado pelas proximidades e moradores teriam dito que existiu uma estação ali sim, não sei se para abastecimento, sinalização ou algo semelhante. Vou vasculhar o tópico no Orkut e tentar encontrar algo sobre isso.
Sendo assim, realmente faz sentido o que você falou: para quê uma estação de passageiros em Miguel Couto ?
Se eu não me engano, no Orkut, alguém falou que já havia passado pelas proximidades e moradores teriam dito que existiu uma estação ali sim, não sei se para abastecimento, sinalização ou algo semelhante. Vou vasculhar o tópico no Orkut e tentar encontrar algo sobre isso.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Verdade, Dado. Eu tinha esquecido dos trens de longo percurso. Mas mesmo assim, porque Miguel Couto?
Mais um mistério...
Mais um mistério...
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Ligação São Bento - Ambaí
alô, amigos... deixa eu fazer uma pergunta. Miguel Couto a que vcs se referem é a original da R Douro ou a da ligação S Bento -Ambaí.? Qdo a gente ia de trem de caxias a Miguel pereira, ou B Mauá a Tres Rios (este era o percurso inteiro final, qdo o trem já tava pra destivar)., mas então o trem ia entrava na linha pra Ambaí... e ao chegar onde era o antigo leito da Rio Douro, havia uma paradinha improvisada, talvez com telegrafo, para pedir licença pra entrar na linha de "minério" vamos dizer assim... lembro que às vezes ficava uns bons minutos ( 15, 20...) aguardando prosseguimento... na época, 1975, 76, ali era um fim de mundo , só mato... a gente via o leito abandonado da antiga Rio Douro (sem trilhos), mas com os postes de telegrafos... não sei se estavam ligados... então essa paradinha não era para passageiros pois não havia nada ali, só mato... o leito antigo tinha mato alto, igual o que vi na linha de Guia Pacocaiba, nas fotos de vcs... mas só mato, nem casa, nem rua ...e essa construçãozinha, nem acredito que seja da rio douro, mas feita só pro ramal...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Sim , Hugo !
A estação, ou seja lá o que for, era na ligação São Bento-Ambaí. No Guia Rex de 1994 aparece um retângulo desenhado com a inscrição "Miguel Couto", indicando ter havido ali uma estação.
Então realmente existiu uma construção ali ?! Interessante ... só você mesmo, Hugo ! Se não fosse pela sua experiência, eu não iria ficar sabendo disso !
Mas aguarde que tenho mais mistérios para, acredito eu, serem desvendados por você. Eu na minha curiosidade infinita, tenho umas incógnitas que me deixam inquieto. Uma é na linha da EFCB, em Nova Iguaçu. Postarei no tópico específico, ok ?
Muito obrigado, Hugo !
A estação, ou seja lá o que for, era na ligação São Bento-Ambaí. No Guia Rex de 1994 aparece um retângulo desenhado com a inscrição "Miguel Couto", indicando ter havido ali uma estação.
Então realmente existiu uma construção ali ?! Interessante ... só você mesmo, Hugo ! Se não fosse pela sua experiência, eu não iria ficar sabendo disso !
Mas aguarde que tenho mais mistérios para, acredito eu, serem desvendados por você. Eu na minha curiosidade infinita, tenho umas incógnitas que me deixam inquieto. Uma é na linha da EFCB, em Nova Iguaçu. Postarei no tópico específico, ok ?
Muito obrigado, Hugo !
-
- Usuário Prata
- Mensagens: 76
- Registrado em: 29 Out 2011, 12:11
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Amigos , "viajando" pelo Gloogle Earth achei 02 fotos da Ponte ferroviária do Ramal ...
Fotos tiradas por Djalma Amapá .
Fotos tiradas por Djalma Amapá .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- brunno
- Usuário Ouro
- Mensagens: 199
- Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
- Localização: São Gonçalo
- Contato:
Re: Ligação São Bento - Ambaí
Seria a ponte abaixo?DadoDJ escreveu:Pra começar, um vídeo gravado por mim em 2008 do cruzamento da antiga ligaçao São Bento-Ambaí com a Av.Presidente Kennedy. Do lado de lá é Belford Roxo (trecho não pavimentado), e do lado de cá Duque de Caxias, com a rua Beira Linha já pavimentada.
Foto de João Bosco Setti, mostrando a pequena estação de São Bento, à esquerda, onde existiu um triângulo. Ao fundo pode-se ver a antiga ponte de treliça sobre o Rio Iguaçu, removida mais tarde e substituída por uma ponte de concreto. A foto foi postada no site "Estações Ferroviárias", mas está indicada como feita no sentido Gramacho, e na verdade é no sentido contrário !
Esquema de linhas próximo ao inicio da ligação São Bento-Ambaí. Publicado no livro de Hélio Suêvo Rodrigues "A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro".
Guia de Ruas, mostrando o triângulo ferroviário e a ligação São Bento-Ambaí, seguindo para a esquerda na imagem. Na verdade, na época da planta, a ligação já havia sido erradicada. Montagem gráfica: Anderson Novaes
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.