Página 1 de 1

Restauração da estação Barão de Mauá

Enviado: 08 Ago 2012, 18:11
por DadoDJ
Inaugurada em 1926, a estação ferroviária Barão de Mauá — que ficou conhecida como Leopoldina — tem se deteriorado ano após ano, desde seu fechamento, em 2001. Mesmo com a realização anual do festival Black2Black, de música negra, a estação passa péssima impressão para quem se aproxima do Centro do Rio pela Avenida Brasil, por exemplo. Além das pichações, o local está sujo e decadente (veja a imagem de baixo). Mas o abandono pode estar perto do fim. Questionada sobre o problema, a SuperVia, concessionária dos trens urbanos do Rio, anunciou que tem pronto um projeto de modernização (veja a imagem de cima). Não é candidata a nada, mas promete limpar e restaurar a fachada do prédio, tombado pelo Iphan e pelo Inepac, aos quais será submetido o projeto. Se for aprovado, a SuperVia promete entregar as obras em um ano. Vamos torcer, vamos cobrar.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/pos ... 459258.asp

Imagens atuais e futuras, segundo projeto:
112_827-alt-estacaoleopoldina.jpg
112_827-Leopoldina.jpg

Re: Restauração da estação Barão de Mauá

Enviado: 08 Ago 2012, 18:16
por DadoDJ
Curioso que quando a Supervia foi questionada pela AFPF sobre o resgate da locomotiva que encontrava-se no cais do Porto, para estacionamento no pátio de Barão de Mauá, esta disse que a estação era de responsabilidade da CENTRAL Logística ... e agora, ela se responsabiliza pela restauração da estação.
Tudo bem, vamos torcer que realmente seja feita a restauração ...

Re: Restauração da estação Barão de Mauá

Enviado: 08 Ago 2012, 20:32
por Luiz Eduardo
O que fiquei sabendo é que Barão de Mauá voltou para a Supervia mesmo. É um jogo de empurra. Agora, tomara que o IPHAN autorize.