Localização: Município de Magé
Inauguração: 1856
Histórico de ferrovias e concessões: SuperVia (1998-atualmente)
Plataformas: 1
Vias: 3
Uso atual: estação de trens urbanos do Ramal Vila Inhomirim da SuperVia
Histórico
Reservado
Localização via Google Earth

Imagens Antigas
Reservado
Fotos
* Tiradas em 20 de novembro de 2008
Descrição

Em 2008, conheci pela primeira vez uma das estações mais antigas do Brasil, Vila Inhomirim. Para se chegar ao local é necessário pegar o Ramal Saracuruna e saltar na estação terminal de mesmo nome, onde você recebe um bilhete de papel para prosseguir a viagem em uma composição do Ramal Vila Inhomirim. Como a linha não é eletrificada, a viagem é feita em via singela por uma locomotiva a diesel com três carros. Em cada carro vai um segurança e um "cobrador" da SuperVia, que confere os bilhetes dos que embarcaram em Saracuruna e cobra passagem de quem embarca nas estações ao longo do ramal. Aliás, elas são bem simples, porém a maioria estava em bom estado de conservação (são sete no total).
Vila Inhomirim se encontrava na época em excelente estado de conservação, pois havia sido reformada recentemente. Pintura nova, grama aparada, tudo muito limpo, inclusive existia uma horta dentro do local, rs. Em relação a estrutura, a estação possui uma extensa plataforma com três coberturas de concreto, duas vias operacionais e uma desativada, e três construções de apoio, sendo que em uma delas se encontra a bilheteria (desativada) e a saída com torniquetes. Dentro do terreno ainda existem alguns vestígios do passado, como as ruínas de umas das construções originais, o que parece ser uma caixa d'água e a provável rampa que as cremalheiras utilizavam para dar início a subida da serra.
A estação fica localizada no bairro de Raiz da Serra, que pertence ao Distrito de Vila Inhomirim, sexto distrito de Magé. Cercado pela Mata Atlântica, Raiz da Serra é um bairro tranquilo e agradável - além de belíssimo - mas estritamente residencial, com pouco comércio e facilidades. O local mantém, de certa forma, até hoje a sua função original, que era a de servir de baldeação para Petrópolis. Algumas linhas de ônibus passam por lá em direção a Cidade Imperial e muitos turistas aproveitam para subir a serra após o passeio de trem. Vale muito a pena, pois o percurso pela Serra da Estrela é imperdível, tanto pelas paisagens quanto pela história local.
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3. As próximas fotos foram tiradas do lado de fora, já que um funcionário da SuperVia me proibiu de continuar fotografando de dentro da estação. E uma curiosidade, após o trem partir, a estação fica aberta, porém sem nenhum funcionário da SuperVia.

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9. Cabine do Guarda-Chaves

10. Chave manual de mudança do desvio, um AMV a moda antiga

11. Sinal de linha

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13. Fachada externa

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15. De volta a estação, agora deserta e sem nenhum funcionário da SuperVia para me importunar

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24. Ruínas de uma das construções originais da estação

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30. Via abandonada pela SuperVia, na época ainda com trilhos

31. Aproximando-me das ruínas

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39. Fim de linha desde 1964

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46. A horta que eu havia mencionado

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48. Saindo da estação

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Estação Anterior: Fragoso