R7.com : O "Trem Fantasma do Rio"

Tópico para postagem de notícias e matérias sobre a concessionária Supervia
Responder
Beatriz
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 03 Jun 2012, 12:22
Localização: Rio de Janeiro

R7.com : O "Trem Fantasma do Rio"

Mensagem por Beatriz » 24 Out 2012, 12:11

Hoje entrei no R7.com e vi esta notícia:

Conheça o "Trem Fantasma" do Rio
(O texto estava na legenda das fotos então vou numerá-los.)

1) Sair da Baixada Fluminense de trem não é fácil, muito menos confortável. As viagens das estações Guapimirim e Vila Inhomirim até Saracuruna, em qualquer horário, são feitas por composições da década de 60. O tempo de existência não seria o problema, caso todos os trens fossem reformados. As composições são velhas, enferrujadas, sem refrigeração ou adaptações para deficientes físicos.
2) Os trens desse ramal que circulam na Baixada Fluminense receberam o apelido de "Trens Fantasma" ou "Maria Fumaça", pois são muito antigos e movidos a diesel. As composições que não passaram por nenhuma reforma ao longo dos últimos 50 anos têm as paredes descascadas, não possuem ar-condicionado e apresentam marcas de ferrugem.
3) O passageiro Thiago Albuquerque mostra a ferrugem na janela do trem do ramal Saracuruna, que faz o percurso Vila Inhomirim-Saracuruna, em Duque de Caxias. Ele evita sentar nos bancos em dias de chuva por causa das goteiras.
4)Passageiros correm o risco de sofrer acidentes ao atravessarem na linha férrea. Muitos dizem que preferem se arriscar a passar pela passarela que, segundo eles, pode desabar a qualquer momento.
5) O espaço entre o trem e a plataforma não permite o acesso a cadeirantes e dificulta a vida de deficientes físicos. Não há aviso sonoro para alertar os passageiros.
6 ) Como não há ar-condicionado nos trens, as janelas vão abertas e os passageiros passam calor durante os dias de sol forte. ( Isto não é só no Vila Inhomirim...)
7 ) O diretor de Operações da Supervia, João Gouveia, disse que a concessionária pretende levar o trem elétrico até Vila Inhomirim. Antes disso, a empresa faz um estudo de viabilidade técnica e econômica para definir como isso será possível.

1)Imagem
2) Imagem
3) Imagem
4) Imagem
5) Imagem
6) Imagem
7) Imagem

Para ver a notícia na integra: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/f ... html#fotos

Obs: Não sei se postei o tópico no local correto.
Espero que gostem.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: R7.com : O "Trem Fantasma do Rio"

Mensagem por DadoDJ » 24 Out 2012, 15:38

Excelente postagem, Beatriz !
app
Esse trem para Guapimirim já tem esse apelido desde a época de Flumitrens ... eu me lembro de ter postado um tópico assim no Orkut em 2006 ou 2007.
É uma pena que as composições e horários ainda estejam precários, mas é animador saber que nos planos da Supervia está a eletrificação do trecho.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: R7.com : O "Trem Fantasma do Rio"

Mensagem por Luiz Eduardo » 24 Out 2012, 17:41

Eletrificação do VI? Sei não. Se o Itaguaí teima em não sair (terá demanda com certeza absoluta), imagina esse projeto aí, onde esse ramal e o Guapi fazem parte dos patinhos feios da empresa.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Responder

Voltar para “Notícias”