O sonho foi tão real que posso descrever o mapa detalhadamente ! Era monocromático, com poucas ruas e estradas traçadas, e a ferrovia (EF Maricá) era desenhada com traços alternados entre preto e branco mais ou menos assim (se o traçado não aparecer abaixo, feito em código ASCII, o seu navegador talvez não reconheça a tabela de códigos):
░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░
Claro que o foco da minha pesquisa nesse mapa era encontrar os traços da Estrada de Ferro Maricá na região e o obscuro prolongamento desta entre o Posto Telegráfico Fonseca e Macaé, passando por Armação dos Búzios, Barra de São João, Rio das Ostras chegando a Macaé. Aliás, dizem que havia uma extensão utilizada para abastecimento e carregamento de produtos em um porto em Búzios. Pois bem, observando o mapa, no canto direito superior, eis que me surge uma linha ferroviária traçada na região de Búzios, inclusive atravessando uma ponte, onde compartilhava o desenho com a rodovia ! E o sonho e o mapa era tão reais que os nomes das praias estavam assinalados também (Azeda, Ferradura são alguns dos nomes que me lembro agora).
Este mapa, até o momento fictício e fruto da minha imaginação, parecia ser um fragmento de um levantamento cartográfico bastante amplo, devido a escala utilizada.
Pois bem, hoje abri o Google Maps para ver se encontrava alguma pista da região que vi no sonho (sou capaz de desenha-la, tamanho os detalhes que ainda estão frescos na minha cabeça) e encontrei algo bem semelhante: a região abrangida é exatamente esta abaixo: Só que não vejo a tal ponte que vi no sonho ... mas vou averigüar com mais detalhes depois.
Tentarei desenhar o mapa de acordo com minha memória, e compara-lo com a imagem de satélite atual (não vou nem olhar mais a imagem para não me influenciar).
Postei este suposto devaneio no Facebook e indícios surpreendentes podem surgir, dessa região ou não. Com certeza tudo será postado aqui, assim que dados concretos surgirem.
E podemos utilizar este tópico para trocarmos informações sobre a ferrovia e sua misteriosa passagem em Armação dos Búzios.
Aguardem novidades ...