Melekh.
Eu estava esperando um tempo maior para responder adequadamente essa pergunta.
As plantas de 1917 mostraram-se reveladoras.
Verificamos poucas paradas da Rio D'ouro até então com plataformas. Na época, nem Irajá, Colégio e Areal por exemplo tinham plataforma.
Dentro do município as únicas paradas com altura de plataforma eram: Cajú, Benfica e Liberdade. As outras não possuiam a altura do nível do mar da plataforma, então concluí que não possuia.
Essa planta de 1917 já é de uma época que a Rio D'ouro já passava por Inhaúma, mas no trecho Capão do Bispo-E.Mato, as estações já comprovadamente com plataforma eram a última e J.Reis. Pilares provavelmente tinha e na minha opinião, Capão do Bispo não tinha.
Sobre a tentativa dos vendedores de ludibriar os interessados nas fotos, isso é fato e cabe a nós, pesquisadores ferroviários, filtrarmos isso e levantarmos todas as possibilidades antes de adquirirmos algo que está sendo vendido bem caro, por sinal.
Aquela foto não poderia ser de Praia Pequena por vários aspectos.
1) Vasto pátio com plataformas e prédios vultuosos.
2) A ausência da Estrada de Santa Cruz.
3) Uma via perpendicular que apenas se justificaria se a foto tivesse espelhada.
4) Na foto tirada da fábrica O Cruzeiro, 1924 talvez, mostra ainda a Rio D'ouro e um pátio grande assim apareceria.
A planta de 1917 e outras de SMU mostraram que Praia Pequena possuia uma chave de desvio no pátio superior e inferior para cruzamento de trens e espera. No meio, aparentemente nada como uma plataforma. No máximo um montinho de terra compactada como tinha em Irajá, antes da construção da estação de alvenaria.
Abaixo segue uma foto de 1930, já postada no fórum, tirada do lado oposto da Suburbana onde era a parada de Praia Pequena. Imagino que não mais de uns 5 ou 6 anos depois da retirada dos trilhos.
Do outro lado, vemos um matagal. Ali era exatamente o final do pátio de Praia Pequena. Uma foto que o Dado postou mostrou que em 1910, a Suburbana já era pavimentada em Benfica, mas não dá para especular aí.
Acho que pelo menos na direção da parada, não havia calçada e o segundo trilho avançava para dentro no que é na foto, a calçada.
Segue a foto abaixo. Repara que já há trilhos de bonde.
Praia Pequena1930.jpg
Abaixo, uma aerofotogrametria de 1928, menos de 2 anos antes da foto acima.
A seta vermelha representa a estação de Vieira Fazenda, a seta Bege, representa o final do pátio de Praia Pequena, que aparece na foto e o círculo azul, representa o local aproximado de onde foi tirada a foto acima.
Repare que parece haver resquícios de trilhos sobre a grama.
Obs: A foto abaixo está bastante ampliada.
Praia Pequena & Vieira Fazenda.1928.jpg