Melekh. Parabéns pelo achado
Eu que sempre sou cético e chato em relação à algumas postagens, até que realmente seja comprovado o fato, vou dar uma opinião otimista, não em relação à estação, mas ao lugar.
Ao contrário da postagem de Praia Pequena, sobre a qual acho que não tem nada a ver, nesse caso, penso um pouco diferente.
Acho que o Augusto Malta não colocaria em uma foto algo como uma Venda, nomeando um logradouro específico. Seguindo a coerência do Malta, parece que ele especificava lugares, sejam bairros ou estações.
Em 1917 ou 1911 (a grafia está confusa), os trens da Rio D'ouro passavam pela Estrada de Santa Cruz, então se essa fosse estação, veríamos os trilhos. A plataforma de qualquer forma, não parece a de uma estação.
Na minha opinião, a casa em si pode ser na localidade de Venda Grande, como também o Malta já fotografou a localidade de Praia Pequena.
Bem em frente à Estrada da Pavuna (nome na época) era a parada, que já sabemos, não tinha uma plataforma. Talvez no máximo um montinho de terra compactada. Em compensação, nessa época, acho que as ruas do outro lado não tinham sido abertas e elas são todas em terreno irregular, em aclive, como mostra a foto.
Vejam abaixo no link do mapa de 1884, que existia uma edificação chamada de Venda Grande, mas essa parecia vultuosa demais para ser o casario acima.
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Em compensação, vejam na aerofotogrametria de 1928 abaixo os locais que apontei na seta como sendo da parada. Nada existia mais ali e a Rua Domingos de Barros já tinha sido aberta. Notem que há uma seta bege e outra azul e do lado oposto da Estrada da Pavuna, e entre ambas, mais próxima da base da seta bege, há uma pequena casa, praticamente na esquina com a Domingos de Barros, que está coerente com o tamanho da edificação da foto.
Imagino que hoje possa ser o prédio da LBV.
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Acredito que o Malta nessa foto esteve bem próximo da Rio D'ouro e que estava poderia estar atrás dele. O terreno está em acordo com a região, no caso da casa ser do lado oposto da Estrada da Pavuna.