Parada Henrique Scheid
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Parada Henrique Scheid
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- DadoDJ
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Re: Parada Henrique Scheid
Abaixo posto algo inédito: um documento citando Henrique Scheid como uma Parada ferroviária, na linha original da EF Rio d'Ouro.
Anteriormente não tínhamos documentos explicitando isso, apenas dava a entender que se tratava ou de uma rua ou de um ramal da ferrovia.
Trata-se de uma tabela de horários, a entrar em vigor no longínqüo ano de 1897, publicada no jornal "Gazeta da Tarde".
Vejam:
Anteriormente não tínhamos documentos explicitando isso, apenas dava a entender que se tratava ou de uma rua ou de um ramal da ferrovia.
Trata-se de uma tabela de horários, a entrar em vigor no longínqüo ano de 1897, publicada no jornal "Gazeta da Tarde".
Vejam:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Parada Henrique Scheid
Vejam que esta intrigante tabela fala também que os trens parariam de circular por diversas paradas, tanto da linha original, como da linha tronco na Baixada Fluminense.
E fala-se sobre ... um ramal de São Francisco Xavier ! ! !
Obs.: coloquei a data errada no nome do arquivo. A data correta da publicação desta tabela é de 25 de setembro de 1897.
E fala-se sobre ... um ramal de São Francisco Xavier ! ! !
Obs.: coloquei a data errada no nome do arquivo. A data correta da publicação desta tabela é de 25 de setembro de 1897.
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- Usuário Diamante
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Re: Parada Henrique Scheid
Dado. Essa tabela foi postada aqui no fórum há um tempo atrás. Quando vc me mandou a mensagem, tinha quase certeza que vc iria postar a tabela acima.
Na época, discutimos (eu, vc e o Melekh) sobre essa tabela e o que me chamou atenção foi o fato de Henrique Scheid estar depois de Pilares.
Eu percebi isso na época, mas o Melekh achou que poderia ser um erro, mas fica a pergunta. Se a ordem das paradas fosse aleatória, eles iriam errar somente na posição de uma delas?
Fica aqui a insistência da minha parte que o tal Henrique Scheid era funcionário da ferrovia e ainda nessa época estava longe de ser nome de rua, pois pela aerofotogremetria e a posição da estação José dos Reis, a Rua Henrique Scheid ainda não tinha sido oficialmente aberta sequer em 1928, imagina 1897!!.
Me lembrei também que o Melekh postou aqui um furo de reportagem, mostrando uma parada Terra Nova, mas da Rio D'ouro.
Vou tentar achar essa matéria, pois dependendo da data, a homônima da Melhoramentos poderia ainda não existir.
Nomes homônimos na época não eram permitidos, haja vista que as ferrovias eram concorrentes (antes da criação da E.F.C.B.).
Veja o caso de Pilares-Cintra Vidal; Madureira-Magno; Jacaré-Herédia de Sá (já expliquei sobre esse último caso).
Sendo assim, me veio à cabeça que a parada Henrique Scheid poderia ter sido Terra Nova da Rio D'ouro.
Loucura, não?
Também não descarto a possibilidade de ser uma parada que fizesse parte do ramal que interligava Inhaúma a "Suburbana"
De qualquer forma, o texto parece citar toda a supressão do ramal de José dos Reis, que ao meu ver nesse caso, seria a variante antiga entre Liberdade e E.Mato.
Me chama a atenção também que a supressão das estações seria em um horário específico e não ainda definitiva.
Sobre o ramal de São Francisco Xavier, imagino ser o mesmo da Anna Neri, sendo que o original tinha mais de 1 Km e houve 2 reduções de comprimento, conforme já debatido.
Enquanto não se prova outra coisa, imagino que os trens vindos de Benfica/Alegria iam até além da chave do ramal e depois iam de ré até essa parada São Francisco, para depois avançarem até Praia Pequena de frente.
Parece que o objetivo seria uma conexão com a E.F.Norte envolvendo a estação de São Francisco Xavier e/ou Silva e Souza da Melhoramentos, caso existisse ainda na época.
Esse é o meu palpite.
Na época, discutimos (eu, vc e o Melekh) sobre essa tabela e o que me chamou atenção foi o fato de Henrique Scheid estar depois de Pilares.
Eu percebi isso na época, mas o Melekh achou que poderia ser um erro, mas fica a pergunta. Se a ordem das paradas fosse aleatória, eles iriam errar somente na posição de uma delas?
Fica aqui a insistência da minha parte que o tal Henrique Scheid era funcionário da ferrovia e ainda nessa época estava longe de ser nome de rua, pois pela aerofotogremetria e a posição da estação José dos Reis, a Rua Henrique Scheid ainda não tinha sido oficialmente aberta sequer em 1928, imagina 1897!!.
Me lembrei também que o Melekh postou aqui um furo de reportagem, mostrando uma parada Terra Nova, mas da Rio D'ouro.
Vou tentar achar essa matéria, pois dependendo da data, a homônima da Melhoramentos poderia ainda não existir.
Nomes homônimos na época não eram permitidos, haja vista que as ferrovias eram concorrentes (antes da criação da E.F.C.B.).
Veja o caso de Pilares-Cintra Vidal; Madureira-Magno; Jacaré-Herédia de Sá (já expliquei sobre esse último caso).
Sendo assim, me veio à cabeça que a parada Henrique Scheid poderia ter sido Terra Nova da Rio D'ouro.
Loucura, não?
Também não descarto a possibilidade de ser uma parada que fizesse parte do ramal que interligava Inhaúma a "Suburbana"
De qualquer forma, o texto parece citar toda a supressão do ramal de José dos Reis, que ao meu ver nesse caso, seria a variante antiga entre Liberdade e E.Mato.
Me chama a atenção também que a supressão das estações seria em um horário específico e não ainda definitiva.
Sobre o ramal de São Francisco Xavier, imagino ser o mesmo da Anna Neri, sendo que o original tinha mais de 1 Km e houve 2 reduções de comprimento, conforme já debatido.
Enquanto não se prova outra coisa, imagino que os trens vindos de Benfica/Alegria iam até além da chave do ramal e depois iam de ré até essa parada São Francisco, para depois avançarem até Praia Pequena de frente.
Parece que o objetivo seria uma conexão com a E.F.Norte envolvendo a estação de São Francisco Xavier e/ou Silva e Souza da Melhoramentos, caso existisse ainda na época.
Esse é o meu palpite.
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- Usuário Diamante
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Re: Parada Henrique Scheid
Achei a tabela de horários data de 1890.
Repare que há a menção de uma parada chamada Terra Nova, que os trens paravam somente na ida e não na volta
No site estações ferroviárias, há a citação que Terra Nova da Melhoramentos foi construída em 1928. Deve estar errado, pois pela aerofotogrametria de 1928, a estação de Terra Nova já estava no lugar antigo.
Tudo bem, as aeros são de dezembro e nada impede que tenha sido construída nesse ano, mas o mesmo site afirma que Terra Nova (Melhoramentos) fora construída entre 1905 e 1910. Acredito mais nessa possibilidade.
Repare que há a menção de uma parada chamada Terra Nova, que os trens paravam somente na ida e não na volta
No site estações ferroviárias, há a citação que Terra Nova da Melhoramentos foi construída em 1928. Deve estar errado, pois pela aerofotogrametria de 1928, a estação de Terra Nova já estava no lugar antigo.
Tudo bem, as aeros são de dezembro e nada impede que tenha sido construída nesse ano, mas o mesmo site afirma que Terra Nova (Melhoramentos) fora construída entre 1905 e 1910. Acredito mais nessa possibilidade.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Ago 2013, 11:23, em um total de 1 vez.
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Re: Parada Henrique Scheid
Essa Rio D'ouro está virando um buraco sem fundo
Na tabela acima leio a existência de Capão do Bispo, mas o Dado não publicou que a inauguração da parada se deu em 1891?
Seria uma parada provisória?
Na tabela acima leio a existência de Capão do Bispo, mas o Dado não publicou que a inauguração da parada se deu em 1891?
Seria uma parada provisória?
- DadoDJ
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Re: Parada Henrique Scheid
Buraco sem fundo !
Essa definição foi perfeita ...
Voltando, me esqueci que essa tabela de horários tivesse sido publicada. Eu provavelmente confundi José dos Reis com Henrique Scheid, achando que a informação anteriormente publicada seria sobre uma e não a outra.
Sendo assim, a informação não é inédita.
Mas atesta que a Parada existiu, certo ? Ou não ... será que houve erro na nomenclatura ?
E esse fato da posição (ordem) das estações na lista ... estranho mesmo !
Pronto, a ferrovia começou a revirar nossos neurônios novamente ...
Essa definição foi perfeita ...
Voltando, me esqueci que essa tabela de horários tivesse sido publicada. Eu provavelmente confundi José dos Reis com Henrique Scheid, achando que a informação anteriormente publicada seria sobre uma e não a outra.
Sendo assim, a informação não é inédita.
Mas atesta que a Parada existiu, certo ? Ou não ... será que houve erro na nomenclatura ?
E esse fato da posição (ordem) das estações na lista ... estranho mesmo !
Pronto, a ferrovia começou a revirar nossos neurônios novamente ...
- DadoDJ
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Re: Parada Henrique Scheid
Eu separei aproximadamente uns 150 documentos antigos, e vou lê-los um por um. Todos são das décadas de 1880 e 1890.
Acredito (e espero) que muita coisa seja desvendada ...
Acredito (e espero) que muita coisa seja desvendada ...
- DadoDJ
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Re: Parada Henrique Scheid
Henrique Scheid ser a Terra Nova da EFRO ?
Hum ... bem pensado.
Seria interessante pesquisarmos também a origem deste nome (Terra Nova).
Após eu terminar com a pesquisa dos documentos, procurarei por este assunto também.
Hum ... bem pensado.
Seria interessante pesquisarmos também a origem deste nome (Terra Nova).
Após eu terminar com a pesquisa dos documentos, procurarei por este assunto também.
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- Usuário Diamante
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Re: Parada Henrique Scheid
Dado.
Coloca buraco sem fundo nisso.
Ontem mesmo detectei um problema na tabela, mostrando o que pode ser um erro.
No primeiro horário da manhã, pela madrugada, o horário do trem está coerente para a chegada em Terra Nova, cerca de 2 minutos após a saída de Pilares, mas não há horário de saída do trem
No segundo horário matinal, eles repetiram a chegada às 4:40h em Terre Nova (!?!?!?)
Percebi que na ida, o trem levava na maioria das vezes, cerca de 7 minutos entre Pilares e Engenho do Mato e na volta, 8 minutos.
Nos horários da volta, quando Terra Nova não é citada, essa diferença não muda.
Será que essa Terra Nova era somente um ponto fiscal ou algo assim?
Teremos mesmo que ver muitos documentos para comparar.
Eu gostaria de saber se houve uma interligação entre o ramal antigo, passando por Pilares e o de Inhaúma e que tivesse alguma parada.
Coloca buraco sem fundo nisso.
Ontem mesmo detectei um problema na tabela, mostrando o que pode ser um erro.
No primeiro horário da manhã, pela madrugada, o horário do trem está coerente para a chegada em Terra Nova, cerca de 2 minutos após a saída de Pilares, mas não há horário de saída do trem
No segundo horário matinal, eles repetiram a chegada às 4:40h em Terre Nova (!?!?!?)
Percebi que na ida, o trem levava na maioria das vezes, cerca de 7 minutos entre Pilares e Engenho do Mato e na volta, 8 minutos.
Nos horários da volta, quando Terra Nova não é citada, essa diferença não muda.
Será que essa Terra Nova era somente um ponto fiscal ou algo assim?
Teremos mesmo que ver muitos documentos para comparar.
Eu gostaria de saber se houve uma interligação entre o ramal antigo, passando por Pilares e o de Inhaúma e que tivesse alguma parada.