Dado. Essa tabela foi postada aqui no fórum há um tempo atrás. Quando vc me mandou a mensagem, tinha quase certeza que vc iria postar a tabela acima.
Na época, discutimos (eu, vc e o Melekh) sobre essa tabela e o que me chamou atenção foi o fato de Henrique Scheid estar depois de Pilares.
Eu percebi isso na época, mas o Melekh achou que poderia ser um erro, mas fica a pergunta. Se a ordem das paradas fosse aleatória, eles iriam errar somente na posição de uma delas?
Fica aqui a insistência da minha parte que o tal Henrique Scheid era funcionário da ferrovia e ainda nessa época estava longe de ser nome de rua, pois pela aerofotogremetria e a posição da estação José dos Reis, a Rua Henrique Scheid ainda não tinha sido oficialmente aberta sequer em 1928, imagina 1897!!.
Me lembrei também que o Melekh postou aqui um furo de reportagem, mostrando uma parada Terra Nova, mas da Rio D'ouro.
Vou tentar achar essa matéria, pois dependendo da data, a homônima da Melhoramentos poderia ainda não existir.
Nomes homônimos na época não eram permitidos, haja vista que as ferrovias eram concorrentes (antes da criação da E.F.C.B.).
Veja o caso de Pilares-Cintra Vidal; Madureira-Magno; Jacaré-Herédia de Sá (já expliquei sobre esse último caso).
Sendo assim, me veio à cabeça que a parada Henrique Scheid poderia ter sido Terra Nova da Rio D'ouro.
Loucura, não?
Também não descarto a possibilidade de ser uma parada que fizesse parte do ramal que interligava Inhaúma a "Suburbana"
De qualquer forma, o texto parece citar toda a supressão do ramal de José dos Reis, que ao meu ver nesse caso, seria a variante antiga entre Liberdade e E.Mato.
Me chama a atenção também que a supressão das estações seria em um
horário específico e não ainda definitiva.
Sobre o ramal de São Francisco Xavier, imagino ser o mesmo da Anna Neri, sendo que o original tinha mais de 1 Km e houve 2 reduções de comprimento, conforme já debatido.
Enquanto não se prova outra coisa, imagino que os trens vindos de Benfica/Alegria iam até além da chave do ramal e depois iam de ré até essa parada São Francisco, para depois avançarem até Praia Pequena de frente.
Parece que o objetivo seria uma conexão com a E.F.Norte envolvendo a estação de São Francisco Xavier e/ou Silva e Souza da Melhoramentos, caso existisse ainda na época.
Esse é o meu palpite.
