E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery
Enviado: 30 Jun 2012, 22:56
Prezados amigos,
Estou abrindo este tópico para debatermos sobre este misterioso ramal da EF Rio d'Ouro, o ramal D.Anna Nery ou simplesmente Ramal Anna Nery.
Como já sabemos através de nossas pesquisas, este ramal na verdade tinha por objetivo de construção alcançar algum ponto mais próximo à região central da cidade. Desde a inauguração da EF Rio d'Ouro, esta tinha como ponto de partida o bairro do Caju, zona portuária da cidade, mas distante e fora dos interesses comerciais da cidade. Desde então, procurou-se criar um prolongamento da linha que se alcançasse o centro da cidade do Rio de Janeiro.
Um dos pontos sugeridos era a Praia Formosa, outra sugestão era a região do Valongo e Prainha, na Gamboa. Até o Campo de Santana e a região de São Diogo foram especuladas, mas no final das contas, iniciaram as obras, mas devido à desentendimentos com a Companhia Melhoramentos, as obras foram interrompidas, ficando um pequeno ramal, ainda sem finalidade definida pelas nossas pesquisas, atendendo ao trecho próximo ao Largo de Benfica até a curva da Rua Visconde de Niterói.
Ele iniciava pouco após a Parada Benfica/Alegria, no encontro das atuais ruas Couto Magalhães, São Luís Gonzaga e Senador Bernardo Monteiro, exatamente onde iniciava a Estrada de Santa Cruz, posteriormente Av.Suburbana.
O leito do ramal seguia exatamente pela atual R.Senador Bernardo Monteiro.
Este ramal teve seus trilhos mantidos até 1923, quando foram removidos e o ramal definitivamente extinto.
Na ponta deste ramal, havia uma estação, que deu nome ao ramal: D. Anna Nery.
Estou abrindo este tópico para debatermos sobre este misterioso ramal da EF Rio d'Ouro, o ramal D.Anna Nery ou simplesmente Ramal Anna Nery.
Como já sabemos através de nossas pesquisas, este ramal na verdade tinha por objetivo de construção alcançar algum ponto mais próximo à região central da cidade. Desde a inauguração da EF Rio d'Ouro, esta tinha como ponto de partida o bairro do Caju, zona portuária da cidade, mas distante e fora dos interesses comerciais da cidade. Desde então, procurou-se criar um prolongamento da linha que se alcançasse o centro da cidade do Rio de Janeiro.
Um dos pontos sugeridos era a Praia Formosa, outra sugestão era a região do Valongo e Prainha, na Gamboa. Até o Campo de Santana e a região de São Diogo foram especuladas, mas no final das contas, iniciaram as obras, mas devido à desentendimentos com a Companhia Melhoramentos, as obras foram interrompidas, ficando um pequeno ramal, ainda sem finalidade definida pelas nossas pesquisas, atendendo ao trecho próximo ao Largo de Benfica até a curva da Rua Visconde de Niterói.
Ele iniciava pouco após a Parada Benfica/Alegria, no encontro das atuais ruas Couto Magalhães, São Luís Gonzaga e Senador Bernardo Monteiro, exatamente onde iniciava a Estrada de Santa Cruz, posteriormente Av.Suburbana.
O leito do ramal seguia exatamente pela atual R.Senador Bernardo Monteiro.
Este ramal teve seus trilhos mantidos até 1923, quando foram removidos e o ramal definitivamente extinto.
Na ponta deste ramal, havia uma estação, que deu nome ao ramal: D. Anna Nery.