Dado, Tchê, Melekh e demais foristas.
Imagino que cada um deve estar interpretando as fotos de uma forma. Vou ser longo, mas é necessário.
Vamos por parte: Postei fotos aqui; ou melhor, no tópico original da Rio D'ouro; de um casarão visto apenas de perfil datado de 1968 do Correio da Manhã onde a linha férrea estaria a direita.
A reportagem enviada pelo Melekh, de 1972 mostra esse mesmo casario, só que em diagonal, ou seja, vemos frente e lado do imóvel, mas na mesma direção das fotos do correio da manhá, com o lado direito da casa, tangenciando a linha férrea e a praça do lado esquerdo.
Esse casario é o apontado na reportagem como de armazéns da estação.
No momento da duplicação da linha, tiveram que construir uma estação mais nova em 1938 (acho que é isso!
) e o casario teve que ser desativado ou parcialmente desativado como estação, pois agora sabemos que era utilizado como armazém.
Essa estação antiga não teria como receber linha dos 2 lados, pois a plataforma era projetada apenas para um lado e do outro lado já era a praça cuja continuação já continha inúmeros imóveis construídos e seria impossível inserir uma linha do lado do casario voltado para a praça, chamada na reportagem de largo de Inhaúma. Era mais ou menos como Maria da Graça original e Coelho Neto.
Portanto, concluímos que em todas as imagens postadas, com exceção da de 1946, postada inicialmente pelo Hugo, a estação em questão era a antiga.
Em relação a estação nova, essa sim, era abraçada por 2 linhas, sendo que a linha que estava a direita do fotógrafo, também tangenciava a estação antiga apontada por mim com uma seta.
Esse lado da estação antiga, que eu estimei ser o da ponta da seta vermelha é o inverso do postado por mim nas fotos de 1968 do correio da Manhã.
A estação nova de Inhaúma aparece de fundos com uma possível rampa que deveria dar acesso a alguma bilheteria talvez. Ela está um pouco mais afastada que a antiga na direção de Del Castilho.
Tal arco que o Melekh estava se referindo baseando-se no depoimento de outras pessoas, deveria ser o da FRENTE da estação nova, do lado oposto que estamos vendo.
Deveria ser a mesma situação de Colégio, que somente tinha aquele acabamento bonito em um dos lados.
Essa demolição parcial mencionada na reportagem pelo Melekh deveria se referir à plataforma da estação antiga e/ou a estação nova como um todo, pois pelo que a reportagem "sugere", os dois prédios eram considerados a estação de Inhaúma, sendo o mais antigo almoxarifado e/ou armazém a partir do funcionamento da nova estação.
Ficou claro também através das aerofotogrametrias de 1928 e 1975, que a estação "velha" viu a nova "nascer" e "morrer". A estação antiga não estava no caminho da Automóvel Clube e deve ter sido demolida pelo motivo que o Melekh explicou em relação à ocupação por vagabundos.
A estação nova sim estava no caminho da duplicação da Automóvel Clube e foi demolida por esse motivo. É o que parece.
Segundo relatos, a estação VELHA e ORIGINAL de Inhaúma ficou de pé até 1977 ou 1978.
Em relação às linhas, fica o reforço que na época da estação antiga, pelo menos em 1928, a linha que tangenciava a plataforma era uma só, mas o pátio tinha outra linha, de cargas, que atendiam galpões da região, mas que não continuavam para Del Castilho ou Engenho do Mato (ref: 1928).