Estação Acari

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 24 Ago 2013, 08:41

Apenas mais um detalhe a esclarecer: a data da foto, aparentemente é de 1962, mas devido ao detalhe da ausência de bitola mista que existia em Acari, é possível que a foto seja de data anterior. A foto do vagão tombado em Acari, postada neste fórum é de 1958 e a bitola era métrica. Por outro lado, as cenas da perseguição policial do filme "Assalto ao trem pagador" filmado em 1962, mostram claramente a bitola mista; na foto da reinauguração da ponte de Acari que é de 1961, a bitola é métrica: na foto também aqui postada do trem saindo de Acari, a bitola é mista. Portanto, creio que a foto da estação é de uma data anterior a 1962, pois bitola mista deve ter sido implantada nessa época. Quem melhor pode esclarecer essa questão é o Hugo Caramuru.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 24 Ago 2013, 19:41

Valeu meu amigo. Obrigado pelo apoio. :beer:
DadoDJ escreveu:Me parece ser 18,038 na foto. No site consta 18,032.
Mas pode ser fruto do ângulo, o que importa é que é praticamente certo que vc tenha desenterrado mais um elo perdido da EFRO.
app

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 24 Ago 2013, 19:43

É verdade. Eu também me senti, mas seríamos passageiros bem baixinhos a julgar a altura que a câmera estava da plataforma, provavelmente em um tripé. :lol:
DadoDJ escreveu:Adenilson, realmente ao ver a imagem em tamanho maior, me sinto um passageiro esperando o trem, que legal !
Capaz até de eu sonhar com isso hoje ... :lol:
Editado pela última vez por Adenilson em 24 Ago 2013, 19:51, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 24 Ago 2013, 19:49

Obrigado Tchê.

Em relação ao que você falou, é realmente fato. A estação de Acari de trem ficava um pouco a direita da linha de metrô no sentido Pavuna, ou seja, de acordo com a foto postada, a linha de metrô passaria a direita.

Isso já foi discutido em situações anteriores. Talvez não seja necessário uma superposição para comprovar isso, pois o que você falou realmente procede 100% e não há discussões. A superposição serveria apenas para verificar qual foi esse deslocamento.
Superposição de fotos é a especialidade do Dado.

Sobre o que você falou da data, eu conversei no dia que fui buscar as fotos e fui informado que as fotos são datadas no momento da entrega no verso, pois o que vi eram fotos reais e não digitalizadas. A pesquisadora do AGCRJ disse que a chance de erro é mínima, mas em relação ao que você falou das bitolas, talvez tenha sido uma questão de meses. okk

Mudando o foco das estações, fique atento, pois em breve postarei uma foto com excelentes ângulo e resolução de 1963 com as duas estações de Del Castilho e a passagem de nível logo após o pátio superior de Del Castilho da Rio D'ouro comprovando o que vc tinha mencionado.
Na aerofotogrametria de 1975, eu não cortei aquele pedaço para a edição e na foto original o trecho já não aparece


tche escreveu:Não sei fazer uma superposição de fotos pra comprovar, mas se comparar o fotograma de 1975 com o atual, verão que com a construção do Metrô o eixo da Automóvel Club foi ligeiramente modificado e a velha estação ficava praticamente no meio da atual pista de subida em direção à Pavuna, pois além de a pista antiga ser mais estreita, a linha e as instalações do Metrô forçaram um alargamento da via em direção aos prédios.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 24 Ago 2013, 21:24

Adenílson, chega-se então à conclusão que a bitola mista foi implantada ou no segundo semestre de 1962 ou em 1963 e que havia realmente intenção de alargar a bitola para obviamente modernizar a ferrovia, o que acabou não acontecendo. Ressalto ainda que os trens suburbanos e as estações do trecho foram desativados em Agosto de 1964, data em que muitas ferrovias foram desativadas, especialmente no Rio de Janeiro, o que nos leva a crer que o "surto" de erradicações ocorreu após 31 de Março de 1964, por obra do governo revolucionário.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 26 Ago 2013, 10:47

Tchê, Hugo e demais foristas, me respondam uma coisa.

Várias vezes aqui foi dito que o serviço de passageiros da Rio D'ouro foi encerrado em 1962 e agora surgiu essa reportagem postada no tópico de Inhaúma, pelo Melekh, onde é informado que a estação de Inhaúma foi fechada em 1964.

Me respondam se a estação esteve aberta por algum motivo alheio ao atendimento do serviço de passageiros ou então se realmente foi confirmado que o serviço se encerrou em 1964.

Outra coisa é em relação a Leopoldina. Ela utilizou o leito da Rio D'ouro para cargas, passageiros ou vagões mistos?
As informações que li ontem a noite divergem um pouco.
Eu tinha lido que os trens de carga da Leopoldina através de máquinas a diesel passaram utilizar o leito da Rio D'ouro, depois eu li que esse serviço seria de passageiros onde chegaria até Miguel Pereira.

Após a inauguração do trecho São Bento e Ambaí, o leito da Rio D'ouro passou a ser inútil para a Leopoldina, até aí tudo bem, pois a partir de Ambaí, a linha auxiliar seria utilizada, mas eu li que antes a Leopoldina utilizava trecho em cremalheira para a chegada a Teresópolis, mas acho que esse tipo de recurso não seria aplicável a trens pesados de carga.

E agora? :ttn:

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 26 Ago 2013, 13:54

Olá Adenílson, vamos por partes: as estações da Rio D´Ouro foram fechadas em 1964 para trens suburbanos para que a leopoldina pudesse utiliza-lo para seus trens de passageiros, de carga, e mistos devido ao fechamento da linha da serra de Petrópolis; isto é fato, tanto é que não havia paradas nas estações, e os desvios foram fechados, excetuando Pavuna. A data de 1964 é coincidente. Os trens mineiros da Leopoldina passavam forçosamente por Miguel Pereira. Segundo fontes do Jornal O Globo o tráfego cessou por completo em Dezembro de 67, data que não coincide com o livro de Helio Suevo, no qual a data é de 1968 devido à inauguração do ramal de Ambaí. Creio que o livro em questão é inexato, pois dá como extinto o referido ramal em 1988, e eu mesmo em 1994 tive por duas vezes a oportunidade de ver dois trens daquele ramal cruzando a antiga Rio Petrópolis em direção a Ambaí, próximo ao Lote XV. Continuo a seguir.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 26 Ago 2013, 14:30

Trens passando pelo Lote XV em 1994 !!!
Essa pra mim é novidade !
Caramba !
:O
Quando eu comecei a freqüentar a região, pois o pai da minha namorada, atual "quase esposa" (?!) possui casa lá no Apolo XI, bairro limítrofe ao Lote XV, já não vi mais quase nada na área, apenas alguns trilhos jogados de lado junto às residências de frente a uma larga rua de barro onde era o leito ferroviário. Mas linha mesmo, nada mais ...
=O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 26 Ago 2013, 14:43

O tráfego na E.F Teresópolis era pequeno, pois Teresópolis era a estação terminal. Não havia uma estrada de rodagem diretamente pra lá, pois a construção dela ocorreu após a erradicação do ramal em Março de 1957, e para se chegar até Teresópolis de carro havia a Teresópolis-Itaipava, naquela época uma via quase vicinal. Portanto embora fosse pequeno, o tráfego de carga para lá era fundamental. Não sei de informar a frequência dos trens de carga, mas eram dois trens de passageiros diários em cada sentido; um chegava em Teresópolis às 10 e o outro às 17 horas.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 28 Ago 2013, 11:28

Adenílson, voltando à estação de Acari, fiz algumas comparações entre o aerofotograma de 1975 e o local atual pelo google maps apenas para confirmar o que eu havia postado: a antiga estação ficava situada sobre a atual pista de subida da A. Clube em direção à Pavuna. Com a construção do Metrô e o consequente alargamento do canteiro central, tal alargamento se deu para o lado direito avançando alguns metros em direção à calçada de pedestres, ocupando o local onde outrora se erguia a estação. Nota-se que a pista de descida foi mantida em suas dimensões originais, tendo em vista os prédios ali existentes serem antigos, mormente o prédio de apartamentos que foi construído no início dos anos 50. Penso em brevemente procurar naquele prédio, algum morador que possua fotos da estação antiga...

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”