Página 1 de 5
Estação Pavuna
Enviado: 30 Dez 2012, 18:56
por admin
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Pavuna
Re: Estação Pavuna
Enviado: 11 Abr 2013, 14:55
por HUGO CARAMURU
Deu no Jornal do Brasil, em agosto de 1969:
Re: Estação Pavuna
Enviado: 11 Abr 2013, 14:58
por HUGO CARAMURU
A ponte de Acari. Jornal do Brasil, agosto de 1969.
Pavuna se considerava desta ponta pra trás. A estação de Acari, está logo na frente, após a ponte.
Re: Estação Pavuna
Enviado: 11 Abr 2013, 17:09
por DadoDJ
Boa, Hugo! !!

Re: Estação Pavuna
Enviado: 10 Jun 2013, 22:54
por tche
Olá pessoal! No local da foto de 1969 em que aparece o aterro na Pavuna, no lado direito em que aparece uma espécie de valão, atualmente é a pista de descida de veículos em direção à Acari, pois naquela época a Automóvel Club funcionava em mão dupla o que atualmente é a pista de subida em direção à Pavuna. O Hugo Caramuru pode confirmar isso...
Re: Estação Pavuna
Enviado: 19 Ago 2013, 13:09
por HUGO CARAMURU
estação de Pavuna.
Re: Estação Pavuna
Enviado: 19 Ago 2013, 14:40
por DadoDJ
Nossa !
Re: Estação Pavuna
Enviado: 19 Ago 2013, 17:37
por Adenilson
Excelente foto Hugo, mas a estação atual da Pavuna foi reformada nos anos 40.
Essa estação seria a original da auxiliar então, mas a mesma era em curva.
Agora fiquei confuso
Você pode falar a respeito?
Re: Estação Pavuna
Enviado: 19 Ago 2013, 20:43
por HUGO CARAMURU
Eu achei esta foto muito estranha.... Realmente Pavuna sempre foi em curva... e ao lado esquerdo da foto dá pra ver umas arvores, o que não teria em Pavuna, porque haveria um casarão. Outra coisa estranha foi o desvio com uma ponta de tres trilhos (bitola larga) que nunca soube ter existido em Pavuna no meio da plataforma... mas pus como esta´ escrito no jornal...
Re: Estação Pavuna
Enviado: 19 Ago 2013, 22:05
por Adenilson
Que bom que vocês estão postando de novo.
O debate engrandece o fórum.
Preclaro Hugo. Eu realmente precisava do seu parecer. Se você que conhece bem a ferrovia concordou comigo que estava estranho, então o martelo está mais que batido.
Para ser sincero, essa estação lembra muito a antiga de Honório Gurgel. Será que o ramal que vém em direção ao fotógrafo é o que vai até Deodoro?
Hoje o ramal se inicia a partir da linha tronco bem antes da estação, ficando independente, mas e nessa época?
Em 1949 a linha auxiliar já tinha bitola larga e estava eletrificada, mas devido à resolução da foto, pode haver dificuldade na localização da rede aérea.
Caso não seja Honório Gurgel e nem Pavuna, que estação seria?