Pessoal,
Revendo as fotos do Luiz Eduardo, lendo o que o Paulo escreveu e vendo o mapa cujo link, o Dado postou me vieram algumas hipóteses e indagações.
Na aerofotografia de 1928 dá para ver nitidamente os trilhos da circular mais afastados da fábrica e da estação da Bangu, mas o ramal que entra de fato na fábrica está antes, ou seja,
no alinhamento da estação, o que faz crer que a foto postada pelo Luiz foi batida da plataforma de Bangu.
É só ver o campo de futebol nas 2 fotos (Luiz Eduardo e aerofotogrametria) e conseguiremos traçar as posições.
O interessante é que na aero de 1928, os trilhos devem estar muito tênues ou não existiam mais. Pelo traçado do mapa da fábrica e vendo a aero de 28, parece que os trilhos iam até os fundos da fábrica, mas
não circulavam.
No mapa da fábrica parece haver antes da volta no fundo da fábrica, uma circular, mas a mesma tinha o raio muito fechado.
Então começo a ter a opinião que a ferrovia era mais para circulação interna com a locomotivazinha; quase de brinquedo pelo tamanho; poderia sim fazer curvas em raios menores.
De qualquer forma, havia um ramal vindo a E.F.C.B. para escoar ou admitir carga e fiquei pensando se uma loco maior levava a carga, deixava no trecho de espera e ia pela circularzinha da fábrica até voltar, mas esta era fechada demais para uma loco maior, então fiquei a pensar que depois de entregue a carga com os vagões, a loco maior poderia voltar, seguir pela E.F.C.B e utilizar a circular maior para a manobra.
Não descarto a possibilidade de haver um pequeno girador na fábrica.............Caramba, quanta especulação.
Abaixo coloquei alguns locais que especulo ter sido o caminho dos trilhos da circular maior.
Circular de Bangu1.jpg
Abaixo o ponto onde os trilhos já na volta da circular, pareciam passar pela Estrada de Santa Cruz entre as Ruas Cobé e Amanjé.
Circular de Bangu2.jpg
Aabaixo o local onde penso que por ali, a circular voltava para a linha tronco da E.F.C.B.
Circular de Bangu3.jpg
Se não interpretei o mapa de fábrica errado e como já tinha especulado, parecia que havia uma linha atrás da fábrica.
Ela deveria passar por aí.
Fábrica Bangu.jpg
Conclusão: Pela minha intepretação, haviam 2 ramais. Um da fábrica (objeto desse tópico) e outro que era a circular de Bangu, que deveria ter uma função parecida com o ramal de Dona Clara em Madureira.
Com a eletrificação da linha, deve ter perdido a sua função e fora desativado.
Das localidades do Google que coloquei acima, 3 eram da circular e a última do ramal da fábrica. O mapa de 1937 parece mostrar isso também.
Mudando o assunto agora e indo para uma questão mais genérica, vejam como não devemos confiar muito nesses mapas.
O mapa do link que o Dado colocou é de 1937, mas o mesmo não mostra a estação de E.Rainha (inaugurada em 1931) e mostra Engenho do Mato, teoricamente desativada na substituição por E.Rainha.