30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Enviado: 30 Mai 2013, 19:08
Saudações, pessoal !
Esta semana tivemos agradáveis surpresas, que surgiram no caminho das obras do corredor expresso TransCarioca. Primeiro surgiram trilhos de bonde em Vaz Lobo, publicados no Jornal Extra e também fotografados pela amiga Marcia Almeida, do Facebook. E na última terça-feira, a relevação supreendente, dica dada pelo amigo Adriano Santana, também via Facebook: dormentes e outros vestígios do ramal da Penha da EF Rio d'Ouro estariam sendo descobertos e desenterrados em trechos da Av.Vicente de Carvalho.
Como se sabe, este ramal, que funcionou de 1890 até os anos 1920/1930 servia primeiramente para transporte de material das obras de abastecimento de água, das adutoras de Mantiquira e Xerém. Depois passou a transportar cargas que eram embarcadas ou desembarcadas no Porto de Maria Angu, e nos meses de outubro a ferrovia superlotava de romeiros, que seguiam em direção do Santuário da Penha. O transporte se dava a partir da estação inicial (Francisco Sá ou Caju dependendo da época), com os trens entrando no ramal da Penha, a partir da estação Vicente de Carvalho. A partir do Porto de Maria Angu, chegavam romeiros transportados pelas barcas da Cia Cantareira, vindo do centro da cidade e até da Urca ! E ao chegar ao porto, eram transportados em carroças ou também nos trens da EF Rio d'Ouro.
A EF Leopoldina também tinha trens especiais, que transportavam os fiéis até a sua estação da Penha.
Pois bem, hoje partimos rumo a descobrir vestígios da ferrovia através de uma caminhada pelas avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina, por onde os trilhos do ramal passavam. Apesar de no dia anterior algumas pessoas terem passado pelo local e não terem localizado nada, fomos confiantes e fomos recompensados ! As obras estão revelando dormentes e pinos de fixação de trilhos, soterrados por mais ou menos 50cm de pavimentação ! Vejam abaixo algumas imagens:

Canteiro de obras da Transcarioca

Soterrados por uns 50cms de asfalto e paralelepípedos, dormentes da ferrovia !

Detalhe das obras

Detalhe dos dormentes semi-destruídos com as escavações

Melekh com uma peça metálica e pinos de fixação, encontrada nas escavações

Detalhe da peça. Esta ficou para o acervo "Trilhos do Rio", junto com pinos de fixação do Ramal de Tinguá (EF Rio d'Ouro) e da EF Príncipe do Grão Pará

Em outra frente, as obras revelaram mais dormentes e pavimentação antiga da Av.Vicente de Carvalho.

Melekh apontando onde ficavam os fixadores no dormente

Dentro de um dos buracos, uma surpresa ...

A antiga tubulação de abastecimento de água !

Outra placa de fixação de dormentes e trilhos

Mais dormentes no meio da obra
Mais imagens nos links abaixo:
http://trilhosdorio.blogspot.com.br/201 ... pecas.html
https://plus.google.com/photos/11255772 ... PrbvZfw0wE

Esta semana tivemos agradáveis surpresas, que surgiram no caminho das obras do corredor expresso TransCarioca. Primeiro surgiram trilhos de bonde em Vaz Lobo, publicados no Jornal Extra e também fotografados pela amiga Marcia Almeida, do Facebook. E na última terça-feira, a relevação supreendente, dica dada pelo amigo Adriano Santana, também via Facebook: dormentes e outros vestígios do ramal da Penha da EF Rio d'Ouro estariam sendo descobertos e desenterrados em trechos da Av.Vicente de Carvalho.
Como se sabe, este ramal, que funcionou de 1890 até os anos 1920/1930 servia primeiramente para transporte de material das obras de abastecimento de água, das adutoras de Mantiquira e Xerém. Depois passou a transportar cargas que eram embarcadas ou desembarcadas no Porto de Maria Angu, e nos meses de outubro a ferrovia superlotava de romeiros, que seguiam em direção do Santuário da Penha. O transporte se dava a partir da estação inicial (Francisco Sá ou Caju dependendo da época), com os trens entrando no ramal da Penha, a partir da estação Vicente de Carvalho. A partir do Porto de Maria Angu, chegavam romeiros transportados pelas barcas da Cia Cantareira, vindo do centro da cidade e até da Urca ! E ao chegar ao porto, eram transportados em carroças ou também nos trens da EF Rio d'Ouro.
A EF Leopoldina também tinha trens especiais, que transportavam os fiéis até a sua estação da Penha.
Pois bem, hoje partimos rumo a descobrir vestígios da ferrovia através de uma caminhada pelas avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina, por onde os trilhos do ramal passavam. Apesar de no dia anterior algumas pessoas terem passado pelo local e não terem localizado nada, fomos confiantes e fomos recompensados ! As obras estão revelando dormentes e pinos de fixação de trilhos, soterrados por mais ou menos 50cm de pavimentação ! Vejam abaixo algumas imagens:












Mais imagens nos links abaixo:
http://trilhosdorio.blogspot.com.br/201 ... pecas.html
https://plus.google.com/photos/11255772 ... PrbvZfw0wE
