E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Opa, vamos esclarecer melhor, pra não dar confusão pros novatos: não coexistiram os tais bondes com a linha da Rio Douro de maria Angu, mas coexistiram com a linha tronco da Rio Douro, a que vinha de Del castilho até Pavuna, cruzando-se em Vicente de Carvalho...
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Dado,
Esqueci de mancionar o seguinte:
Aquela planta azul que resgatarei no AN mostra o ramal de Maria Angu e apesar de mostrar detalhadamente todas as paradas da Rio D'ouro na linha tronco e ramais, não observei nenhuma referência como parada e/ou estação em frente a Igreja da Penha.
Pessoal,
Mudando o assunto, segue abaixo uma foto do Porto de Maria Angú, confirmando que os trilhos não iam até lá.
Imagino que os mesmos deveriam estar logo atrás do fotógrafo.
Segue a imagem.
Esqueci de mancionar o seguinte:
Aquela planta azul que resgatarei no AN mostra o ramal de Maria Angu e apesar de mostrar detalhadamente todas as paradas da Rio D'ouro na linha tronco e ramais, não observei nenhuma referência como parada e/ou estação em frente a Igreja da Penha.
Pessoal,
Mudando o assunto, segue abaixo uma foto do Porto de Maria Angú, confirmando que os trilhos não iam até lá.
Imagino que os mesmos deveriam estar logo atrás do fotógrafo.
Segue a imagem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Não me lembro agora se naquela foto (a única que eu conhecia até agora) do Porto de Maria Angu aparecia algo que sugerisse que os trilhos chegassem até a cabeceira. Algo como um vagão, carro de passageiros ou similar.
Vou ver isso depois, acho que tenho uma foto grande ...
Pois como a imagem que você postou agora é de 1928, talvez nessa época não existissem os trilhos até lá, ou talvez, o ramal inteiro não existisse mais, apesar de na foto aérea que postei anteriormente, os trilhos aparecerem ... depois vou explicar isso melhor ...
Agora, Adenilson ... QUE FOTO LINDA ! ! !
Vou ver isso depois, acho que tenho uma foto grande ...
Pois como a imagem que você postou agora é de 1928, talvez nessa época não existissem os trilhos até lá, ou talvez, o ramal inteiro não existisse mais, apesar de na foto aérea que postei anteriormente, os trilhos aparecerem ... depois vou explicar isso melhor ...
Agora, Adenilson ... QUE FOTO LINDA ! ! !
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Meu Deus.... Maria Angu, em claro e nítido tom.... Fiquei até sem ar.. sensacional!!!
Agora, sobre trilhos... Esse era o píer do Porto de Maria Angu no final da atual Rua Pirangi, não o píer da EFRdO de Maria Angu, aproximadamente na direção da Atual ETE da Cedae. Neste sim deviam haver trilhos. São píeres diferentes, entre eles aproximadamente de 2 a 3 km, apesar de estarem na mesma praia, Maria Angu.
Agora, sobre trilhos... Esse era o píer do Porto de Maria Angu no final da atual Rua Pirangi, não o píer da EFRdO de Maria Angu, aproximadamente na direção da Atual ETE da Cedae. Neste sim deviam haver trilhos. São píeres diferentes, entre eles aproximadamente de 2 a 3 km, apesar de estarem na mesma praia, Maria Angu.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Dado.
Valeu pelos comentários
Amaral.
Como disse o Dado existe uma foto "clássica" batida do sentido da baia para a costa do Porto de Maria Angu.
Consegui a foto e coloco abaixo. Vendo a foto acima, também não vejo trilhos chegando ao Pier, mas imaginar que o pier atendido pela ferrovia não teria a mesma chegando até o ponto de ancoragem dos navios, seria um atentado contra a logística.
Você, que é especialista nessa região, poderia responder se o Pier acima é o mesmo que postei ontem?
O pier acima me parece mais longo em direção a baia, mas poderia ser o ângulo.
Eu até me lembrei disso na hora que vi a imagem no MIS.
Pensei: "Puxa vida, o pier parece bem maior na foto tirada do sentido inverso"
De qualquer forma, o Augusto Malta se reportou a imagem como o Porto de Maria Angu.
Será que os dois piers seriam chamados assim?
Valeu pelos comentários
Amaral.
Como disse o Dado existe uma foto "clássica" batida do sentido da baia para a costa do Porto de Maria Angu.
Consegui a foto e coloco abaixo. Vendo a foto acima, também não vejo trilhos chegando ao Pier, mas imaginar que o pier atendido pela ferrovia não teria a mesma chegando até o ponto de ancoragem dos navios, seria um atentado contra a logística.
Você, que é especialista nessa região, poderia responder se o Pier acima é o mesmo que postei ontem?
O pier acima me parece mais longo em direção a baia, mas poderia ser o ângulo.
Eu até me lembrei disso na hora que vi a imagem no MIS.
Pensei: "Puxa vida, o pier parece bem maior na foto tirada do sentido inverso"
De qualquer forma, o Augusto Malta se reportou a imagem como o Porto de Maria Angu.
Será que os dois piers seriam chamados assim?
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Amaral, Dado e demais foristas.
Vejam que interessante.
Na primeira página desse tópico, o Melekh postou 2 mapas do pier.
Na foto superior, imediatamente abaixo dá para ver os 2 piers, sendo pelo que você falou e se não entendi errado, o pier da foto do Augusto Malta seria o que está mais a esquerda, sendo o mais curtinho e o que recebia os trens da Rio D'ouro, o mais a direita.
Repare como a ferrovia vai até a ponta do pier.
Na segunda foto abaixo, algo contraditório em relação a primeira foto. A ferrovia não chega até a ponta do pier e o pier mais curtinho, sequer está lá.
Vejam que interessante.
Na primeira página desse tópico, o Melekh postou 2 mapas do pier.
Na foto superior, imediatamente abaixo dá para ver os 2 piers, sendo pelo que você falou e se não entendi errado, o pier da foto do Augusto Malta seria o que está mais a esquerda, sendo o mais curtinho e o que recebia os trens da Rio D'ouro, o mais a direita.
Repare como a ferrovia vai até a ponta do pier.
Na segunda foto abaixo, algo contraditório em relação a primeira foto. A ferrovia não chega até a ponta do pier e o pier mais curtinho, sequer está lá.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Adenilson, 100% que é o mesmo pier. Essa até hoje era única foto que eu conhecia de Maria Angu.
Agora, sobre o nome, Augusto Malta se referiu corretamente ao píer. Este era o Porto de Maria Angu, existente desde épocas remotas (óvio que o pier da foto é uma construção mais moderna e posterior ao pier original). E para aí. O Porto de Maria Angu era apenas um e era este aí das duas fotos.
Quanto à ponte da EFRdO, salvo alguma excessão, todos aqueles relatórios ministeriais e outros documentos citam o Ramal da Penha como iniciando em Vicente de Carvalho e terminando na Estação Fazenda Grande. Os que citam a existência da Ponte, sempre citam a existência da Ponte de atração de Barcas no final da ramal, no litoral da Fazenda Grande na Praia de Maria Angu em frente a Ilha do Annel, que provavelmente é a atual Ilha do Raimundo. Eles não chamam de píer de Maria Angu, mas sim falam em uma ponte de atracação que se localizava na Praia de Maria Angu. A Praia de Maria Angu ficava entre a Praia de Inhauma e o Saco do Viegas e se extendia aproximadamente do atual Piscinão de Ramos (em frente a Rua Luiz Câmara) até a Casa do Marinheiro (em frente à RUa Gruçaí).
Pelo que indicam alguns mapas, os trilhos avançavam por esta Ponte de Atracação em Maria Angu, agora, em que período isso ocorreu ou se ocorreu realmente, não posso afirmar.
Em resumo, as fotos são do Píer do Porto de Maria Angu. Falta ainda uam foto do Píer de Atracação das Barcas da EFRdO em Maria Angu.
Agora, sobre o nome, Augusto Malta se referiu corretamente ao píer. Este era o Porto de Maria Angu, existente desde épocas remotas (óvio que o pier da foto é uma construção mais moderna e posterior ao pier original). E para aí. O Porto de Maria Angu era apenas um e era este aí das duas fotos.
Quanto à ponte da EFRdO, salvo alguma excessão, todos aqueles relatórios ministeriais e outros documentos citam o Ramal da Penha como iniciando em Vicente de Carvalho e terminando na Estação Fazenda Grande. Os que citam a existência da Ponte, sempre citam a existência da Ponte de atração de Barcas no final da ramal, no litoral da Fazenda Grande na Praia de Maria Angu em frente a Ilha do Annel, que provavelmente é a atual Ilha do Raimundo. Eles não chamam de píer de Maria Angu, mas sim falam em uma ponte de atracação que se localizava na Praia de Maria Angu. A Praia de Maria Angu ficava entre a Praia de Inhauma e o Saco do Viegas e se extendia aproximadamente do atual Piscinão de Ramos (em frente a Rua Luiz Câmara) até a Casa do Marinheiro (em frente à RUa Gruçaí).
Pelo que indicam alguns mapas, os trilhos avançavam por esta Ponte de Atracação em Maria Angu, agora, em que período isso ocorreu ou se ocorreu realmente, não posso afirmar.
Em resumo, as fotos são do Píer do Porto de Maria Angu. Falta ainda uam foto do Píer de Atracação das Barcas da EFRdO em Maria Angu.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Não sei o porquê, talvez seja meu otimismo inveterado, mas algo me diz que encontraremos em breve uma foto desse outro porto, onde paravam os trens da EFRdO.Francisco Amaral escreveu:Adenilson, 100% que é o mesmo pier. Essa até hoje era única foto que eu conhecia de Maria Angu.
Agora, sobre o nome, Augusto Malta se referiu corretamente ao píer. Este era o Porto de Maria Angu, existente desde épocas remotas (óvio que o pier da foto é uma construção mais moderna e posterior ao pier original). E para aí. O Porto de Maria Angu era apenas um e era este aí das duas fotos.
Quanto à ponte da EFRdO, salvo alguma excessão, todos aqueles relatórios ministeriais e outros documentos citam o Ramal da Penha como iniciando em Vicente de Carvalho e terminando na Estação Fazenda Grande. Os que citam a existência da Ponte, sempre citam a existência da Ponte de atração de Barcas no final da ramal, no litoral da Fazenda Grande na Praia de Maria Angu em frente a Ilha do Annel, que provavelmente é a atual Ilha do Raimundo. Eles não chamam de píer de Maria Angu, mas sim falam em uma ponte de atracação que se localizava na Praia de Maria Angu. A Praia de Maria Angu ficava entre a Praia de Inhauma e o Saco do Viegas e se extendia aproximadamente do atual Piscinão de Ramos (em frente a Rua Luiz Câmara) até a Casa do Marinheiro (em frente à RUa Gruçaí).
Pelo que indicam alguns mapas, os trilhos avançavam por esta Ponte de Atracação em Maria Angu, agora, em que período isso ocorreu ou se ocorreu realmente, não posso afirmar.
Em resumo, as fotos são do Píer do Porto de Maria Angu. Falta ainda uam foto do Píer de Atracação das Barcas da EFRdO em Maria Angu.
E comparando as imagens acima, o local é realmente o mesmo. Há um curso d'água ao lado do píer tanto em uma foto quanto na outra.
Então finalizando, este porto de Maria Angu das imagens acima não recebia os trens da EF Rio d'Ouro nem as barcas da Cia.Cantareira. Esse cais da foto é o que aparece na imagem aérea que postei, do AGCRJ, certo ?
Vamos em busca do outro píer, onde os trens paravam ... as pesquisas continuam ...
Editado pela última vez por DadoDJ em 09 Out 2012, 09:21, em um total de 1 vez.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Adenílson, é exatamente isso que vc deduziu. A ponte mais a esquerda no mapa era o Porto de Maria Angu; mais a direita a Ponto de Atracação.
Essa foto tirou todas a minhas dúvidas de localização devido à posição das Ilhas entre o litoral e a Ilha do Governador.
Fiz uma comparação abaixo. Na foto aparecem da esquerda para a direita:
- Em vermelho a Ilha do Raimundo, antiga Ilha do Annel.
- Em amarelo a Ilha de Santa Rosa, inclusive com os dois pequenos rochedos no detalhe.
- Em azul a antiga Ilha do Camambé que foi unida à Ilha do Governador através de aterro para construção da Base Aérea do Galeão.
- Em verde a posição aproximada do Píer do Porto de Maria Angu com as 2 Ilhas à frente, no mesmo ângulo da foto.
Em relação as duas fotos serem o mesmo píer, o Dado visualizaou bem. Nas duas fotos há um curso d'água que vem do lado esquerdo, passa por trás do píer e desagua do lado direito dele. As fotos são do memso píer.
Sim Dado, a imagem aérea que vocês conseguiu mostra este píer.
Essa foto tirou todas a minhas dúvidas de localização devido à posição das Ilhas entre o litoral e a Ilha do Governador.
Fiz uma comparação abaixo. Na foto aparecem da esquerda para a direita:
- Em vermelho a Ilha do Raimundo, antiga Ilha do Annel.
- Em amarelo a Ilha de Santa Rosa, inclusive com os dois pequenos rochedos no detalhe.
- Em azul a antiga Ilha do Camambé que foi unida à Ilha do Governador através de aterro para construção da Base Aérea do Galeão.
- Em verde a posição aproximada do Píer do Porto de Maria Angu com as 2 Ilhas à frente, no mesmo ângulo da foto.
Em relação as duas fotos serem o mesmo píer, o Dado visualizaou bem. Nas duas fotos há um curso d'água que vem do lado esquerdo, passa por trás do píer e desagua do lado direito dele. As fotos são do memso píer.
Sim Dado, a imagem aérea que vocês conseguiu mostra este píer.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Francisco Amaral em 09 Out 2012, 09:42, em um total de 1 vez.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Amaral.
Perfeita a explicação.
Foi tão boa a explicação, que talvez até alguém que sequer conhecesse o RJ, entenderia.
Dado.
Você não ficou atrás em relação a observação do curso d'água.
A questão é que realmente devido ao ângulo dá a "falsa impressão" que o pier é mais longo na foto aérea.
Existe um "chanfrado" no lado esquerdo da foto baixa, quase saindo do enquadramento, onde há um calhambeque e dá para ver nitidamente na foto aérea (lado oposto ao curso d'água).
Esse detalhe também confirma a questão.
Pelo mapa postado originalmente pelo Melekh, vemos que então a Fazenda Grande (local de atracação das barcas) tinha um pier mais longo e com uma saliência bilateral, deixando-o
com um formato aproximado de remo.
Vamos lá. As pesquisas continuam.
Perfeita a explicação.
Foi tão boa a explicação, que talvez até alguém que sequer conhecesse o RJ, entenderia.
Dado.
Você não ficou atrás em relação a observação do curso d'água.
A questão é que realmente devido ao ângulo dá a "falsa impressão" que o pier é mais longo na foto aérea.
Existe um "chanfrado" no lado esquerdo da foto baixa, quase saindo do enquadramento, onde há um calhambeque e dá para ver nitidamente na foto aérea (lado oposto ao curso d'água).
Esse detalhe também confirma a questão.
Pelo mapa postado originalmente pelo Melekh, vemos que então a Fazenda Grande (local de atracação das barcas) tinha um pier mais longo e com uma saliência bilateral, deixando-o
com um formato aproximado de remo.
Vamos lá. As pesquisas continuam.