E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 24 Abr 2012, 01:46

Amanhã lerei com mais calma e principalmente irei analisar as fotos postadas. Mas já adianto que a Rua Equador, citada nas fotos, é a atual Quito.

Sobre o PAA de 1906, 100% de certeza que a ponte que aparece nela é sobre aquele canal ao lado do Shopping da Penha que trasnbordou alguns anos atras, inundando e matando algumas pessoas no estacionamento do shopping. E o desvio não mostra as variantes "Av. Bras de pina x EF Leopoldina". A ditancia entre elas é de no máximo 15m (vide largura da rua). Então ali era um desvio para dentro do terreno dos atuais sopping. Se era uma estação ou não, é outra história.

Outra coisa que localiza o PAA é que o PAA seguinte, de 1908, substitui o anterior. Ele mostra o mesmo lugar, apenas se estendendo mais à frente e abrangendo também o Largo da Penha. Notem que os leitos original e planejado da Bras de Pina, são os mesmos nos dois PAA.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 24 Abr 2012, 15:22

Francisco Amaral escreveu:Amanhã lerei com mais calma e principalmente irei analisar as fotos postadas. Mas já adianto que a Rua Equador, citada nas fotos, é a atual Quito.
Eu já havia reparado isso antes ... agora é curioso a escolha de nomes ... tiraram o nome do país, e colocaram o nome da capital do país
Sobre o PAA de 1906, 100% de certeza que a ponte que aparece nela é sobre aquele canal ao lado do Shopping da Penha que trasnbordou alguns anos atras, inundando e matando algumas pessoas no estacionamento do shopping. E o desvio não mostra as variantes "Av. Bras de pina x EF Leopoldina". A ditancia entre elas é de no máximo 15m (vide largura da rua). Então ali era um desvio para dentro do terreno dos atuais shopping. Se era uma estação ou não, é outra história.
Ótimo, Amaral ! Sabendo onde ficava o trecho mostrado no PAA do desvio da EFRdO, podemos já traçar alguns parâmetros e possibilidades !
Acho que temos um mapa que pode mostrar algo na região: aquele de azulejos, colocado em paredes de alguns colégios públicos cariocas ! Ali tem ramais e sub-ramais, inclusive particulares e militares, que até hoje merecem pesquisa e/ou são um mistério !

Outra coisa que localiza o PAA é que o PAA seguinte, de 1908, substitui o anterior. Ele mostra o mesmo lugar, apenas se estendendo mais à frente e abrangendo também o Largo da Penha. Notem que os leitos original e planejado da Bras de Pina, são os mesmos nos dois PAA.
Valeu, Amaral !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 24 Abr 2012, 15:54

Melekh escreveu: Imagem

Primeira imagem:

Em cima Rua Macapuri, já próximo à Rua Leopoldina Rego (à época, Estrada da Penha) vista a frente junto ao leito da EF Norte.
macapuri.JPG
Lado direito Rua Equador citada é a atual Rua Quito. Certamente com o fotógrafo voltado para a Penha Circular pela ausência da ladeira existente no início desta. Possivelmente o fotógrafo está na mesma esquina mostrada na próxima foto porém girando 90º para a direita. Rua Quito com Ten Arakem Batista. Ramal de Maria Angu cruzava a Rua Quito (Equador) a uns 50m atras do fotógrafo.
quito.JPG
Em baixo Rua Ten Araquem Batista com o cruzamento com a Quito à frente. O cruzamento seguinte, visto bem ao fundo é com a Rua Leopoldina Rego (à época Estrada da Penha) e paralelo a esta, o leito da EF Norte. Ao lado esquerdo, paralelamente à Rua Ten Araquem batista na faixa escura, corre o leito do ramal de Maria Angu. Estamos vendo de frente, ao fundo, o cruzamento da EF Norte com ramal de Maria Angu.
araquem.JPG
Melekh escreveu: Imagem
Segunda imagem:

Em cima Canal da Rua Gruçaí, provavelmente tirada sobre a ponte da Rua Costa Rica, voltada para a futura Av. Brasil, já que não aparece a igreja da Penha ao fundo. As serras à distância provavelmente são da região serrana.
Esta pode ter sido tb batida na ponte da Rua Quito. Não sei quando houve o fechamento daquele trecho onde atualmente o rio corre no subsolo e tb não sei a data desse "O malho".
canal.JPG
Lado direito mostra área do Cortume Carioca. São as mesmas construções mostradas ao fundo na segunda foto da imagem anterior. Esquina de Rua Quito com Jacurutã. Era uma divisão do cortume de químicos, se não me engano. Foi onde houve uma grande explosão na primeira metade do século passado. Pode ser também a esquina seguinte (Quito com Rua do Couto), assim como na anterior, não sei se o arruamento já era da forma definitiva à época das fotos.
jacuruta.JPG
Em baixo novamente o canal da Rua Gruçaí, mostrando a ponte de onde foi tirada a foto de cima só que do ângulo invertido, voltado para Olaria. Os morros ao fundo são os morros próximo ao Getúlio Vargas. afoto original foi batida do outro lado do canal, pois o Maps não fotografou o local correto.
Vale o mesmo das primeiras em relação à data e arruamento, pode ser no cruzamento com a Quito.
gruçai.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 24 Abr 2012, 18:02

Show de bola !
app app app
Valeu !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 24 Abr 2012, 19:47

Amaral,


Esta é a vantagem de conhecer o local de "cabo a rabo".

Valeu mesmo, isso soma muito as nossas pesquisas.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 03 Mai 2012, 00:09

Companheiros,


Coloco aqui algumas páginas do Guia Rex de 1955, segundo me disse o Sr. Rubinho que cedeu o mesmo.

Notem que em alguns trechos. parece que os trilhos do Ramal foram retirados e em outros não.

O mais interessante eque tem sido motivo de controvérsias e que o último Mapa traz o local exato do Porto de Maria Angú, final de linha.

Vejam a seguir na ordem de partida, saindo da Estação Vicente de Carvalho.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Em breve mais novidades

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Mai 2012, 09:50

Muito bom Melekh!

Sobre os mapas.
Todos sabemos que mapas quase sempre possuem pontos desatualizados. Com certeza os trecho em que aparecem trilhos são desatualizações. Nota-se que os trilhos aparecem em páginas inteiras, e somem em páginas inteiras tb. Ou seja, esqueceram de tirá-los em algumas das páginas. O Estranho é eles ainda aparecerem em 1955. Alguém sabe quando foi editado o primeiro guia rex? Ou então ainda seria alguma sobra dos mapas usados pelo guia rex como base.

Sobre aparecer o píer da Rio d'Ouro na baía, muito interessante. É ali mesmo que imaginava que o píer acabava, se ainda resta alguma coisa, está enterrada sob as quadras de tênis da área da marinha.

Agora, insisto que acho que ali era somente o píer da Rio d'Ouro. Se vcs notarem, mais à esquerda, aparece outro píer, e ali é onde acho que ficava o porto, bem na direção do final da Rua Pirangi.

O que fiquei mais curioso sobre esses mapas, é o fato de só ter havido aterro até a Av. Brasil. Algum de vocês tem a informação de quando foram feitos os aterros da área da marinha? Foi feito posteriormente em relação à Av. Brasil? Sempre achei que haviam sido simultâneos. E o mapa é de quase 15 anos apos a construção da Av. Brasil. Teria o porto ainda sobrevivido alguns anos após a Av. Brasil? Ou é só mais uma desatualização de mapas?

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Mai 2012, 10:08

Descobri que as intalações do atual CIAGA, que fica na área do outro lado da Av. Brasil entre a Rua Pirangi e a Rua Nair foi construído em 1956. Ou seja, existe a possibilidade de os píers terem existido até quase esta data.

As aerografias da área matariam a charada do local do porto. Adenilson, como eu faço para conseguir elas, ou pelo menos vê-las? É muito complicado? Tenho muita curiosidade quanto a toda essa área, Matadouro, IAPI, Maria Angu, etc...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 03 Mai 2012, 11:09

Oi Amaral, tudo tranqüilo?
Vamos por parte.

1) Concordo com você em relação às atualizações, ou melhor, desatualizações dos guia rexs. Mesmo no TGVBR eu e os demais foristas tivemos muitas dificuldades em estimar a contemporaneidade das variantes antigas e definitivas da Rio D'ouro.
Em função dessa desatualização, chegamos a uma data entre 1898 e 1907, mesmo assim um "range" grande.
Em cima do comentário acima realmente parece que algumas páginas foram atualizadas e outras não. Era como se os caras apenas se importassem com alteração de logradouros e não das ferrovias.
Como explicar que a Estação de Engenheiro Leal está citada como existente em um guia rex de 1985, tendo sido a mesma demolida por volta de 1970?

2) Em relação aos aterros, o que me parece é que a Avenida Brasil (nesse ponto) foi aberta não sobre aterro, mas em terra firme original.
A praia está citada às margens da Avenida Brasil na época, dando a impressão que o aterro partiu daquele ponto baia a dentro.

3) Em relação às aerofotografias, volto a pedir desculpas a todos os foristas como, mesmo involuntariamente, fui negligente ao esquecer de visualizar as aerofotografias na região da Penha em 1928, assim trazer a foto da parada Henrique Scheid abandonada lá no meio da Suburbana.
Falando sobre a Penha, eu nem mesmo sei te dizer se o trecho foi abrangido pelas fotos, pois diferentemente da foto da Suburbana, sequer cheguei a ve-la.
Uma coisa é certa, não existe registro da região da Rio d'ouro antes da Pavuna e depois de Inhaúma.
Para visualizar as fotos, você tem que ligar para o Arquivo Geral da Cidade e marcar uma visita para pesquisa ao acervo.
No dia marcado, vc poderá levar apenas lápis e papel para anotar alguma coisa.
Caneta, celular, Ipod e coisas do gênero são cautelados na portaria.

Eles te indicaram o andar e você pode direto ir perguntando pelas aerofotografias de 1928. Eles te darão luvas e você visualizará folha por folha, sem poder acumula-las na mesa de consulta.
Existe um catálogo por bairros que serve de prefácio para as aerofotografias.
Você será bem tratado, pois os (as) estagiário(a)s de apoio ao pesquisador são bastante educado(a)s.

Para a aquisição das fotos, o processo é mais complicado, mas não se esqueça de anotar todos os códigos da sua consulta, pois você não precisará voltar ao Arquivo se decidir comprar as fotos.
Se você tiver tempo, poderás consultar o arquivo digitalizado também.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Um abraço. okk

Francisco Amaral escreveu:Descobri que as intalações do atual CIAGA, que fica na área do outro lado da Av. Brasil entre a Rua Pirangi e a Rua Nair foi construído em 1956. Ou seja, existe a possibilidade de os píers terem existido até quase esta data.

As aerografias da área matariam a charada do local do porto. Adenilson, como eu faço para conseguir elas, ou pelo menos vê-las? É muito complicado? Tenho muita curiosidade quanto a toda essa área, Matadouro, IAPI, Maria Angu, etc...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 04 Mai 2012, 10:54

Amaral,




Sobre os mapas estou de acordo, muitos estão desatualizados, pois como bem disse o companheiro Adenilson, na questão da estação Engenheiro Leal, podemos ver o disparate e isso acontece muito.

Você comentou que te parecia estranho que os trilhos da EFRD – Ramal da Penha ainda aparecerem em 1955; logo posto aqui uma foto do Jornal O Globo, datada de 1956, onde eles ainda aparecem.

Já sobre o píer, acredito ter ajudado postando o mapa da época, mas acho que ele não mais estivesse em operação.

Segue a foto.



Imagem

Responder

Voltar para “Ramal da Penha (Maria Angu)”