E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 04 Mai 2012, 10:58

Bem lembrado Melekh.

Além dessa foto, tem aquela outra onde aparece a Standard Eletric, onde atualmente é o Shopping Carioca.
A foto é dos anos 60 e mostra os trilhos da Rio D'ouro.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 04 Mai 2012, 14:00

Mas estes trilhos, são da Rio d'Ouro ou dos bondes? Acredito mais na 2ª hipótese.
Pela posição, os trilhos devem ser do bonde Penha-Madureira que fazia o retorno ali no largo.

Se fossem trilhos da Rio d'Ouro, deviam passar bem mais próximos de onde está o Caminhão do "O Globo" pois eles seguiam pela atual Monsenhor Alves da Rocha e os da foto parecem estar se curvando à esquerda para retornar.

Na foto da Standard Eletric, os trilhos que aparecem mais visíveis também são da mesma linha de bonde. Só que acho que nela aparecem alguns trilhos semi soterrados sob os paralelepídedos próximo ao fotógrafo. Mas os trilhos da Rio d'Ouro com certeza não estavam em tão bom estado.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 04 Mai 2012, 15:40

Adenilson escreveu:Oi Amaral, tudo tranqüilo?
Vamos por parte.

2) Em relação aos aterros, o que me parece é que a Avenida Brasil (nesse ponto) foi aberta não sobre aterro, mas em terra firme original.
A praia está citada às margens da Avenida Brasil na época, dando a impressão que o aterro partiu daquele ponto baia a dentro.
Acabei esquecendo de comentar esta parte do seu comentário.

Sim, a Av. Brasil deve ter sido aberta sob "terra firme", mas sob qual conceito de "firme"? Firme para um ser humano caminhar sobre ela, ou firme para de construir uma via rodoviária de fluxo intenso? Toda aquela área era originalmente de manguezal. A casa dos meu pais fica mais de 500 metros adentro do continente e o solo é extremamente úmido e arenoso.

Com certeza foi feita uma boa quantidade de aterro ali para drenagem e terreplenagem do solo e para retificar o litoral. Fora o aterro posterior para a área da marinha.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 05 Mai 2012, 23:40

Amaral,


Compreendo a sua dúvida, mas o trilho de bonde difere de um trilho de ferrovia, compare o trilho da postagem do Jornal o Globo, com os trilhos de bonde que se segue.

Provavel trilho da E.F. Rio D'Ouro,


Imagem


Trilhos de bonde.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Amaral, voce poderá notar neste Mapa de 1922, que no local não passava linha de bonde, somente da E.F. Rio Douro, vide abaixo.


Imagem


Compare com a convenção do Mapa.


Imagem


Eu tenho uma foto mostrando qiue o bonde passava por um outro caminho, vou procurar.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 06 Mai 2012, 00:11

Amaral.
Talvez eu tenha me expressado mal. O que eu quis dizer com terra firme, de fato foi em relação ao terreno original sem algum tipo de intervenção humana naquele guia rex que a Avenida Brasil margeia a Baia.
O terreno pode ter sofrido algum tipo de intervanção em relação à terraplanagem e por conseqüência, a compactação do solo, para o tráfego na Avenida Brasil, mas a indicação da praia no guia, faz realmente crer que a orla naquela período ainda era a original.
O Rio de Janeiro era originalmente um grande mangezal mesmo.
Entendo quando você se referiu ao solo úmido, mas em relação ao aterrramento do solo, que prolongou o mesmo baia a dentro, este pareceu ainda não ter ocorrido no guia rex de 1955, pelo menos naquele ponto.

Francisco Amaral escreveu:
Adenilson escreveu:Oi Amaral, tudo tranqüilo?
Vamos por parte.

2) Em relação aos aterros, o que me parece é que a Avenida Brasil (nesse ponto) foi aberta não sobre aterro, mas em terra firme original.
A praia está citada às margens da Avenida Brasil na época, dando a impressão que o aterro partiu daquele ponto baia a dentro.
Acabei esquecendo de comentar esta parte do seu comentário.

Sim, a Av. Brasil deve ter sido aberta sob "terra firme", mas sob qual conceito de "firme"? Firme para um ser humano caminhar sobre ela, ou firme para de construir uma via rodoviária de fluxo intenso? Toda aquela área era originalmente de manguezal. A casa dos meu pais fica mais de 500 metros adentro do continente e o solo é extremamente úmido e arenoso.

Com certeza foi feita uma boa quantidade de aterro ali para drenagem e terreplenagem do solo e para retificar o litoral. Fora o aterro posterior para a área da marinha.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 06 Mai 2012, 00:23

Melekh, tudo bem?

Acabei de ver o seu post e acredito no seguinte:

Comparando várias fotos que você postou no início do tópico, tem uma representação artística de 1904 que parece mostrar 2 trilhos na região, sendo um da Rio D'ouro e o outro talvez de bonde.
Nesse comparativo, existe uma foto do Malho que é possível ver em destaque os trilhos da Rio D'ouro, bem diferentes de trilhos de bonde.

Agora sinceramente, esses trilhos da foto da agência O Globo me parecem ser de bonde mesmo e a distância do mesmo mostra-se maior da Igreja que o trilho da foto do Malho.

Sobre o mapa da década de 20 não mostrar trilhos de bonde, isso pode trazer um paradoxo com o que a princípio pode estar representado na representação artística de 1904.

Complementando, mesmo que na década de 20 (séc XX) não passassem bondes na região, ma década de 60 (péríodo provável da foto do O globo), poderia e até deveria passar.

De qualquer forma observando melhor a foto do O Globo, vejo uma "cicatriz" no paralelepípedo logo acima do lado posterior da seta que você colocou na foto.

Quem sabe aqueles não poderiam ser os trilhos?

Tudo isso pessoal, é apenas a minha opinião.

De qualquer forma, fico cada vez mais convencido que não existia uma estação ou parada Penha da Rio D'ouro, no máximo um estribo.

Abraço a todos! okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 06 Mai 2012, 00:37

Adenilson,


O local que passava o bonde não era por ali, segundo a foto que possuo, eles passavam próximo a linha do trem, na rua Rua José Mauricio, logo mostrarei aqui assim que achar a foto.

O detalhe é que a casa - suposta estação - lá aparece.

Aguarde.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 06 Mai 2012, 01:05

Bom pessoal,


Encontrada a foto, vamos as comparações.


Foto antiga com a provavel

Estação Penha da EFRD

Imagem


Foto mais recente com a mesma casa com circulo em vermelho e o bonde na Rua José Mauricio, note o local demarcado em azul.


Imagem


O mesmo local atualmente na rua José Mauricio.



Imagem



Note que a suposta estação já existe a muito tempo e a linha da Rio D'Ouro me pareceu está próxima ao local.


O que acham?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 06 Mai 2012, 01:10

Grande Melekh !
Ótimas fotos !
O negócio tá "esquentando" ...
Ainda não achei algo mais contundente que provasse a existência de uma Parada/Estação da EFRdO na Penha, mas encontrei documentos que sugerem algo ...

Trecho do Diário Oficial da União (DOU) de 27/09/1899:
DOU 27-09-1899 - Festa da Penha e tráfego de trens.JPG
Trecho do Diário Oficial da União (DOU) de 20/09/1905:
DOU 20-09-1905 - Festa da Penha e tráfego de trens.JPG
Trecho do Diário Oficial da União (DOU) de 01/10/1902
DOU 01-10-1902 - Festa da Penha e tráfego de trens.JPG
Depois eu comento ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 06 Mai 2012, 08:53

Bom dia pessoal,

Vamos aos meus comentários e opiniões:

Melekh. Não resta dúvidas para mim que se trata da mesma casa, quando você comparou uma foto lá do início do século XX com uma de meados.
Penso que aquela casa está a 90º da Rua José Maurício e fora do trajeto da Rio D'ouro conforme conhecemos.
Fiz uma estimativa e o loca hoje parece conter um grande edifício residencial bege com lojas no térreo.
Acho que a linha deveria passar próximo a uma torre a direita do local apontado por você com um círculo vermelho e ir convergindo en direção a José Maurício, da direita para a esquerda, mas passando bem atrás da casa.

Dado: Pode até parecer que estou meio polêmico, não? :lol:
Mas os textos sobre o tráfego para a Penha me fazem crer justamente que não havia uma estação da Rio D'ouro (a não ser que algo novo surja).
O primeiro artigo do diário menciona paradas e estações no trecho e mais a Praça da Penha, dando a entender que esta estaria exclusa das duas categorias anteriores.

Ainda no mesmo artigo, existe a menção da estação da Penha, mas para mim pelo menos, ficou claro que se trata da estação da Leopoldina, existente até hoje.

No segundo artigo, voltei a ficar confuso: A partir de determinado momento as estações Mangueira, Benfica :ttn: e Praia Pequena são citadas em seqüência.
Como pode ser, independente de qual Benfica seja (E.F.Norte ou E.F.Rio d'ouro)?
Ou tem a ver com aquela questão do ramal de Ana Neri ou havia um triângulo de reversão do lado oposto de onde conhecemos na parada Benfica da E.F.Norte.

Outro fato que já estava para comentar com você há um certo tempo é que em várias oportunidades, as Paradas Praia Pequena e Liberdade são citadas, sem mostrar a Parada Venda Grande.
Será que esta era uma estação de uso comercial apenas?
Bom. Isso é papo para o tópico da Rio D'ouro: trecho Cajú-Liberdade. ;)

Estou ansioso pelos seus comentários (Dado e Melekh).

Tenham um excelente domingo!

Responder

Voltar para “Ramal da Penha (Maria Angu)”