Dados, documentos e informações sobre o trecho
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- Usuário Diamante
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Estive observando bem, e esse trecho da rua Carlos Seidl que aparece na foto foi absorvido com a abertura da Avenida Brasil, e o morro que apareces pode ser no Pedregulho, no trecho próximo à AV. Prefeito Olimpio de Melo, antiga rua da Alegria; Esse morro possui um conjunto habitacional conhecido como "Minhocão", e pode ser visto da Avenida Brasil...
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- Usuário Ouro
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Senhores, como vão?
Faz tempo que não dou pitacos por aqui, mais por vergonha de não ter o empenho de vcs do que por falta de tempo. Mas estou sempre acompanhando as novidades.
Sobre a foto acima, encontrei o local da mesma. O pequeno imóvel a frente ainda está de pé e fica na Rua General Gurjão.
https://goo.gl/maps/WCP75
Encontrei, pq na foto do outro tópico com a Estação do Caju tirada no mesmo dia, aparece a Serraria de outro ângulo ao lado da chaminé do centro da foto. Aí foi só seguir as direções.
Esta foto provavelmente foi tirada de uma das janelas da grande fábrica que aparece à esquerda da foto do outro tópico.
Faz tempo que não dou pitacos por aqui, mais por vergonha de não ter o empenho de vcs do que por falta de tempo. Mas estou sempre acompanhando as novidades.
Sobre a foto acima, encontrei o local da mesma. O pequeno imóvel a frente ainda está de pé e fica na Rua General Gurjão.
https://goo.gl/maps/WCP75
Encontrei, pq na foto do outro tópico com a Estação do Caju tirada no mesmo dia, aparece a Serraria de outro ângulo ao lado da chaminé do centro da foto. Aí foi só seguir as direções.
Esta foto provavelmente foi tirada de uma das janelas da grande fábrica que aparece à esquerda da foto do outro tópico.
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- Usuário Ouro
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Só complementando:
1- A serraria provavelmente ficava na Carlos Seidl (Pr. do Retiro Saudoso) próximo à esquina com a General Sampaio do lado esquerdo a partir desta. Se aquela Aerofotometria de 1928 for mais ampla e pegar um pouco mais para a esquerda, ela deverá aparecer.
2- O morro que aparece na foto é o que é rodeado pela Carlos Seidl.
3- Por se tratar da General Gurjão, os trilhos não deveriam ser da Rio d'Ouro. Provavelmente são de bondes. Há rede aérea.
1- A serraria provavelmente ficava na Carlos Seidl (Pr. do Retiro Saudoso) próximo à esquina com a General Sampaio do lado esquerdo a partir desta. Se aquela Aerofotometria de 1928 for mais ampla e pegar um pouco mais para a esquerda, ela deverá aparecer.
2- O morro que aparece na foto é o que é rodeado pela Carlos Seidl.
3- Por se tratar da General Gurjão, os trilhos não deveriam ser da Rio d'Ouro. Provavelmente são de bondes. Há rede aérea.
- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Imensa satisfação em revê-lo por aqui, Amaral ! Legal !
Importantes observações, vou analisar com mais calma mais tarde, tô entrando aqui rapidinho ...
Importantes observações, vou analisar com mais calma mais tarde, tô entrando aqui rapidinho ...
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- Usuário Diamante
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Dado e demais foristas. Por falar em reviver o fórum. Li uma notícia sobre a inauguração das paradas do Capão e Brás de Pinna, mas esta última da Rio D'ouro?
Depois fiquei conjecturando o seguinte: Sempre levantamos a hipótese de ter havido uma parada intermediária no ramal de Maria Angu. Seria esta?
Segue a reportagem.
Depois fiquei conjecturando o seguinte: Sempre levantamos a hipótese de ter havido uma parada intermediária no ramal de Maria Angu. Seria esta?
Segue a reportagem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Eita, mais um mistério !
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- Usuário Diamante
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Olá pessoal. Infelizmente as pesquisas referentes à região do Caju e Manguinhos ficarão dependendo de fotos, documentos e memória de algum morador, pois devido à favelização da região, é impossível qualquer trabalho de exploração do local. Ano passado estive na região da Maré devido à minha condição de policial e o local além de estar bastante descaracterizado, é de alto risco. O tráfego da Rio D`Ouro ali deveria ser bem interessante, principalmente no período "pré Avenida Brasil. A Maré era um grande vazio que se preencheu após a década de 60 e provavelmente a favelização destrui qualquer possibilidade de pesquisa...
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- Usuário Prata
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Bom dia a todos,
Neste trecho é citado "Entrocamento" entre Venda Grande e José dos Reis. Seria Capão do Bispo ?
Neste trecho é citado "Entrocamento" entre Venda Grande e José dos Reis. Seria Capão do Bispo ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Boa pergunta. Mais um mistério para estudarmos ... mas Capão do Bispo acho dificil, o entroncamento mesmo era em Liberdade (Del Castilho).
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- Usuário Diamante
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Felippe, boa tarde.
Ontem vi sua postagem, mas não tive acesso ao anexo, pois teria que me "logar".
Pelo que vi no final da matéria, o ano da mesma é 1894. Nessa época, havia 2 entroncamentos. O primeiro seria apenas um desvio na altura de Del Castilho. Lembre que em 1894, a Melhoramentos não existia e não havia uma estação Del Castlho. A Rio D'ouro possuia ali um desvio, que depois viraria a linha tronco, mas pelas pesquisas, este iria até a continuação do ramal José dos Reis, antes do que seria a estação de Inhaúma, ainda inexistente. Mais a frente havia a parada Botafogo.
Pelo teor da reportagem, o local apontado deve ser aí, como disse o Dado, ou seja, altura de Del Castilho, mas ainda existindo o ramal José dos Reis, junto à estação homônima, não descarto a possibilidade de ser ali, apesar de não fazer sentido citar esse entroncamento, que era ao lado da estação José dos Reis, como algo diferente.
A parada do Capão do Bispo não tinha sido inaugurada em 1894.
Ontem vi sua postagem, mas não tive acesso ao anexo, pois teria que me "logar".
Pelo que vi no final da matéria, o ano da mesma é 1894. Nessa época, havia 2 entroncamentos. O primeiro seria apenas um desvio na altura de Del Castilho. Lembre que em 1894, a Melhoramentos não existia e não havia uma estação Del Castlho. A Rio D'ouro possuia ali um desvio, que depois viraria a linha tronco, mas pelas pesquisas, este iria até a continuação do ramal José dos Reis, antes do que seria a estação de Inhaúma, ainda inexistente. Mais a frente havia a parada Botafogo.
Pelo teor da reportagem, o local apontado deve ser aí, como disse o Dado, ou seja, altura de Del Castilho, mas ainda existindo o ramal José dos Reis, junto à estação homônima, não descarto a possibilidade de ser ali, apesar de não fazer sentido citar esse entroncamento, que era ao lado da estação José dos Reis, como algo diferente.
A parada do Capão do Bispo não tinha sido inaugurada em 1894.
ribeirofelippe escreveu:Bom dia a todos,
Neste trecho é citado "Entrocamento" entre Venda Grande e José dos Reis. Seria Capão do Bispo ?