Página 1 de 1

Abertura do tráfego da ferrovia para passageiros

Enviado: 24 Jul 2013, 15:12
por DadoDJ
Na matéria abaixo, publicada no Jornal "Pharol" no dia 13 de janeiro de 1883, são relacionadas as estações criadas provisoriamente para atender o transporte de passageiros na ferrovia.
Para relembrar: o transporte de passageiros teve inicio no dia 15, dois dias depois da publicação da notícia.
Inauguração da EF Rio d'Ouro para passageiros em 15-01-1883 - Pharol 13-01-1883.jpg

Re: Abertura do tráfego da ferrovia para passageiros

Enviado: 24 Jul 2013, 15:32
por DadoDJ
Abaixo uma matéria ainda mais antiga, publicada no Jornal "O Globo" (acho que é a primeira vez que publico algo deste jornal) em 26 de outubro de 1882, falando sobre a iminente inauguração da ferrovia para o transporte de passageiros.
Também são citadas as estações relacionadas na matéria acima.
Curiosamente, a matéria sugere que as estações seriam construções mais robustas do que simples paradas sem cobertura nem plataformas, como vimos em documentos já postados anteriormente.
Por ter uma diferença entre as matérias (tempo suficiente para construirem estações ou destinarem imóveis) e por citarem que eram interligadas por linhas telegráficas, me parece que eram estações, no mínimo, de alvenaria.
Mesmo nós já tendo visto indicações em mapas antigos de que algumas destas estações teriam sido apenas paradas simples, sem cobertura nem plataforma ...
O que acham ?
Em breve a inauguração da EF Rio d'Ouro para passageiros - O Globo 26-10-1882.png

Re: Abertura do tráfego da ferrovia para passageiros

Enviado: 26 Jul 2013, 13:39
por Adenilson
Interessante Dado. app
Estamos tendo contato com as estações mais antigas da Rio D'ouro, muitas delas simples paradas.
No caso de Venda Grande por exemplo, eu já tinha observado em algumas tabelas de horários, que essa parada não tinha sido uma das primeiras, tendo sido inaugurada pouco tempo depois.
O mesmo caso se aplica também a desativação da mesma, tendo ocorrido antes das demais do seu trecho.
Engenho do Mato também não existia, mas a tabela chama mais atenção para isso.
De qualquer forma, o mapa de 1884 não a cita, citando apenas a localidade.

Agora segue abaixo um link do mapa de 1884 com o trecho de Pilares. Ao contrário do que tinha pensado, Pilares era citada como parada e não estação, o que não significa que anos mais tarde, algo mais vultuoso não possa ter sido construído.
O problema é que a abravitarua utilizada nos faz ler a princípio, para, ou seja, desvio para Pilares, mas eles omitiram a preposição "da (de+a)". De fato o que está escrito é desvio da Parada Pilares, sendo que a palavra parada foi abreviada como pª. okk

http://www.trilhosdorio.com.br/mapas/EF ... f3A_3.html" onclick="window.open(this.href);return false;