Estação Méier
- Axerock
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Imagens do Méier
Mais algumas imagens do Méier.
Fonte: Revista da Semana - 31 de janeiro de 1909.
Fonte: Revista da Semana - 31 de janeiro de 1909.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Méier
Show de bola, Axerock!
Nesse mosaico de fotos, dá para ver na Rua Arquias Cordeiro, que realmente ao lado do antigo prédio em diagonal que existe até hoje junto a estação do Méier, não existia a passarela.
A ilusão de ótica que tive a impressão de ser a passarela eram postes que estavam em primeiro plano.
Nessa foto dá para perceber isso, pena estar muito escura.
Depois que vi essa foto pela primeira vez, foi que descobri que a passarela de ferro da estação seria construída apenas em 1919, atestando que não existia em 1909.
No citado prédio, havia uma passagem para a Rua Dias da Cruz, pois a mão na Arquias Cordeiro era invertida, ou dupla (não sei precisar).
A plataforma da estação, até então com apenas 20 anos, era mais curta dos 2 lados e o acesso a estação era por um passadouro junto a linha.
Em relação às outras fotos, podemos ver os trilhos de bonde na Rua Dias da Cruz.
A Rua Imperial em referência, é a Rua Aristide Caire, mas que esquina seria essa?
Vale salientar que o Jardim do Méier não existia, mas de qualquer forma, deveria haver um belo espaço verde, pois o local era a chácara do Dr. Archias Cordeiro.
Nesse mosaico de fotos, dá para ver na Rua Arquias Cordeiro, que realmente ao lado do antigo prédio em diagonal que existe até hoje junto a estação do Méier, não existia a passarela.
A ilusão de ótica que tive a impressão de ser a passarela eram postes que estavam em primeiro plano.
Nessa foto dá para perceber isso, pena estar muito escura.
Depois que vi essa foto pela primeira vez, foi que descobri que a passarela de ferro da estação seria construída apenas em 1919, atestando que não existia em 1909.
No citado prédio, havia uma passagem para a Rua Dias da Cruz, pois a mão na Arquias Cordeiro era invertida, ou dupla (não sei precisar).
A plataforma da estação, até então com apenas 20 anos, era mais curta dos 2 lados e o acesso a estação era por um passadouro junto a linha.
Em relação às outras fotos, podemos ver os trilhos de bonde na Rua Dias da Cruz.
A Rua Imperial em referência, é a Rua Aristide Caire, mas que esquina seria essa?
Vale salientar que o Jardim do Méier não existia, mas de qualquer forma, deveria haver um belo espaço verde, pois o local era a chácara do Dr. Archias Cordeiro.
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Méier
Segue abaixo o início da história de uma grande estação e consequentemente, de um grande bairro.
Em cartório, estavam reunidos Carolina Méier e Joaquim Méier, formalizando a doação dos terrenos para a construção da estação. Isso foi em 17 de Janeiro de 1889.
A estação foi inaugurada em 13 de Maio de 1889.
Devido ao tempo exiguo, imagino mesmo que a estação deveria ser muito rústica.
Isso aqui é uma janela do tempo!
Em cartório, estavam reunidos Carolina Méier e Joaquim Méier, formalizando a doação dos terrenos para a construção da estação. Isso foi em 17 de Janeiro de 1889.
A estação foi inaugurada em 13 de Maio de 1889.
Devido ao tempo exiguo, imagino mesmo que a estação deveria ser muito rústica.
Isso aqui é uma janela do tempo!
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- Axerock
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Re: Estação Méier
Adenilson,
Bem legal esse achado!
Eu dei uma parada porque não achei mais nenhuma foto interessante. Todas que encontrei já foram postas aqui. Alguma sugestão de periódico para eu continuar a busca?
Bem legal esse achado!
Eu dei uma parada porque não achei mais nenhuma foto interessante. Todas que encontrei já foram postas aqui. Alguma sugestão de periódico para eu continuar a busca?
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Re: Estação Méier
Por enquanto não tenho, Axerock.
Estou fazendo tudo artesanalmente e passo a passo.
Estou fazendo tudo artesanalmente e passo a passo.
Axerock escreveu:Adenilson,
Bem legal esse achado!
Eu dei uma parada porque não achei mais nenhuma foto interessante. Todas que encontrei já foram postas aqui. Alguma sugestão de periódico para eu continuar a busca?
- DadoDJ
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Re: Estação Méier
O negócio é procurar nos arquivos da Biblioteca Nacional online mesmo ... ainda tem bastante material lá pra ser explorado.
Mas tem que garimpar ...
Mas tem que garimpar ...
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Méier
É isso aí Dado
Por falar em Méier, está chegando a inauguração.
Reportagem da "Gazeta do Subúrbio" e "Cidade do Rio", respectivamente de 09 e 10 de Maio de 1889, mostrando a inauguração que estaria muito próxima.
Por falar em Méier, está chegando a inauguração.
Reportagem da "Gazeta do Subúrbio" e "Cidade do Rio", respectivamente de 09 e 10 de Maio de 1889, mostrando a inauguração que estaria muito próxima.
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- DadoDJ
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Re: Estação Méier
MÉIER
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Re: Estação Méier
Dado. Naquela época ainda era Meyer , mas de qualquer maneira,
Eu garimpei bastante coisa ontem e hoje ainda em busca de uma sonhada foto antes da construção da passarela de ferro em 1921, o que decretou o fechamento da cancela, mas não encontrei. De qualquer forma, descobri muita coisa, dentre as quais.
1) Não existia o nome bairro e o nome estação, na maioria das vezes, moralmente queria dizer bairro. Com a recente inauguração da estação do Méier, o nome Engenho Novo ainda era muito forte. Eu vi uma reportagem que anunciava venda de lotes na Rua Hermengarda e o local era descrito assim:
Rua Hermengarda, na estação do Meyer, Engenho Novo.
Obs: o mesmo acontecia com a estação de Todos os Santos, porém esta já era considerada Freguesia de Inhaúma.
2) Você acredita que pessoas influentes com ligação no Engenho Novo quiseram vetar a aprovação da construção da estação do Méier?
Essas pessoas alegaram que isso iria prejudicar o Engenho Novo. De certa forma, acertaram
3) Havia muitos acidentes na estação do Méier e antes da passarela. Por incrível que pareça, não vi até agora, acidente envolvendo colisão de bondes e trens, mas muitos acidentes envolvendo pedestres, desde mutilações por queda da composição e até pessoas que eram colhidas pelo trem. Apenas algumas sobreviviam.
4) Há citações de um trem direto passando pelo Méier. Nessa época, a linha era dupla. Depois vou complementar o assunto do assentamento de linhas que comecei, mas tinha uma suspeita, que está quase confirmada, que na inauguração da estação do Méier, com a E.F.D.pedro II, com linha dupla, apenas uma das linhas margeava a plataforma, que ao meu ver era no canto e totalmente adjacente à Rua Lia Barbosa. A segunda linha passava direto sem margear a estação, a direita da primeira linha, no sentido Todos os Santos.
Era algo muito parecido com o estilo da Estação Maria da Graça, quando esta foi inaugurada na linha auxiliar.
Depois disso, já em 1903, a plataforma foi severamente modificada, devendo ter redução da largura, pois passou a contar com a terceira linha entre a Rua Lia Barbosa e a plataforma. Nessa época, a plataforma deve ter sido modificada e passou a contar com aquela estrutura enorme metálica como cobertura. Tudo isso, é palpite, como diria a Vanessa Rangel
5) Vi reportagens envolvendo a Rua "Goiaz" por volta de 1904 abrangendo o que seria a Arquias Cordeiro e já em 1910, havia o nome Arquias Cordeiro. Entre 1904 e 1910, portanto, a Rua Arquias Cordeiro foi criada, passando a abranger parte da Rua Goiaz, que por sua vez margeava a ferrovia somente até o pátio inferior de Engenho de Dentro, mas não posso porecisar quanto tempo antes disso.
É provável que na década de 80 do século XIX, nem houvesse uma rua margeando a linha férrea ali.
Eu garimpei bastante coisa ontem e hoje ainda em busca de uma sonhada foto antes da construção da passarela de ferro em 1921, o que decretou o fechamento da cancela, mas não encontrei. De qualquer forma, descobri muita coisa, dentre as quais.
1) Não existia o nome bairro e o nome estação, na maioria das vezes, moralmente queria dizer bairro. Com a recente inauguração da estação do Méier, o nome Engenho Novo ainda era muito forte. Eu vi uma reportagem que anunciava venda de lotes na Rua Hermengarda e o local era descrito assim:
Rua Hermengarda, na estação do Meyer, Engenho Novo.
Obs: o mesmo acontecia com a estação de Todos os Santos, porém esta já era considerada Freguesia de Inhaúma.
2) Você acredita que pessoas influentes com ligação no Engenho Novo quiseram vetar a aprovação da construção da estação do Méier?
Essas pessoas alegaram que isso iria prejudicar o Engenho Novo. De certa forma, acertaram
3) Havia muitos acidentes na estação do Méier e antes da passarela. Por incrível que pareça, não vi até agora, acidente envolvendo colisão de bondes e trens, mas muitos acidentes envolvendo pedestres, desde mutilações por queda da composição e até pessoas que eram colhidas pelo trem. Apenas algumas sobreviviam.
4) Há citações de um trem direto passando pelo Méier. Nessa época, a linha era dupla. Depois vou complementar o assunto do assentamento de linhas que comecei, mas tinha uma suspeita, que está quase confirmada, que na inauguração da estação do Méier, com a E.F.D.pedro II, com linha dupla, apenas uma das linhas margeava a plataforma, que ao meu ver era no canto e totalmente adjacente à Rua Lia Barbosa. A segunda linha passava direto sem margear a estação, a direita da primeira linha, no sentido Todos os Santos.
Era algo muito parecido com o estilo da Estação Maria da Graça, quando esta foi inaugurada na linha auxiliar.
Depois disso, já em 1903, a plataforma foi severamente modificada, devendo ter redução da largura, pois passou a contar com a terceira linha entre a Rua Lia Barbosa e a plataforma. Nessa época, a plataforma deve ter sido modificada e passou a contar com aquela estrutura enorme metálica como cobertura. Tudo isso, é palpite, como diria a Vanessa Rangel
5) Vi reportagens envolvendo a Rua "Goiaz" por volta de 1904 abrangendo o que seria a Arquias Cordeiro e já em 1910, havia o nome Arquias Cordeiro. Entre 1904 e 1910, portanto, a Rua Arquias Cordeiro foi criada, passando a abranger parte da Rua Goiaz, que por sua vez margeava a ferrovia somente até o pátio inferior de Engenho de Dentro, mas não posso porecisar quanto tempo antes disso.
É provável que na década de 80 do século XIX, nem houvesse uma rua margeando a linha férrea ali.
DadoDJ escreveu:MÉIER
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- Usuário Diamante
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Re: Estação Méier
Aqui começou o ponta pé inicial para a estação do Méier.
Postei isso no tópico da cancela e parada Perna de Pau também.
Postei isso no tópico da cancela e parada Perna de Pau também.
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