Pessoal,
Estive nesses dias de complemento de férias, pesquisando muito e hoje fui ao AGCRJ, mas na biblioteca e não na iconografia.
Tenho muita coisa a revelar.
Infelizmente o menor número de informações era da Rio D'ouro, mas mesmo assim teremos informações surpreendentes.
Teremos também revelações que comprovaram o que já especulávamos e outras que provaram o contrário.
Só para ter uma idéia do que está por vir, temos: Uma parada ainda não revelada no ramal da Rio D'ouro, nomes antigos de estações que eram paradas com outros nomes, como Sampaio (essa eu não sabia) que tinha outro nome, e o Méier (vocês vão ficar surpresos).
Teremos também a verdadeira história da parada Perna de Pau e das reformas de estações importantes, datas históricas reveladas como a da 4ª linha da central, até então um mistério.
Projetos de ferrovias não realizados como o ramal para a Ilha do Governador que seria a partir da Rio D'ouro e um ramal até o Porto de Irajá a partir da estação de Inharanjá (se não me engano).
Enfim, tem muita coisa e tenho que passar tudo a limpo, pois devido a pressa, a minha letra, que em CNTP não é ruim, está um garrancho.
Para terem uma idéia, o primeiro livro que vi tinha mais de 800 páginas e eu verifiquei uns 10 livros, então tudo teve que ser muito dinâmico. Muita coisa, eu indiquei apenas a página e dependeria de uma liberação de cópia.
Soube a princípio, que não seria possível, mas a bibliotecária que me atendeu inicialmente, disse que eu mandasse um e-mail para ela, para encaminhamento à gerência e tentasse fazer uma exceção de digitalizar as páginas.
Sem essa digitalização, muitas informações serão perdidas, mas de qualquer forma, eu anotei os livros e irei postando as informações nos devidos tópicos informando a bibliografia.
Postarei essas informações em itálico, negrito (em alguns casos) e na cor azul para vocês saberem que foi a partir dessa pesquisa.
PS1: Verifiquei os nomes na lista e hoje tinha além de mim, outro cara pesquisando sobre ferrovias e uma moça ontem, além desse mesmo cara.
PS2: Amanhã estarei no Moreira Sales e vou pesquisar fotos do Marc Ferrer, pois o acervo on line é limitado.
Esse cara batia fotos em época pré Augusto Malta, coisa do tipo 1880, por aí.
