E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Melekh
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:29

Parada Monhangaba (Estação Wall Mart) - km 10.663 -- 28-3-1898



De Monhangaba, havia a ligação com o Ramal da Fabrica (Klabin).
Vide abaixo:

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No site do Ralph, estações ferroviarias, conta que dai saia o Ramal das oficinas, acredito que esteja errada a informação, apesar de na foto eu ter colocado isso, baseando no Site http://www.estacoesferroviarias.com.br;" onclick="window.open(this.href);return false; vide as fotos abaixo:

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Este local é a Favela Fernão Cardim, feita encima do leito da ferrovia e atualmente ocupado por Milicianos.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:30

Parada Ziese - km 11.045 -- 28-3-1898

O Ramal da Oficinas saia de Chave Zieze, após a extinção da ligação da E.F. Rio D’ouro que saia de Inhaúma.

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Mapa com o detalhe do Ramal das Oficinas, saindo de Zieze.


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:31

Cintra Vidal (P) (Pilares) - km 11.765 -- 25-3-1898



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André Vasconcellos escreveu:Nome: Pilares Antiga Cintra Vidal

Inauguração: 1898
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. E. F. Melhoramentos (1898-1903)
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1903-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataforma Única
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

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Após Del Castilho,vem a estação Pilares.A estação já foi chamada de Cintra Vidal e hoje é Pilares por,entre outros motivos,ter próximo a esta estação a quadra da escola de samba Caprichosos de Pilares.Tirei fotos neste sábado(08/05),estava no TUE 901,q agora roda solto...Mas enfim as fotos:

Mezanino(Qualquer semelhança com os mezaninos das outras estações do ramal não é uma mera coincidência :D
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Placas e lixeiras:
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A estação conta somente com uma cobertura bem distante deste mezanino,contando também com bancos,a qual não consegui tirar uma foto.A tentativa deu nessa foto da extensa plataforma
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E o 901 segue rumo a Tomás Coelho,mas fui tirar fotos novamente só em Cavalcanti:
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Editado pela última vez por Melekh em 13 Jun 2012, 09:08, em um total de 2 vezes.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:32

Terra Nova (P) - km 11.440 -- 20-11-1905


A posição dessa casa que aparece na foto antiga e está de pé até hoje realmente não deixa dúvidas sobre a posição da estação Terra Nova. Inclusive sempre fiquei intrigado com a foto antiga dessa estação com toda essa gente. Parece ser um dia religioso, pois acho que é uma procissão...[/i]

Desta forma, procurei investigar e fui ao local no Dia de São Jorge, e fotografei, vejam comparando a foto antiga com a nova do Trecho da L. Auxiliar, Estação Terra Nova --- entre Tomas Coelho e Cintra Vidal (Pilares) --- que também tinha 04 linhas:

Fotos Adenilson.

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Foto Antiga: site - http://www.estacoesferroviarias.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

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Fotos Novas - Resquício da Estação Terra Nova.

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Editado pela última vez por Melekh em 13 Jun 2012, 09:15, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:34

Conselheiro Tomaz Coelho - km 13.774 -- 15-2-1908




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Ao fundo, estação de Thomas Coelho, 03/2007. Foto Anderson.


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[D.S.R] David SR escreveu:Também coberta no dia 23 de dezembro no segundo encontro da galera do Rio, após nos despedimos do Renan na Central no início da tarde, eu e Guilherme partimos para o ramal 75 Belford Roxo no Trem 725, o 700 do Prezunic, desembarcamos na estação Tomaz Coelho, uma curiosidade desta estação é que a grafia do nome do bairro é Tomaz Coelho mesmo, mas na estação do Metrô que fica próxima a ela geograficamente mas não pode ser vista do local se escreve "Thomáz Coelho" =o , segue-se as fotos da estação, espero que gostem:



1- Assim que desembarcamos tiramos essa foto, o Trem que nos levou até a estação, 725, a plataforma é do sentido Belford Roxo e a foto também aponta para o mesmo sentido
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2- Alguns segundos depois da partida do 725, eis que chega no sentido Central um 700 AC (com Ar Condicionado) envelopado com publicidade do jornal Meia Hora de Noticias:
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3- Placa com o nome da estação e o 700 AC ao fundo:
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4- Foco na plataforma sentido Central, plataforma 2 via B:
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5- Foto feita abaixo do mezanino da estação da mesma plataforma:
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6- Final da plataforma sentido Belford Roxo, lado sul da estação, as vias seguem para a Central:
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7- Geral da estação feita decima do mezanino:
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8- Mais uma, desta vez com a sombra de uma nuvem que encobriu o sol por alguns segundos, ajudou na foto. :rl: :
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9- Série 900 AC também com publicidade do jornal Meia Hora no sentido Central:
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10- Mezanino:
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11- Mesmo 900 AC da foto 9 chegando na estação, tentativa mal sucedida de angulo máscara frontal x lateral + plataforma:
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12 Ao centro a saída da estação e a cobertura da plataforma sentido Belford Roxo:
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Tem mais algumas fotos a serem postadas desta estação, por enquanto é só, espero que tenha dado pra quem é de fora a real imagem que tivemos desta estação que como as demais do ramal passaram por reformas nos últimos 2 anos, e eu e Guilherme seguimos para a estação Cavalcante no 700 AC que pelo intervalo do ramal pode ir até a Central e retornar no sentido Belford Roxo, o0, horário de menor movimento também... o Trem nem chegou tão cheio. ;)
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 09:06, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:35

Cruvello Cavalcanti (P) - km 15.150 -- 15-2-1908


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A estação de Cavalcanti, sem data. Foto cedida por Wanderley Duck

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André Vasconcellos escreveu:Nome: Cavalcante

Inauguração: 1908
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataforma Única
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Depois de passar a bordo do 901 por Pilares,tirei 4 fotos da estação de Cavalcante,que antecede Magno/Merc.de Madureira.

A estação é em plataforma única.A mesma segue um certo padrão aplicado nas estações do Belford Roxo.
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Se forem reparar bm,se assemelha muito ao mezanino de outras estações já relatadas como Rocha Miranda por exemplo:
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E o trem segue rumo a Magno:
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Por enquanto é somente isso ;)
Editado pela última vez por Melekh em 17 Out 2011, 09:46, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:36

Engº Leal (P) - km 16.114 -- 15-2-1908



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Editado pela última vez por Melekh em 13 Jun 2012, 09:18, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:38

Estação Eduardo Araujo (P) - km 15.458 -- 15.02.1908


Jornal O Globo 1940 - Imagem de Victor Pedretti


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Editado pela última vez por Melekh em 13 Jun 2012, 09:22, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:40

Parada Coronel Magalhães (P) - km xx.xxx -- 00-00-1897

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A Estação ou Parada Coronel Magalhães, ficava antes de Magno, no Bairro de Cascadura, depois da Estação Eduardo Araujo.

Veja o link deste Diário Oficial de 24/08/1939.

fante, Comendador Lago, Comendador Lisboa,, Comendador Pinto, Conde de Agrolongo, Conde do Linhares, Conselheiro Ferraz, Conselheiro Gaivão. Conselheiro Paulino, Conselheiro Ramalho, Conselheiro Ilibas, Coqueiros (11.. Albuquerque), Coragem, Cordovil, Coríntia (Cia. Adm. (ar.), Coronel Agostinho, Coronel Alencastro, Coronel Camisão, Coronel Fortes, Coronel Josué, Coronel Lamen ha, Coronel Leilão, Coronel Magalhães (Cascadura), Coronel Queiroz,

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/245 ... 24-08-1939" onclick="window.open(this.href);return false;



Madureira (P) (Magno de Carvalho - Mercadão Madureira) - km 16.117 -- 28-3-1898




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André Vasconcellos escreveu:Nome: Mercadão de Madureira (Antiga Magno)

Inauguração: 15.02.1908
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas:1
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

A pedido do David SR,estou postando as fotos de autoria dele da estação Mercadão de Madureira,ou para alguns(como eu :lol: )Magno...

E essas fotos foram tiradas durante a greve dos ferroviários e enquanto o ramal de Belford Roxo esteve fechada:
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A via da direita é a da MRS,e naquele desvio dá pra aquele pequeno terreno onde ficam às vezes uns dois ou tres vagões com lixo retirado da via local...
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Os acessos apertados a plataforma:
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Se tiveram retratos dos transtornos dessa greve dos ferroviários são estas as fotos...

Relembrando: TUDO PELA SEGURANÇA DE NÓS USUÁRIOS...

Fotos por André Vasconcellos [*Adicionadas ao primeiro post]

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Roletas de entrada:
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Saída:
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A foto aponta para o sentido Belford Roxo:
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Já esta aponta para a Central e a fechadíssima "'curva de Magno'" :rl: :
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Degraus,feitos devido a altura e o vão entre o trem e a plataforma q seria excessiva se não fossem eles,esse é na linha sentido Central...
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...já essa aqui é na linha sentido Belford:
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Nessas pequenas construções existe um refeitório,pequenas "'salas de estar'" e banheiros para os funcionários,além de almoxarifado para o pessoal da limpeza,etc.
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Em Magno / Mercadão de Madureira

Sub-Ramal da MRS


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Editado pela última vez por Melekh em 21 Mar 2012, 10:37, em um total de 2 vezes.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:41

Estação/Parada Inharajá (Tury-Assu) - km 17.670 -- 28-3-1898


A parada Inharajá teve o seu nome mudado para Parada Tury-Assu em 1920, posteriormente se tornou Estação, vide abaixo:


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O nome do bairro vem da soma das palavras indígenas TURY ou TORY, "Facho", e AÇÚ, "grande, extenso"; significando "o fogaréu", ou o "fogaréu feito de sapê".

Na região, atravessada pela estrada do Otaviano - que se referia ao comerciante Otaviano José da Cunha, que tinha seu estabelecimento no Largo do Otaviano -, ficava o Engenho do "Vira-Mundo", o último grande fabricante de rapadura e cachaça, depois da decadência do Engenho de Portela.

Com a inauguração da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (atual linha auxiliar), foi instalada a estação de Turiaçu em 1898, atualmente abandonada e não mais utilizada como ponto de parada dos trens.

Atualmente é um pequeno bairro, onde predominam as residências. Se estende entre a linha férrea e as encostas do morro do Sapê. Atravessado pela faixa das linhas de transmissão de energia da Light, o bairro de Turiaçu tem grandes pedreiras desativadas no morro do Sapê.


A estação - ou melhor, o local onde ela ficava - em 03/2007. Foto Anderson, de Nilópolis, RJ

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Coloco aqui o ramal que saia de Turiaçu; vide o Mapa abaixo!

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Ainda sobre o ramal que seria para uma pedreira nos arredores de Turiaçu, o Dado postou esta foto de Augusto Malta.

Na legenda diz "Pedreira dos Cajueiros"

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Ramal de Turiaçu, outro Mapa.

Guia ZAZ - 1959 -- GB


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Vide em destaque.

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