Pessoal,
Depois de um período cheio de atividades, que me impediram de postar algumas fotos, coloco a disposição de vocês, uma fotografia com a estação do Engenho Novo em 1891.
Como o bairro era importante e sob o nome de Venda Grande, era uma das estações originais da E.F.D.Pedro II, passou a ter 2 plataformas, provavelmente quando a linha foi duplicada.
Eu perguntei para a pesquisadora do Instituto Moreira Salles, se essa foto é mesmo de 1891 e explico porquê.
Reparem que no pátio há linha tripla, mas os livros citam o ano de 1897 como sendo o do assentamento da terceira linha. Então em 1891 era para ter apenas 2 linhas.
Não consegui perceber se as linhas convergem para 2, sendo 3 apenas no pátio, mas dá a impressão que as 3 linhas seguem direto.
O sentido da foto é a do Méier e reparem que as duas plataformas são adjacentes às ruas, sendo a da esquerda, à 24 de Maio e à direita, a Arquias Cordeiro.
A passagem subterrânea, aberta por volta de 1920 nem "pensava" em existir. O acesso era diretamente da rua para a plataforma.
Nessa época, a estação do Méier já existia e foi o assentamento da quarta linha, que fez com que as estações fossem severamente modificadas, com suas plataformas cortadas ao meio no sentido longitudinal, para a inserção da quarta linha.
Aquelas estações com estruturas metálicas enormes que vemos antes das coberturas em concreto com formato em T, já não são mais as originais.
Reparem que o prédio mais antigo, a esquerda lembra muito o da estação Dr. Frontin (Quintino) já publicada aqui em seu respectivo tópico, com a diferença que essa última tinha o prédio principal a direita e Engenho Novo, tinha a esquerda.
Era uma bela estação de uma freguesia muito importante.
Enjoy!!!
E.Novo1891.jpg
Depois vou postar uma foto das obras de construção da passagem subterrânea em 1920
