Dado, Axerock e demais foristas.
É importante termos em mente as seguintes datas:
1858-> Inauguração da E.F.D.Pedro II com linha singela.
1876-> Assentamento da segunda linha até Sapopemba (Deodoro), ou seja, 8 anos depois da inauguração da estação Todos os Santos.
1897-> Assentamento da terceira linha até Madureira.
1903-> Assentamento da quarta linha até Madureira. Nesse ano, todas as estações do subúrbio sofrem severas modificações.
1910-> Assentamento da terceira linha entre Madureira e Deodoro.
A foto mostra 3 linhas e sendo de 1910, já existia a 4ª linha, o que faz acreditar que esteja atrás do fotógrafo. Não acredito que a 4ª linha esteja escondida pela estrutura, pois a mesma teria que estar muito mais alta que a lihha, fazendo que os demais trilhos aparecessem menores.
Em 1910, não existia a Amaro Cavalcanti e veículos só iam pela pequena Lia Barbosa até a Rua Medina onde teriam que fazer uma curva forçada, pois a partir dali, era um morro com chácaras e forte inclinação. Outra opção seria atravessar as linhas através da PN existente ali.
Bondes somente na Dias da Cruz!
Já li em uma revista antiga que fazia propaganda de um imóvel, que havia uma escadaria em frente a Rua das Dores (atual Almirante Calheiros da Graça) para acesso a estação daquele lado.
No lado que vemos da foto, parece haver um corrimão de escada. É uma pena, pois a foto está muito escura.
Repare que a linha mais próxima do fotógrafo está interrompida. Deve ser algum objeto em primeiro plano que está encobrindo a linha naquele trecho.
Devemos nos atentar a forma de como as linhas do subúrbio foram sendo acrescentadas. Isso pode ser alvo de um debate mais profundo.
Após analisar algumas fotos, acho difícil que as linhas tenham aumentado a partir de um lado só. Passa a impressão que as linhas foram aumentando do centro para os cantos.
Eu já vi uma foto da então belíssima estação do Engenho Novo com apenas 3 linhas. Eram 2 plataformas nos cantos, com acesso direto para a rua e uma linha direta que passava no meio das duas linhas que "atendiam" às plataformas. Estranho não? Mas isso já é uma boa dica!
O meu palpite é que a linha 2 foi a primeira a ser assentada, depois a linha 3, depois a 1 e depois a 4, mas é chute mesmo!
Obs: Considere a contagem de 1 a 4, da esquerda para a direita, sentido subúrbio.
Considere também a possível inversão da ordem das linhas 1 e 3.
Voltando a Todos os Santos, imagino que a estação que aparece na foto não seja mais a original, devido ao número de linhas e à informação que houve severa reforma nas estações do subúrbio em 1903.
Como vocês podem ver, a estação era muito mais afastada do Méier, do que a versão "moderna" de Todos os Santos, isso quando havia as 2 para comparação, pois Todos os Santos foi inaugurada 21 anos antes.
Quando houve aumento das plataformas, alguém não muito inteligente acabou aproximando as estações, pois a plataforma de Todos os Santos foi aumentada no sentido Méier e vice-versa.