A estação do Encantado foi inaugurada em 15/04/1889, aproximadamente um mês antes da estação do Méier, quando a linha do centro ja possuia linha dupla e o seu nome foi dado em função da localidade.
A estação do Encantado foi a primeira do subúrbio e receber luz elétrica. Sua desativação ocorreu em 1971 e sua plataforma abandonada foi sendo deteriorada rapidamente, tendo sido a estrutura da cobertura, que ocupava apenas a parte inicial da plataforma; como em Sampaio; rapidamente consumida ou roubada, indo a colapso. A plataforma "nua" ficou lá durante um tempo depois da degradação da pequena cobertura de concreto. Devido à ocupação por moradores de rua, a plataforma foi finalmente demolida em 1975 ou 1977 (ainda vou confirmar isso).
Vários apelos foram feitos de forma sistemática para o retorno da estação, incluindo os anos 80, já na administração da CBTU, mas os moradores nunca foram atendidos.
Na época, a RFFSA alegou baixa freqüência de usuários, mas hoje o cenário é outro.
Em relação à distância, também não justifica, pois a estação ficava a uma considerável distância de E.Dentro (800m) e Piedade (1 Km).
A sua passagem subterrânea foi inaugurada em torno de 1920 e existe até hoje junto a linha amarela, servindo de interligação entre os dois lados do bairro.
Vamos abordar aqui alguns aspectos em relação às linhas. Em aerofotogrametria de 1928, não havia ali o número de linhas tal qual passou a ter depois e a estação aparecia quase no canto, apenas separada do mesmo por uma linha, tal qual a estação do Méier. Na aerofotogrametria abaixo, a mesma aparece mais ao centro, fazendo crer que duas linhas foram acrescentadas à esquerda da estação no sentido Piedade, mas isso abordaremos depois.
A estação Encantado foi nomeada de acordo com o nome dado à aquela localidade, pelo local ter sido considerado encantado. Vejam abaixo o porquê disso em duas versões.
1ª versão: No final do século XIX, uma carraoça se perdeu em um rio das redondezas com cocheiro e tudo. Nunca mais apareceu e a partir de então, o local passou a se chamar Encantado. Tempo depois, outra moça vestida de branco caiu de uma pinguela e nunca mais foi vista.
2ª versão: Em frente a uma antiga igreja, morava um médico, cuja residência era apelidada de palacete. Ao visitar um paciente nas imediações da Rua Gurneza (ou Geneza) a noite, o primitivo veículo (não foi informado se foi uma carroça ou carro) que estava foi levado por uma correnteza de uma forte chuva que caiu quando ele retornou e o médico nunca mais foi encontrado.
No palacete, foi depois disso considerado mal assombrado e posteriormente se tornou o externato São Pedro, onde segundo uma lenda, aparecia em uma janela, a cartola do médico desaparecido.
Segue abaixo a aerofotogrametria com a plataforma da estação. Aumentei o contraste para termos uma precisão maior do comprimento da mesma. Reparem a cobertura, que protegia os usuários apenas em uma pequena parte.
EncantadoDGE.AER.01.237.jpg