A estação de Bangu foi aberta em 1890 como um prédio de tábuas, que ainda existia em 1928, segundo Max Vasconcellos. O nome provinha do morro que ficava ao lado. Em frente à estação ficava o jardim da fábrica de tecidos Bangu, que deu origem ao time de futebol do mesmo nome. A fábrica fechou, o time ainda funciona. Somente em 1936 (data colocada no dístico da estação) foi entregue a estação atual, em alvenaria, que hoje serve aos trens metropolitanos da Supervia.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /bangu.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Estação de Bangu
Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o ramal ferroviário entre a estação de Deodoro e Mangaratiba, no ramal de Angra da EFCB.
A ferrovia tinha por objetivo alcançar a cidade de Angra dos Reis, mas o projeto foi interrompido. No entanto foram construídas algumas obras de arte após Mangaratiba. Vestígios deste trecho podem ser postados em tópicos específicos.
A ferrovia tinha por objetivo alcançar a cidade de Angra dos Reis, mas o projeto foi interrompido. No entanto foram construídas algumas obras de arte após Mangaratiba. Vestígios deste trecho podem ser postados em tópicos específicos.
- Victor Pedretti
- Usuário Prata
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Estação de Bangu
Mensagem por Victor Pedretti » 29 Ago 2013, 15:01
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação de Bangu
Mensagem por Adenilson » 06 Set 2013, 09:02
Muito interessante Victor.
Podemos ver o prédio original da estação.
Inclusive a arquitetura do prédio lembra muito a da estação Dona Clara.
Em relação às coberturas metálicas que foram feitas agora, sinceramente não gostei.
Dá para perceber que foi uma "gambiarra". Seria melhor colocar uma cobertura moderna daquelas que refrata a temperatura embaixo, como foi feito para a estação Corte 8.
Se é para investir, que se invista direito, mas gostaria de ver o prédio em art-deco preservado.
Podemos ver o prédio original da estação.
Inclusive a arquitetura do prédio lembra muito a da estação Dona Clara.
Em relação às coberturas metálicas que foram feitas agora, sinceramente não gostei.
Dá para perceber que foi uma "gambiarra". Seria melhor colocar uma cobertura moderna daquelas que refrata a temperatura embaixo, como foi feito para a estação Corte 8.
Se é para investir, que se invista direito, mas gostaria de ver o prédio em art-deco preservado.
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