30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 113
- Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Dado, as duas afirmações estão corretas.
Tenho andado sem tempo para postar, mas de vez em quando dou uma lida nos tópicos. Continuamos bem, parabéns pelas descobertas e arqueologias.
Segue a foto com as indicações dos pontos. Talvez fique mais fácil de identificar.
Tenho andado sem tempo para postar, mas de vez em quando dou uma lida nos tópicos. Continuamos bem, parabéns pelas descobertas e arqueologias.
Segue a foto com as indicações dos pontos. Talvez fique mais fácil de identificar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Ah, entendi !
Agora que me situei que o prédio que aparece na foto ficava no local do atual Atacadão ...
Mudando de assunto: Amaral, que satisfação em revê-lo por aqui. Eu estava preocupado, tempão que não vemos uma postagem sua ...
Seja muito bem vindo !

Agora que me situei que o prédio que aparece na foto ficava no local do atual Atacadão ...
Mudando de assunto: Amaral, que satisfação em revê-lo por aqui. Eu estava preocupado, tempão que não vemos uma postagem sua ...
Seja muito bem vindo !


- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Exatamente como o Amaral postou. Eu fiz a indicação da direção à Penha, mas esqueci de mencionar o exposto por ele.
Acho que preciso de férias, minha cabeça não anda boa mesmo...




Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Na foto abaixo, o que eu acho que pode ser realmente dormentes da Rio d'Ouro. Observem que as escavações estão sendo feitas do lado direito da avenida, sentido Penha (para a direita). Reparem na beirada do buraco
como estão aparentes dormentes aparentemente tubulares, utilizados na EF Rio d'Ouro !

A mesma imagem abaixo, com zoom:

Estas fotos foram feitas por entre o alambrado da obra (dá pra notar uma mancha na segunda foto, é um arame) ... droga, devíamos ter entrado no canteiro de obras e remexido a terra para ter mais certeza, mas para mim, se em determinados trechos foram vistos e encontrados dormentes de bonde, estes eu acredito serem da Rio d'Ouro !
Abaixo, o trecho da matéria publicada no Jornal "O Globo" - Caderno Zona Norte onde nossa trabalho de pesquisa é citado. As informações estão um pouco incorretas, mas tá valendo.
Antes foi "É nós na Band !" ... agora "É nós n'O Globo !"
Como eu gosto de dizer isso: O negócio tá ficando bom !


A mesma imagem abaixo, com zoom:

Abaixo, o trecho da matéria publicada no Jornal "O Globo" - Caderno Zona Norte onde nossa trabalho de pesquisa é citado. As informações estão um pouco incorretas, mas tá valendo.
Antes foi "É nós na Band !" ... agora "É nós n'O Globo !"

Como eu gosto de dizer isso: O negócio tá ficando bom !

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Pessoal, desculpa a demora em responder, mas vamos personalizar mais as respostas.
Luiz: Valeu pelo comentário. Quando vc mencionou atacadão, nem me passou pela cabeça onde seria. Você chegou a mencionar a ferrovia na parte superior, mas não sei porquê, quando li com pressa, achei que você estivesse se referindo ao trecho de Maria Angú mais próximo a grade do atacadão.
Amaral: Valeu por ter postado de novo. Estávamos preocupados com o seu sumiço. Devido ao que expliquei para o Luiz, não tinha feito a associação onde era. Quando você indicou com a seta o trecho da Rio D'ouro em direção a Engenho do Mato, reconheci o lugar e percebi que o atacadão era há bem pouco tempo atrás, o Carrefour.
Caramba. Sempre passo por ali para ir a casa dos meus sogros.
Dado: Se você está começando a concluir que as fotos foram tiradas mais para a direita, sentido Penha, então podemos esperar uma luz no fim do túnel em relação a Rio D'ouro.
O que temos que ter certeza, é o seguinte: Os trilhos da Rio D'ouro foram arrancados e os de bonde colocados no lugar ou estes últimos foram instalados por cima dos da Rio D'ouro.
Se analisarmos friamente, o trilho da Rio D'ouro era totalmente sobreposto no terreno com mais a altura dos dormentes. Imaginar que a rua foi calçada por cima dos mesmos seria acreditar em uma displicência muito grande para o aproveitamento do material, já que naquela época, apenas a linha do centro tinha bitola larga.
Sobre a foto, te indago se você poderia amplia-la, pois me parece que a grade ao fundo é a que separa os galpões da rua, até então muito estreita.
Estou tentando ver alguma coisa da ferrovia, mas pela ampliação conseguida, parece que a Rio D'ouro estaria na faixa escura e a tênue faixa clara entre a parte inferior da grade e a faixa escura, seria a calçada, ou algo que funcionasse como tal.
Já o restante da rua, mais próximo do fotógrafo que a faixa escura, seria o restante da faixa mais clara.
Pessoal: Acredito que possa haver dormentes da Rio D'ouro por ali, talvez aproveitados pelos bondes, caso seja (fosse) possível, mas trilhos, seria um milagre.
Conforme dei a minha opinião, achei o dormente que o Melekh estava segurando, largo demais para ser de trem e de bitola métrica.
Já até comentei com o Dado. Voltando ao local, sugiro que se leve uma trena para medir a distância entre furos para dormentes achados inteiros.
Sobre a foto, cheguei a uma conclusão.
Algum privilegiado deve ter fotos da Rio D'ouro e suas estações, cujas fotos não foram achadas por nós ainda por aí.
Atrás daquele vale onde a Rio D'ouro " desaparece" seria perto do atual pátio da estação de Tomás Coelho do Metrô, que por sua vez era próxima a Engenho do Mato, na época da foto, uma estação ativa.
Outra coisa que me deixou encucado é que na quase certeza da inexistência de prédios altos na época, de que ponto teria sido tirada a foto?
Existe algum morro do lado oposto ao atacadão na Avenida Vicente de Carvalho?
Não estou me lembrando.
Luiz: Valeu pelo comentário. Quando vc mencionou atacadão, nem me passou pela cabeça onde seria. Você chegou a mencionar a ferrovia na parte superior, mas não sei porquê, quando li com pressa, achei que você estivesse se referindo ao trecho de Maria Angú mais próximo a grade do atacadão.
Amaral: Valeu por ter postado de novo. Estávamos preocupados com o seu sumiço. Devido ao que expliquei para o Luiz, não tinha feito a associação onde era. Quando você indicou com a seta o trecho da Rio D'ouro em direção a Engenho do Mato, reconheci o lugar e percebi que o atacadão era há bem pouco tempo atrás, o Carrefour.
Caramba. Sempre passo por ali para ir a casa dos meus sogros.
Dado: Se você está começando a concluir que as fotos foram tiradas mais para a direita, sentido Penha, então podemos esperar uma luz no fim do túnel em relação a Rio D'ouro.
O que temos que ter certeza, é o seguinte: Os trilhos da Rio D'ouro foram arrancados e os de bonde colocados no lugar ou estes últimos foram instalados por cima dos da Rio D'ouro.
Se analisarmos friamente, o trilho da Rio D'ouro era totalmente sobreposto no terreno com mais a altura dos dormentes. Imaginar que a rua foi calçada por cima dos mesmos seria acreditar em uma displicência muito grande para o aproveitamento do material, já que naquela época, apenas a linha do centro tinha bitola larga.
Sobre a foto, te indago se você poderia amplia-la, pois me parece que a grade ao fundo é a que separa os galpões da rua, até então muito estreita.
Estou tentando ver alguma coisa da ferrovia, mas pela ampliação conseguida, parece que a Rio D'ouro estaria na faixa escura e a tênue faixa clara entre a parte inferior da grade e a faixa escura, seria a calçada, ou algo que funcionasse como tal.
Já o restante da rua, mais próximo do fotógrafo que a faixa escura, seria o restante da faixa mais clara.

Pessoal: Acredito que possa haver dormentes da Rio D'ouro por ali, talvez aproveitados pelos bondes, caso seja (fosse) possível, mas trilhos, seria um milagre.
Conforme dei a minha opinião, achei o dormente que o Melekh estava segurando, largo demais para ser de trem e de bitola métrica.
Já até comentei com o Dado. Voltando ao local, sugiro que se leve uma trena para medir a distância entre furos para dormentes achados inteiros.
Sobre a foto, cheguei a uma conclusão.
Algum privilegiado deve ter fotos da Rio D'ouro e suas estações, cujas fotos não foram achadas por nós ainda por aí.
Atrás daquele vale onde a Rio D'ouro " desaparece" seria perto do atual pátio da estação de Tomás Coelho do Metrô, que por sua vez era próxima a Engenho do Mato, na época da foto, uma estação ativa.
Outra coisa que me deixou encucado é que na quase certeza da inexistência de prédios altos na época, de que ponto teria sido tirada a foto?
Existe algum morro do lado oposto ao atacadão na Avenida Vicente de Carvalho?
Não estou me lembrando.

- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Essa foto foi feita entre a atual Rua Bernardo Taveira e a Avenida Automóvel Clube. Chuto que tenha sido mais ou menos aqui -22° 51' 5.74", -43° 18' 48.97".
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Obrigado Luiz.
Imagino que deva ter sido por ali mesmo, até porquê a rua em questão é uma ladeira.
Caso não existisse na época, de qualquer forma, havia uma pequena elevação, justificando o ângulo da foto.
Imagino que deva ter sido por ali mesmo, até porquê a rua em questão é uma ladeira.
Caso não existisse na época, de qualquer forma, havia uma pequena elevação, justificando o ângulo da foto.
Luiz Eduardo escreveu:Essa foto foi feita entre a atual Rua Bernardo Taveira e a Avenida Automóvel Clube. Chuto que tenha sido mais ou menos aqui -22° 51' 5.74", -43° 18' 48.97".
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Isso é o retrato da burocracia no Brasil.
Enviei um e-mail ao IPHAN sobre os vestígios encontrados na nossa expedição no dia 30 de maio e só ontem que me responderam ! ! !
Abaixo o teor da mensagem:
Prezada Senhora,
Primeiramente, vimos desculpar-nos pela demora na resposta à sua mensagem. Tal fato deveu-se a uma ampla reestruturação da rede de informática do IPHAN a nível nacional , o que impediu o recebimento e o envio de mensagens por parte de nossa Ouvidoria. Somente agora pudemos resgatar as mensagens e passar a respondê-las, reativando a Ouvidoria do IPHAN-RJ.
No tocante ao assunto de seu email, informamos que o IPHAN-RJ já possui ciência sobre o assunto e já tem prevista uma vistoria técnica a ser feita no local para apuração dos fatos e, constatadas irregularidades, tomada de medidas cabíveis.
De qualquer forma, agradecemos as informações encaminhadas e o seu interesse na causa da preservação.
Esperando ter sido útil,
Atenciosamente,
OUVIDORIA IPHAN-RJ
Uma observação ... enviei o e-mail pela conta "[email protected]". Porque me trataram como "Senhora" ???

Enviei um e-mail ao IPHAN sobre os vestígios encontrados na nossa expedição no dia 30 de maio e só ontem que me responderam ! ! !
Abaixo o teor da mensagem:
Prezada Senhora,
Primeiramente, vimos desculpar-nos pela demora na resposta à sua mensagem. Tal fato deveu-se a uma ampla reestruturação da rede de informática do IPHAN a nível nacional , o que impediu o recebimento e o envio de mensagens por parte de nossa Ouvidoria. Somente agora pudemos resgatar as mensagens e passar a respondê-las, reativando a Ouvidoria do IPHAN-RJ.
No tocante ao assunto de seu email, informamos que o IPHAN-RJ já possui ciência sobre o assunto e já tem prevista uma vistoria técnica a ser feita no local para apuração dos fatos e, constatadas irregularidades, tomada de medidas cabíveis.
De qualquer forma, agradecemos as informações encaminhadas e o seu interesse na causa da preservação.
Esperando ter sido útil,
Atenciosamente,
OUVIDORIA IPHAN-RJ
Uma observação ... enviei o e-mail pela conta "[email protected]". Porque me trataram como "Senhora" ???

-
- Usuário Bronze
- Mensagens: 26
- Registrado em: 07 Jan 2013, 08:17
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Dado,
Quando recebo e.mails seus, enviados por essa conta, aparece como sendo "Ana Carolina Carvalho de Souza". Deve ser isso. Verifique com o seu provedor de e.mail.
Abs,
Bernardo
Quando recebo e.mails seus, enviados por essa conta, aparece como sendo "Ana Carolina Carvalho de Souza". Deve ser isso. Verifique com o seu provedor de e.mail.
Abs,
Bernardo
DadoDJ escreveu:Isso é o retrato da burocracia no Brasil.
Enviei um e-mail ao IPHAN sobre os vestígios encontrados na nossa expedição no dia 30 de maio e só ontem que me responderam ! ! !
Abaixo o teor da mensagem:
Prezada Senhora,
Primeiramente, vimos desculpar-nos pela demora na resposta à sua mensagem. Tal fato deveu-se a uma ampla reestruturação da rede de informática do IPHAN a nível nacional , o que impediu o recebimento e o envio de mensagens por parte de nossa Ouvidoria. Somente agora pudemos resgatar as mensagens e passar a respondê-las, reativando a Ouvidoria do IPHAN-RJ.
No tocante ao assunto de seu email, informamos que o IPHAN-RJ já possui ciência sobre o assunto e já tem prevista uma vistoria técnica a ser feita no local para apuração dos fatos e, constatadas irregularidades, tomada de medidas cabíveis.
De qualquer forma, agradecemos as informações encaminhadas e o seu interesse na causa da preservação.
Esperando ter sido útil,
Atenciosamente,
OUVIDORIA IPHAN-RJ
Uma observação ... enviei o e-mail pela conta "[email protected]". Porque me trataram como "Senhora" ???
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca
Putz ... deve ser isso.
É o nome da minha esposa ... estou pra consertar isso tem um tempão ...
Muito obrigado pelo toque!
É o nome da minha esposa ... estou pra consertar isso tem um tempão ...
Muito obrigado pelo toque!