E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 24 Abr 2012, 23:29

ESTAÇÃO DEL CASTILHO.

Pessoal, boa noite!
Seguindo com as aerofotografias. Infelizmente a área abrangida não incluia a estação Del Castilho, mas dava para ver o iniciozonho da pátio destacado por mim com uma seta vermelha.
Repare que forçando um pouco a vista, dá para ver como uma trilha ligeiramente escura, o ramal da Rio D'ouro se separando da Melhoramentos.

Surge aí a primeira pista. O desvio parece sair da linha da direita. Em 1928 não havia uma segunda plataforma em Maria da Graça.
Vou procurar desvios entre Maria da Graça e Del Castilho.
Se não os achar, significa que ou são invisíveis com essa resolução, ou os trens da Rio D'ouro não poderiam parar em M.Graça em 1928. :ttn:
Imagem

Sei que o tema aqui é a Melhoramentos, mas depois de postar o que talvez tenha sido a estação de Maria da Graça da Rio D'ouro, posto abaixo uma foto que todos já conhecem da estação Del Castilho, também da Rio D'ouro.

Reparem os pilares e as vigas de sustentação da cobertura. Imagino que a estação da Rio D'ouro de Maria da Graça possa ter sido muito parecida com a estação de Del Castilho como abaixo.

Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 24 Abr 2012, 23:49, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 24 Abr 2012, 23:41

ESTAÇÃO CINTRA VIDAL.

Segue abaixo a aerofotografia de Cintra Vidal em 1928.
Vejam como no Largo dos Pilares nada mais lembrava que um dia ali passava a E.F.Rio D'ouro na "Avenida Suburbana".
Imagem

Abaixo uma foto que todos conhecem, mas espelhada.
Eu recebi muitas fotos espelhadas do Arquivo Nacional, não por culpa deles, mas porquê as versões originais em papel já estavam assim.
Na estação Inhauma por exemplo, tinha 2 fotos certas e 1 espelhada. Tive que decifrar.

Abaixo graças a uma plaquinha, escrito ENTRADA e que só pode ser vista ampliando a foto, é que descobri que a posição correta da foto é como abaixo.
O período foi estimado por mim baseado no período de fotos que estavam disponíveis no AN. Anos 30, 50, 60 e 70. Não havia nada mais antigo com esse tema.

Reparem como a parte da bilheteria onde colocamos o dinheiro era igual a da estação Irajá (vide tópico da Rio D'ouro)
Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 25 Abr 2012, 00:08

ESTAÇÃO TERRA NOVA.

Segue agora com a aerofotografia de 1928 da estação Terra Nova, uma informação bombástica :ttn:

Na aerofotografia de 1928 a plataforma da estação parece terminar na atual Rua Heleodora.
Imagem

Abaixo segue uma foto que todos conhecem também, mas que aqui está em alta resolução. Se vocês derem um zoom na foto, poderão ver uma placa escrito Terra Nova quase no fim da plataforma.
A foto abaixo é estranha, pois parece que 2 linhas estão passando de um lado só da plataforma e apenas uma atendendo a mesma.
Não consigo ver uma linha do outro lado.

Essa foto também elucida a dúvida sobre aquela ilusão de ótica envolvendo a altura da plataforma.
A plataforma é baixa, mas há uma cerca de madeira ou bambú separando as duas linhas.

Por essa foto e segundo o Melekh que localizou as casas, a estação estaria próximo a Rua Luiz de Castro.
Das duas uma, ou haviam 2 casas gêmeas das apontadas na foto pelo Melekh e ainda existentes hoje ou a estação teve o local modificado.
O "pior" é que a foto abaixo não parece ser muito mais recente que a aerofotografia.
Imagem

Agora segue uma resposta que já estava devendo há quase um ano e não poderia encontrar lugar melhor para responder. Eu tinha perguntado onde era o local abaixo no TGVBR e obtive as mais diversar respostas. O local é a Rua Mário Ferreira, 3 esquinas após a Rua Luiz de Castro no sentido Tomás Coelho.

Abaixo o local voltado para a Rua João Ribeiro. O prédio ao fundo existe até hoje e está com pastilhas.
Imagem

Segue agora a foto no sentido oposto.
Imagem

Boa noite a todos!

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 29 Abr 2012, 22:25

Adenilson,

Como voce consegui ler a palavra ENTRADA, na foto de Cintra Vidal, onde está escrito, pois não consigo ver?

tenho dúvidas em relação a foto, pois eu quando criança passei várias vezes em Pilares, ainda quando a rua Alvaro de Miranda, abrangia os dois lados da passarela que na época nem existia.

Adenilson escreveu:.

Agora segue uma resposta que já estava devendo há quase um ano e não poderia encontrar lugar melhor para responder. Eu tinha perguntado onde era o local abaixo no TGVBR e obtive as mais diversar respostas. O local é a Rua Mário Ferreira, 3 esquinas após a Rua Luiz de Castro no sentido Tomás Coelho.

Abaixo o local voltado para a Rua João Ribeiro. O prédio ao fundo existe até hoje e está com pastilhas.
Imagem

Segue agora a foto no sentido oposto.
Imagem

Boa noite a todos!

Adenilson coloco aqui o local como está hoje em dia, seguindo as suas informações.

Imagem

Imagem

Valeu.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 30 Abr 2012, 09:20

Bom dia Melekh e demais foristas.

Exatamente Melekh. O local é esse mesmo hoje em dia.
Agora todos já sabem que no local daquela passarela em rampa e do muro havia uma passagem de nível.

Em relação a Cintra Vidal, a informação constava no site da CBTU e no AN de onde peguei a foto e a referência também constava Cintra Vidal.
Essa foto é muito antiga, tendo eu imaginado os anos 30.

Você não tem idade para ter visto esse cenário como na foto :lol:

A palavra entrada está escrita em uma placa acima da senhora que compra o bilhete e você pode capturar a foto e amplia-la.
Imagino que aí, o fotógrafo esteja de costas para Terra Nova.

A única curiosidade é que o local onde se insere o dinheiro é exatamente igual ao da estação de Irajá, devendo representar uma padrão arquitetônico da época.

Sobre Terra Nova, que você havia comentado com o Dado em relação às linhas, eu prefiro acreditar que poderia haver uma linha entre a plataforma e o barranco, apesar do espaço ali ser mínimo.
Na minha opinião, a foto não é tão antiga a ponto da Melhoramentos ter linha singela ainda.

Poderia estar ocorrendo uma mudança no pátio.

Como a aerofotografia de Terra Nova mostrou, o local da estação parecia diferente em relação à foto do pátio da mesma.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 30 Abr 2012, 12:00

Bom dia Adenilson.

Em relação à passagem de nível, eu cheguei a confundir com uma passagem que existe em Engo. Leal, pois o local atual no Engo. da Rainha está muito mudado e se não fosse aquele prédio com esquina na Rua Jacareí e Av. João Ribeiro...

Quanto a Cintra Vidal, eu já sabia que era ali, e ainda que seja dos anos 30, eu presenciei a estação exatamente assim.

Quando eu tinha uns 09 ou 10 anos de idade, brincava com um amigo que morava na rua Soares Meireles (ele ainda mora lá) e uma de nossas brincadeiras era soltar pipas.
Moíamos vidros para cerol em latas de óleo na linha do trem, lembra do óleo Mazola?

Naquela época ainda existia a estação como está na foto, lembro que um senhor que era surdo, transitava pela linha e foi atropelado e morto pelo trem, isso teria ocasionado o fechamento da passagem de nível e a construção da passarela.

Eu e alguns colegas, colocávamos papel laminado no trilho e o sinal da cancela tocava. As pessoas paravam pensando que estava vindo o trem.

Presenciei diversos trens passando por ali, Vera Cruz, Santa Cruz, Mangaratiba, vários Cargueiros, Japerí, São Mateus e até trens de outras Ferrovias fora do Rio de Janeiro, já que a Linha Auxiliar era a válvula de escape.

Recentemente, vi os trens do Metro Rio passando por ali.

Saudades de um tempo bom... logo vi esse cenário como na foto.

Cara, qual é esse programa que você utiliza e que consegue ler as placas?
Os que eu tenho desfoca tudo.

A duvida que eu tinha, você esclareceu, que o fotógrafo esteja de costas para Terra Nova; sobre Terra Nova, me pareceu haver somente uma linha mais a frente, não consegui ver linha no outro lado da plataforma, mas como você diz, poderia estar ocorrendo uma mudança no pátio.

Ao poucos estamos chegando lá.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 01 Mai 2012, 18:34

Melekh. Tudo bem?

Eu tenho uma teoria que salvo o caso que haja descarrilamento, o trem não atropela e sim é atropelado.
Você acredita que há uns 2 anos, uma cara andava por aquela linha que vai até Itaboraí e na época só tinha um trem passando por dia.

Puxa, o cara conseguiu ser atrepado por um trem em bitola métrica (o que facilita a esquiva) e que passa uma vez ao dia no local. Esse foi azarado.

E esse senhor que você ouviu falar na sua infância. Surdo e foi fazer o quê ao trafegar nos trilhos?

Mudando o assunto, eu tenho percebi que vc tem adicionado as fotos aéreas nos cabeçalhos das estações aqui no tópico. Muto bom, mas não esqueça que pela minha legenda adotei o seguinte:
Seta vermelha= estações claramente existentes na foto.
Seta bege= estações que deveriam estar ali, mas não achei um sinal evidente de sua existência.

Mudando o assunto de novo. Segue abaixo a placa escrito ENTRADA em Cintra Vidal.
Veja se consegues ver.

Imagem

A questão é que recebi as fotos do Arquivo Nacional com extensão TIFF. Quando eu transformo em JPG, a resolução cai muito.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 01 Mai 2012, 18:44

Bom. Seguindo pela Melhoramentos e comunicando que não achei alguma coisa significativa sobre Tomás Coelho e Cavalcanti, vamos a uma extação extinta, Engenheiro Leal.

ESTAÇÃO ENGENHEIRO LEAL.

Pessoal, no site Estações Ferroviárias está mencionado que existiram 2 locais para essa estação.
Será que isso não foi erro daquele guia rex especificamente?
Tenho algumas folhas de um guia rex de 1985, onde a estação de Engenheiro Leal não existia mais há muito tempo e o local era o mesmo de 1928.

Vejam abaixo a posição da estação Engenheiro Leal, cuja plataforma dá para perceber nitidamente e por isso, indiquei com seta vermelha. As linhas já duplas passavam uma de cada lado da extensa plataforma já em 1928.
Medi aproximadamente 125 metros de plataforma, ficando a mesma entre as Ruas Francisco Vale e Sidônio Pais.

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 01 Mai 2012, 18:58

ESTAÇÃO EDUARDO ARAÚJO.

A estação teria sido apenas uma parada e teria existido até 1928 segundo o site estações ferroviárias. No site há um descritivo onde é citado que o trem elétrico era alto demais para a plataforma.
Devido a essa citação, especulou-se que a parada teria sobrevivido até a chegada dos trens elétricos.

Sabemos agora que a eltrificação da Melhoramentos, já então linha auxiliar deve ter ocorrido no final dos anos 40 ou início dos 50, o que decorreria muito tempo desde 1928.

De qualquer forma, coloco abaixo a aerofotografia de onde seria a estação e por coincidência, de 1928.
Não vi alguma coisa que explicitamente pudesse apontar como uma plataforma ou prédio da estação, por isso discriminei com uma seta bege.
De qualquer forma, imagino que os restos dessa estação tenham sobrevivido por muito tempo, pois mesmo o senhor de 80 anos que deu o depoimento sobre a estação seria novo demais para lembrar-se da mesma se a estação tivesse sido demolida em 1928.

Aerofotografia de 1928.
Imagem

O Melekh alega ter achado um resto de plataforma e solicito o favor para que ele aponte no google o local da estação.

Suspeito ser por aqui o local.
Imagem

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 01 Mai 2012, 19:17

Adenilson, tudo beleza.

Sobre os atropelamentos, na época da CBTU, um menino foi atropelado por um trem no ramal de Guapimirim quando atravessava a linha de bicicleta.

Já em Cintra Vidal, foi essa estória que escutei na época e como a historia se repete, um rapaz morreu próximo do lugar que o surdo, vide reportagem no Jornal Extra.

http://extra.globo.com/noticias/rio/hom ... 03939.html

Imagem

Valeu pelas indicações sobre as estações em fotos áreas, me aterei aos detalhes, valeu mesmo.

Agora deu par ver a escrita da placa, mas a minha dúvida era se você colocou que a posição do fotografo estava de costas para Del Castilho, mas você disse Terra Nova, logo esclareceu minha dúvida.

As fotos com extensão TIFF são melhores que JPG?

Não tem como postá-las com extensão TIFF?
Editado pela última vez por Melekh em 10 Jul 2012, 10:47, em um total de 2 vezes.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”