E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Mai 2012, 19:45

triagem Leopoldina. Do lado esquerdo da foto, ao fundo passava (passa) a Auxiliar, em meio de varios trilhos (era um patio).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Mai 2012, 19:48

aqui era a estação de Triagem linha auxiliar. Aqui no meio.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 22 Mai 2012, 21:20

Hugo, mais uma vez, obrigado.

Enviei ao Dado e ao Melekh. Não sei o email do Adenílson, mas acredito que o Dado postará aqui.

Não vou poder postar agora, pois estou fazendo relatório do serviço e vou demorar um pouco, mas se der, vou postando.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 07:25

Uau !
Recebi a mensagem, Luiz !
Infelizmente vou precisar dar uma saída agora, mas assim que voltar, postarei tudo que recebi no tópico "Dados Históricos", ou então aqui mesmo, não sei ainda.
Mas sem dúvida é uma enorme (em todos os sentidos) contribuição. Valeu, Hugo !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 23 Mai 2012, 14:09

Pessoal,

Tenho acompanhado as postagens, mas por causa da falta de tempo, não tenho postado.

Porém vendo as últimas fotos dos companheiros, pude perceber o seguinte:

Entre as várias fotos, tiradas em épocas diferentes e inclusive sendo chamadas pelo nome de outras estações, acredito que se trata de apenas uma a saber:

CINTRA VIDAL - PILARES

Imagem

Imagem

Notem o desnivel na paltaforma, marcado em vermelho e a seta azul, no valão.

Imagem

Imagem

Vejam a cobertura em forma de T, parecem ser a mesma.

O que acham?

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 15:25

Em um primeiro momento, Melekh, eu pensei nessa hipótese de ser uma das estações que o Adenilson conseguiu imagens no Arquivo Nacional/AGCRJ. Pensei justamente em Cintra Vidal ou Terra Nova, eu não me lembrava de antemão qual estação possuía este vão apontada por você.
Mas depois das imagens comparadas com as de Coelho da Rocha, passei a acreditar mais nessa segunda hipótese, de ser mesmo Coelho da Rocha. Veja que as construções em primeiro plano, sobre a plataforma, são diferentes em uma foto e outra, até o material empregado, a estação da foto postada pelo Adenilson é de alvenaria, e a estrutura postada pelo Hugo na foto misteriosa é de madeira, bem acabada, diga-se de passagem.
O fato do desnível na plataforma pode ser uma regra geral, empregada nas estações da ferrovia como padrão arquitetônico.
A cobertura da estação em "T" pode se encaixar nesta regra também.
E temos que atinar para o fato das bitolas: na foto do Adenilson a bitola é simples, e na foto de Coelho da Rocha a bitola é mista.
Mesmo assim, baseados na "Metodologia científica" bem citada pelo Hugo em outro tópico, pode haver detalhes que nos faria rever os conceitos. Mas acredito 80% que seja mesmo Coelho da Rocha, não pela estação em si, mas pelas construções em volta (tem uma casa idêntica, apesar de em outro ângulo. Mas uma coisa que me intriga é que há um degrau na plataforma, não mostrada nas duas fotos, sendo que ela foram tiradas quase na mesma posição, só diferenciando que uma foi feita na linha e outra sobre a plataforma.
Este é um dos detalhes que me levam a repensar se é mesmo estação x ou y ...
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 18:19

Luiz Eduardo escreveu:Hugo, mais uma vez, obrigado.

Enviei ao Dado e ao Melekh. Não sei o email do Adenílson, mas acredito que o Dado postará aqui.

Não vou poder postar agora, pois estou fazendo relatório do serviço e vou demorar um pouco, mas se der, vou postando.

Pessoal, criei um novo sub-fórum chamado "Dados Históricos". Ele está dentro do fórum "Documentos, Registros e Publicações".
Neste fórum criei um tópico com todo o material enviado ao mim e ao Luiz Eduardo. Como era bastante extenso, postei lá para uma melhor organização do fórum e visualização do mesmo.
Além disso, tudo quanto é texto históricos, podemos postar lá, dividindo por assunto. Assim, caso precisemos pesquisar alguma matéria, texto ou relatório antigo para nos auxiliar nas pesquisas, podemos se dirigir direto ao tópico referente ao assunto, ao invés de procurarmos nas diversas páginas de tópicos onde tem nosso comentários, idéias, dados, textos, fotos ... dá um trabalhão !
==:(
Além disso, vamos formando nossa biblioteca, um banco de dados histórico neste novo fórum !

Link direto para o material enviado por Hugo Caramuru:
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=99&t=284

Uma dica: se fôr incômodo clicar no link, abri-lo, consultar o que quiser e depois ter que retornar aqui para comentar, faça o seguinte. Antes de clicar no link, tecle e mantenha pressionado a tecla "Shift" do seu teclado (normalmente vem escrito isso ou então tem uma seta pra cima). Com esta tecla pressionada, clique no link e uma nova janela se abrirá direto com o link pretendido.

Imagens da tecla Shift, caso haja dúvidas (não é brincadeira, estou querendo apenas ajudar !):

Imagem

Imagem

okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 24 Mai 2012, 16:22

Baseado nas explicações abaixo então realmente se tratava de 3 estações, sendo o local apontado por você há uns 50 metros da estação conforme conhecemos.
Nesse caso sim, dá para conceber uma caminhada.

De qualquer forma, a questão envolvendo Silva e Souza é um mistério, pois mapas antigos mostravam essa estação próxima ao cruzamento com a Rua Ana Néri, estando até antes dessa no sentido Mangueira-Triagem na posição que apontei como provável na aerofotografia de 1922. okk

HUGO CARAMURU escreveu:aqui era a estação de Triagem linha auxiliar. Aqui no meio.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=373

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 27 Mai 2012, 00:06

Preclaros amigos,
Em minhas garimpagens por fotos no AGCRJ & AN pude observar alguns deslizes sobre locais os apontados nas fotos, além de algumas revelações terem sido espelhadas.
Na foto do correio da manhã abaixo, o local apontado era Turiaçú.

Pois bem, há uns dias atrás postei a foto de Turiaçú, que chegou às minhas mãos revelada de forma inversa e isso pode causar um severo engano.
Tive que raciocinar muito para concluir que era Turiaçú.

A foto abaixo estava nomeada como Turiaçú, mas além da estação ser bem diferente da postada por mim como tal, há um morro a frente e concluí que nas imediações de Turiaçú não há tal morro.
Além do mais há uma passagem de nível. Um dos lados de Turiaçú (onde há as torres de transmissão) era deserto nessa época e quase não havia logradouros.

Depois de pesquisar um pouco onde poderia ser, cheguei à conclusão que era Honório Gurgel.

ESTAÇÃO HONÓRIO GURGEL (provável)
O que vocês acham? Vejam as fotos abaixo.
Imagem

Reparem na seqüência de carros da foto anterior formada por um volkswagen de 4 portas (muito usado em táxis na época), kombi e Aero Willys e na foto abaixo mostrando os carros já avançando em direção a linha férrea. Concluí que o trem (provavelmente um cargueiro, uma vez que a Auxiliar era eletrificada) que estava passando na foto 1 (acima), tinha acabado de passar na foto 2 (abaixo) e a cancela está se abrindo. O fotógrafo deve ter batido as fotos em seqüência. okk
Imagem

Vejam abaixo onde para mim é o local hoje e como está.
Imagem

Conclusão: No site estações ferroviárias, há a informação que a estação de Rocha Miranda foi reformada (modernizada) em 1977, sendo a partir daí, o prédio como conhecemos hoje com passarela de acesso à estação.
O mesmo deve ter ocorrido em Honório Gurgel.
Me parece que em 1972 (ano da foto), o acesso era por catracas ao nível dos trilhos.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 27 Mai 2012, 00:16

As imagens levam a crer que realmente é Honório Gurgel, Adenilson !
Parabéns pelos registros e pesquisa !
Show de bola !
app
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”