Iniciando os trabalhos neste ano de 2014, comecei a realocar alguns textos e informações dos tópicos antigos para os novos, melhor organizados.
Ao dar uma parada para descansar dessa movimentação de informações, parei para observar melhor a imagem postada pelo Adenilson, que mostra o cruzamento da Av.Suburbana com a EF do Norte. Abaixo posto algumas coisas que notei, inclusive há algumas informações e percepções postadas já pelo Adenilson e outros foristas, mas de qualquer forma postarei tudo o que me passou pela cabeça pois acho que tem detalhes a mais ...
1-Consegui visualizar o que seria a EF Melhoramentos ao fundo da foto, antes da elevação mostrada. Há uma névoa na base desta elevação, e um ótimo indicativo são os postes telegráficos em linha, indicando a passagem da ferrovia ali;
2-A cabine mostrada na imagem é certamente uma cabine de sinalização, mas lembram-se daquela imagem aérea (não a aerofotogrametria, mas uma imagem da década de 1970 se eu não me engano, postada pelo Paulo ITT) onde eu indiquei que seria uma vagão gôndola uma mancha marrom na foto ? Analisando novamente a foto, o "vagão" que achei que fosse se parece muito com esta construção, o estilo é o mesmo ! Será que é ?
3-Os trilhos na Av.Suburbana certamente são de bonde e não da EF Rio d'Ouro, pois há a rede aérea. Ao fundo, do lado direito, está visível o complexo militar que existia na época e que hoje foi transformado e reutilizado com outro sentido pelas obras do PAC. Agora tem uma coisa estranha ... o ângulo da Av.Suburbana em relação à construção. Não me parece com o atual alinhamento do viaduto de Benfica, que teria sido feito aproximadamente com o mesmo alinhamento da antiga avenida. Pelo ângulo, se parece muito com o alinhamento da atual R.Araruá (de novo ???)

Vou tentar fazer um esboço do que quero dizer em imagens ...
4-Não há indícios de um triângulo de ligação entre a EF Rio d'Ouro e a EF do Norte. Mas a legenda na imagem diz que foram feitas obras de aterro na área, então este pode ser o motivo;
5-É impressão minha ou há uma construção ao fundo junto à elevação ? Apesar de parecer distante do leito da EF Melhoramentos, poderia ser Vieira Fazenda ?