Estação Herédia de Sá.
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Re: Estação Herédia de Sá.
HERÉDIA DE SÁ..............1951: Cadê a estação???
Segue abaixo a aerofotogrametria de 1951 com o trecho retilinizado e podemos ver a nítida "cicatriz" do trecho antigo. Alguém consegue ver alguma estação no trecho desativado???
No trecho novo, também não consigo ver nada. Inclusive o espaço que deriva para o ramal de Arará, o qual por coincidência, eu e o Melekh pensávamos ter abrigado a estação, está do mesmo jeito que é hoje.
Não se esqueçam também que no trecho novo, a ferrovia foi contruída sobre um talude ficando alguns metros acima do nível das casas que estão ao lado. A foto não possui cortes. Foto aérea de 1951, onde podemos ver a cabine, vandalizada na reportagem e alguns detalhes destacados pelo Melekh na foto postada, a qual repetirei aqui com os detalhes.
Reparem que há um comboio indo para Arará logo após passar pela cabine.
Repito a pergunta: Alguém consegue ver algo parecido com uma estação, seja no trecho novo ou antigo?
Segue abaixo, agora a foto com detalhes. Agora postei a aerofotogrametria com detalhes.
Em azul, a cabine de Herédia de Sá, citada na reportagem sobre o vandalismo.
Em vermelho, o imóvel circundado pelo Melekh e árvores próximas.
Em amarelo, a Rua Viúva Cláudio, que ficou com interrompida pela ferrovia no novo traçado que era alguns metros acima do nível da rua.
Em lilás, o traçado antigo e a posição da estação no trecho antigo.
Em laranja, a linha dupla da Auxiliar. A linha da esquerda (sentido Centro), deriva-se para uma linha singela verde. É nesse desvio que o comboio está passando. Logo depois, a liha singela deriva-se para uma dupla, mas exclusiva de Arará.
Conclusão: A linha dupla de Arará convergia em uma singela, que logo após era partilhada com a segunda linha da Auxiliar. Eram 4 linhas que viravam 2 linhas.
Abaixo, segue a foto postada pelo Melekh com o mesmo detalhamento das observações acima, incluindo cores. A mesma notação de cima, envolvendo o imóvel que o Melekh suspeitou ter sido a estação, mas esse imóvel está alinhado com a Viúva Cláudio, ficando abaixo do nível da ferrovia. As árvores destacadas em verde, ocultando parcialmente o imóvel na foto aérea e a cabine em azul. Não coloquei o traçado antigo nesta foto, por ficar fora do enquadramento. Aliás, o local onde ficava estação no traçado antigo, está encoberto pela cabine.
Segue abaixo a aerofotogrametria de 1951 com o trecho retilinizado e podemos ver a nítida "cicatriz" do trecho antigo. Alguém consegue ver alguma estação no trecho desativado???
No trecho novo, também não consigo ver nada. Inclusive o espaço que deriva para o ramal de Arará, o qual por coincidência, eu e o Melekh pensávamos ter abrigado a estação, está do mesmo jeito que é hoje.
Não se esqueçam também que no trecho novo, a ferrovia foi contruída sobre um talude ficando alguns metros acima do nível das casas que estão ao lado. A foto não possui cortes. Foto aérea de 1951, onde podemos ver a cabine, vandalizada na reportagem e alguns detalhes destacados pelo Melekh na foto postada, a qual repetirei aqui com os detalhes.
Reparem que há um comboio indo para Arará logo após passar pela cabine.
Repito a pergunta: Alguém consegue ver algo parecido com uma estação, seja no trecho novo ou antigo?
Segue abaixo, agora a foto com detalhes. Agora postei a aerofotogrametria com detalhes.
Em azul, a cabine de Herédia de Sá, citada na reportagem sobre o vandalismo.
Em vermelho, o imóvel circundado pelo Melekh e árvores próximas.
Em amarelo, a Rua Viúva Cláudio, que ficou com interrompida pela ferrovia no novo traçado que era alguns metros acima do nível da rua.
Em lilás, o traçado antigo e a posição da estação no trecho antigo.
Em laranja, a linha dupla da Auxiliar. A linha da esquerda (sentido Centro), deriva-se para uma linha singela verde. É nesse desvio que o comboio está passando. Logo depois, a liha singela deriva-se para uma dupla, mas exclusiva de Arará.
Conclusão: A linha dupla de Arará convergia em uma singela, que logo após era partilhada com a segunda linha da Auxiliar. Eram 4 linhas que viravam 2 linhas.
Abaixo, segue a foto postada pelo Melekh com o mesmo detalhamento das observações acima, incluindo cores. A mesma notação de cima, envolvendo o imóvel que o Melekh suspeitou ter sido a estação, mas esse imóvel está alinhado com a Viúva Cláudio, ficando abaixo do nível da ferrovia. As árvores destacadas em verde, ocultando parcialmente o imóvel na foto aérea e a cabine em azul. Não coloquei o traçado antigo nesta foto, por ficar fora do enquadramento. Aliás, o local onde ficava estação no traçado antigo, está encoberto pela cabine.
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Re: Estação Herédia de Sá.
HERÉDIA DE SÁ: 1975................Cadê a estação?
Segue abaixo a foto aérea da região de Herédia de Sá em 1975. Indago: Algum sinal de estação??? Vejam pela foto acima, que nada mudou em relação a 1951, com a exceção da cabine, aparentemente demolida, a existência presente do "Buraco do Lacerda" e à favelização em cojunto com industrialização da região.
Segue abaixo a foto aérea da região de Herédia de Sá em 1975. Indago: Algum sinal de estação??? Vejam pela foto acima, que nada mudou em relação a 1951, com a exceção da cabine, aparentemente demolida, a existência presente do "Buraco do Lacerda" e à favelização em cojunto com industrialização da região.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Agora algo me veio à cabeça.
Reparem o quadro abaixo postado pelo Melekh. Reparem que nesse quadro, existe uma menção da Herédia de Sá como fazendo parte do ramal de Arará. Tudo bem que outro quadro mostra Herédia de Sá na linha tronco da auxiliar, mas o quadro acima me chamou atenção.
Me veio à cabeça também aquela reportagem sobre um acidente postado pelo Dado, onde um lotação foi colhido por um trem entre Herédia de Sá e Cais.
Não descato a possibilidade de ter sido aberta uma estação alternativa de Herédia de Sá, não na linha tronco da Auxiliar, mas dentro do ramal de Arará que também foi utilizado por trens da Rio D'ouro. Lembrem-se que os trens da Rio D'ouro saiam do Caju e com a supressão do trecho pela Dom Hélder Câmara, quiseram de alguma forma, manter esse ponto inicial que era relativamente próxima a saudosa Quinta do Caju.
Reparem o quadro abaixo postado pelo Melekh. Reparem que nesse quadro, existe uma menção da Herédia de Sá como fazendo parte do ramal de Arará. Tudo bem que outro quadro mostra Herédia de Sá na linha tronco da auxiliar, mas o quadro acima me chamou atenção.
Me veio à cabeça também aquela reportagem sobre um acidente postado pelo Dado, onde um lotação foi colhido por um trem entre Herédia de Sá e Cais.
Não descato a possibilidade de ter sido aberta uma estação alternativa de Herédia de Sá, não na linha tronco da Auxiliar, mas dentro do ramal de Arará que também foi utilizado por trens da Rio D'ouro. Lembrem-se que os trens da Rio D'ouro saiam do Caju e com a supressão do trecho pela Dom Hélder Câmara, quiseram de alguma forma, manter esse ponto inicial que era relativamente próxima a saudosa Quinta do Caju.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Eita.
Mais um mistério, e claro que tinha que ter (provavelmente) ligação com a EF Rio d'Ouro.
Hoje à noite vou poder parar um pouco pra estudar mais a fundo isso tudo, mas sobre as aerofotografias publicadas pelo Adenilson, realmente só tenho uma coisa a falar sobre Herédia de Sá:
Me lembrei disso, quem conhece não esquece haha
Mais um mistério, e claro que tinha que ter (provavelmente) ligação com a EF Rio d'Ouro.
Hoje à noite vou poder parar um pouco pra estudar mais a fundo isso tudo, mas sobre as aerofotografias publicadas pelo Adenilson, realmente só tenho uma coisa a falar sobre Herédia de Sá:
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Re: Estação Herédia de Sá.
Adenilson escreveu:Agora algo me veio à cabeça.
Reparem o quadro abaixo postado pelo Melekh. Reparem que nesse quadro, existe uma menção da Herédia de Sá como fazendo parte do ramal de Arará. Tudo bem que outro quadro mostra Herédia de Sá na linha tronco da auxiliar, mas o quadro acima me chamou atenção.
Me veio à cabeça também aquela reportagem sobre um acidente postado pelo Dado, onde um lotação foi colhido por um trem entre Herédia de Sá e Cais.
Não descato a possibilidade de ter sido aberta uma estação alternativa de Herédia de Sá, não na linha tronco da Auxiliar, mas dentro do ramal de Arará que também foi utilizado por trens da Rio D'ouro. Lembrem-se que os trens da Rio D'ouro saiam do Caju e com a supressão do trecho pela Dom Hélder Câmara, quiseram de alguma forma, manter esse ponto inicial que era relativamente próxima a saudosa Quinta do Caju.
Duas coisas me chamaram a atenção nesse quadro: a classificação de PE (Parada Estribo) o que indica pouca importância (às vezes nem construção tinha), diferente de Parada e Estação; e o ano de construção (1908) ! Antiga para ser "apenas" pertencente ao ramal do Arará ...
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Re: Estação Herédia de Sá.
Aproveitando que aqui no serviço ficou tranquilo à tarde, fiz uma pesquisa e encontrei algumas matérias falando sobre Herédia de Sá. Dentro do período 1930-1940, 1940-1950 tudo ok, algo poderia ter existido. Mas fui pro período posterior e ...
1958 ???
As pesquisas continuam ...
1958 ???
As pesquisas continuam ...
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Re: Estação Herédia de Sá.
Boa noite senhores. Bom ver o forum voltando a ativa. Li com atenção as últimos postagens e vou apenas jogar mais lenha na caldeira (!trocadilho infame...!).
1- Em vermelho, no círculo, o que seria esta cada alinhada com a ferrovia no ramal Arará??
2- Na ponta da seta verde, o que seria este desvio saindo e fazendo uma curva estranha, coincidentemente indo se unir ao leito antigo exatamente no ponto onde deveria estar a estação de Herédia de Sá?
Saudações.
1- Em vermelho, no círculo, o que seria esta cada alinhada com a ferrovia no ramal Arará??
2- Na ponta da seta verde, o que seria este desvio saindo e fazendo uma curva estranha, coincidentemente indo se unir ao leito antigo exatamente no ponto onde deveria estar a estação de Herédia de Sá?
Saudações.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Francisco, quanto tempo. Que bom revê-lo por aqui.
Vou responder em cima das próprias perguntas
Vou responder em cima das próprias perguntas
Francisco Amaral escreveu:Boa noite senhores. Bom ver o forum voltando a ativa. Li com atenção as últimos postagens e vou apenas jogar mais lenha na caldeira (!trocadilho infame...!).
1- Em vermelho, no círculo, o que seria esta cada alinhada com a ferrovia no ramal Arará??
A casa que você marcou em vermelho não foi a que marquei e que aparece ao fundo na imagem do incêndio da cabine. Eu coloquei todas as estruturas correspondentes com as mesmas cores e notações da aero de 1951 e da foto postada tirada sobre a linha férrea. A casa que eu circundei de vermelho está ao lado de uma árvore e aparece mais próximo na foto da reportagem.
Esse imóvel pertence a Rua Viúva Cláudio e não está alinhado com a ferrovia. Possui um pequeno ângulo, pois como eu disse está alinhado com o loteamento da Viúva Cláudio e uns metros abaixo da ferrovia, cujo trecho novo interrompeu a Viúva Cláudio, que somente seria integrada de novo com a construção do Buraco do Lacerda nos anos 60. O imóvel que você circundou está mais a frente e não apareceria na foto tirada sobre o incêndio, pois estaria bem mais longe.
2- Na ponta da seta verde, o que seria este desvio saindo e fazendo uma curva estranha, coincidentemente indo se unir ao leito antigo exatamente no ponto onde deveria estar a estação de Herédia de Sá?
O desvio pode ter sido uma alternativa de tráfego até Arará ter ficado totalmente pronta evitando que a circulação fosse prejudicada. Até tudo ficar pronto, imagino ter havido ambiguidade dos traçados.![]()
Saudações.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Adenilson, boa noite!
Suas colocações: “A casa circundada está abaixo do nível da ferrovia” e “A mesma notação de cima, envolvendo o imóvel que o Melekh suspeitou ter sido a estação, mas esse imóvel está alinhado com a Viúva Cláudio, ficando abaixo do nível da ferrovia.”
Isso pode ser explicado conforme cita o relatório abaixo, da VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1924, p. 38 sobre a Duplicação e o rebaixamento da ferrovia:
Você também diz: “A estação Herédia de Sá é citada várias vezes, mas da mesma forma. Parece que a frase que enfatiza a interligação da estação com Arará era quase escrita da mesma forma. estação de Herédia de Sá ... Parece que resolveram replicar o texto, que foi escrito da mesma forma, apesar de épocas diferentes."
Mas esta publicação de 18/07/1957 é bem especifica.
Sobre a listagem de estação, a mesma é oficial, é uma publicação do Anuario Estatistico do Distrito Federal - 1955; também não para em Honório Gurgel, vai até Costa Barros.
Para fechar, coloco as diversas reportagens que falam sobre a estação e que ela era real, não apenas menção ao bairro.
O DADO disse: "Duas coisas me chamaram a atenção nesse quadro: a classificação de PE (Parada Estribo) o que indica pouca importância (às vezes nem construção tinha), diferente de Parada e Estação; e o ano de construção (1908) ! Antiga para ser "apenas" pertencente ao ramal do Arará ..."
Dado, este P e E significa P de Parada e E de Estação, ou seja Parada/Estação; pois se voce olhar bema grade abaixo, vera que em Heredia de Sá tem o numero 1 e 2, significando que em 1 ela era uma PARADA da Linha Auxiliar e 2 uma ESTAÇÃO da E. F. Rio D'Ouro e esse relatório havia sido atualizado em 1949.
Leia o rodapé do mesmo e verá a confirmação.
PLANTA PARA UM NOVO PÁTIO DA ESTAÇÃO EM 1940:
PATIO JÁ CONSTRUÍDO EM 1952
Veja a lista de Estações incluindo Heredia de Sá.
A Estação propriamente dita em 1957
Por fim, prováveis locais assinalados que poderiam ser o local da Parada Heredia de Sá.
Vamos que vamos...
Suas colocações: “A casa circundada está abaixo do nível da ferrovia” e “A mesma notação de cima, envolvendo o imóvel que o Melekh suspeitou ter sido a estação, mas esse imóvel está alinhado com a Viúva Cláudio, ficando abaixo do nível da ferrovia.”
Isso pode ser explicado conforme cita o relatório abaixo, da VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1924, p. 38 sobre a Duplicação e o rebaixamento da ferrovia:
Você também diz: “A estação Herédia de Sá é citada várias vezes, mas da mesma forma. Parece que a frase que enfatiza a interligação da estação com Arará era quase escrita da mesma forma. estação de Herédia de Sá ... Parece que resolveram replicar o texto, que foi escrito da mesma forma, apesar de épocas diferentes."
Mas esta publicação de 18/07/1957 é bem especifica.
Sobre a listagem de estação, a mesma é oficial, é uma publicação do Anuario Estatistico do Distrito Federal - 1955; também não para em Honório Gurgel, vai até Costa Barros.
Para fechar, coloco as diversas reportagens que falam sobre a estação e que ela era real, não apenas menção ao bairro.
O DADO disse: "Duas coisas me chamaram a atenção nesse quadro: a classificação de PE (Parada Estribo) o que indica pouca importância (às vezes nem construção tinha), diferente de Parada e Estação; e o ano de construção (1908) ! Antiga para ser "apenas" pertencente ao ramal do Arará ..."
Dado, este P e E significa P de Parada e E de Estação, ou seja Parada/Estação; pois se voce olhar bema grade abaixo, vera que em Heredia de Sá tem o numero 1 e 2, significando que em 1 ela era uma PARADA da Linha Auxiliar e 2 uma ESTAÇÃO da E. F. Rio D'Ouro e esse relatório havia sido atualizado em 1949.
Leia o rodapé do mesmo e verá a confirmação.
PLANTA PARA UM NOVO PÁTIO DA ESTAÇÃO EM 1940:
PATIO JÁ CONSTRUÍDO EM 1952
Veja a lista de Estações incluindo Heredia de Sá.
A Estação propriamente dita em 1957
Por fim, prováveis locais assinalados que poderiam ser o local da Parada Heredia de Sá.
Vamos que vamos...
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Re: Estação Herédia de Sá.
Bom dia Melekh e demais foristas.
Podemos estar chegando a uma alternativa do que aconteceu com Herédia de Sá.
Vou fazer um comentário sobre algumas coisas postadas por você e Dado.
Sobre a nomenclatura alterada de parada para estação em 1926, eu disse que não poderíamos afirmar, pois isso se alterou de acordo com a época.
Veja a reportagem que você postou de 1905, há a menção da palavra estação ao se referir à Rua Braúlio Cordeiro, pois nesse caso e pela cultura de época, a palavra estação NÃO era o imóvel ferroviário e sim o bairro.
Depois vemos citação de Herédia de Sá como parada. Em 1926 como estação e depois como Parada Estribo no guia ferroviário de 1960.
Sobre a postagem do Dado, não houve a citação de Herédia de Sá como estação e talvez à localidade. Vocês sabiam que existe uma empresa chamada Herédia de Sá Elétrica, dentro da favela?
Sobre a alteração do pátio de Herédia de Sá e toda essa história, penso o seguinte:
1) Na foto aérea de 1928, você assinalou 3 pontos possíveis para a estação, mas o oval verde é o mais provável. A parada pode ter tido a sua cobertura demolida na duplicação da linha devido a necessidade de alteração da plataforma. Conjecturas apenas. Os dois locais restantes assinalados por você estão ALÉM da Viúva Cláudio no sentido Vieira Fazenda, o que não corresponde à planta de 1917, que é bastante fidedigna, a não ser que devido á duplicação, tenha havido um remanejamento de alguns metros.
2) Como uma imagem vale mais que mil palavras, dá para perceber que em 1951, o tráfego pela linha original tinha se encerrado, pois não vejo trilhos. Durante a construção do ramal de Arará, que demandou um certo tempo; pois a ponte é datada de 1939, enquanto a estação de Arará é datada de 1942; houve simultaneidade de tráfego da linha nova e antiga com alternativa de desvios. Em algum momento, a estação original de Herédia de Sá original e que fazia parte da Melhoramentos foi isolada totalmente, tendo sido extinta. Enquanto houve essa simultaneidade, a estação, ainda fazendo parte da linha Auxiliar tinha que ser a mesma citada nas grades mais antigas e por isso o Dado disse que era o mesmo imóvel.
3) Foi criada uma estação que atenderia apenas a linha de Arará ou trens da Rio D'ouro que saissem de Arará. A foto mostrada pelo Melekh da estação de ARARÁ mostra um trem de PASSAGEIROS e não de carga. Não descarto a possibilidade da estaçao ser o imóvel circundado pelo Francisco Amaral com um círculo vermelho, pois este SIM, parece estar alinhado com a ferrovia e quem sabe, não havia um desnível tão grande ali tal qual no caso do imóvel da Viúva Cláudio.
4) Reparem na aerofotogrametria de 1951, um comboio entrando em um desvio. Pelos desvios existentes na foto, aquele era o último desvio que era o da linha tronco da Melhoramentos. A partir dali, qualquer trem não teria como voltar a Mlhoramentos, indo para Triagem e teria que obrigatoriamente ir para o ramal de Arará e isso reforça a tese que uma estação Herédia de Sá 2 passou a atender o ramal que era trafegado por cargueiros e trens da Rio D'ouro.
Eu adquiri fotos aéreas de quase todo o ramal de Arará e pretendo postar aqui. O problema vai ser o tempo. Essas fotos também sao de 1951.
Dado: Há algum tópico sobre o ramal e/ou estação de Arará?
Podemos estar chegando a uma alternativa do que aconteceu com Herédia de Sá.
Vou fazer um comentário sobre algumas coisas postadas por você e Dado.
Sobre a nomenclatura alterada de parada para estação em 1926, eu disse que não poderíamos afirmar, pois isso se alterou de acordo com a época.
Veja a reportagem que você postou de 1905, há a menção da palavra estação ao se referir à Rua Braúlio Cordeiro, pois nesse caso e pela cultura de época, a palavra estação NÃO era o imóvel ferroviário e sim o bairro.
Depois vemos citação de Herédia de Sá como parada. Em 1926 como estação e depois como Parada Estribo no guia ferroviário de 1960.
Sobre a postagem do Dado, não houve a citação de Herédia de Sá como estação e talvez à localidade. Vocês sabiam que existe uma empresa chamada Herédia de Sá Elétrica, dentro da favela?
Sobre a alteração do pátio de Herédia de Sá e toda essa história, penso o seguinte:
1) Na foto aérea de 1928, você assinalou 3 pontos possíveis para a estação, mas o oval verde é o mais provável. A parada pode ter tido a sua cobertura demolida na duplicação da linha devido a necessidade de alteração da plataforma. Conjecturas apenas. Os dois locais restantes assinalados por você estão ALÉM da Viúva Cláudio no sentido Vieira Fazenda, o que não corresponde à planta de 1917, que é bastante fidedigna, a não ser que devido á duplicação, tenha havido um remanejamento de alguns metros.
2) Como uma imagem vale mais que mil palavras, dá para perceber que em 1951, o tráfego pela linha original tinha se encerrado, pois não vejo trilhos. Durante a construção do ramal de Arará, que demandou um certo tempo; pois a ponte é datada de 1939, enquanto a estação de Arará é datada de 1942; houve simultaneidade de tráfego da linha nova e antiga com alternativa de desvios. Em algum momento, a estação original de Herédia de Sá original e que fazia parte da Melhoramentos foi isolada totalmente, tendo sido extinta. Enquanto houve essa simultaneidade, a estação, ainda fazendo parte da linha Auxiliar tinha que ser a mesma citada nas grades mais antigas e por isso o Dado disse que era o mesmo imóvel.
3) Foi criada uma estação que atenderia apenas a linha de Arará ou trens da Rio D'ouro que saissem de Arará. A foto mostrada pelo Melekh da estação de ARARÁ mostra um trem de PASSAGEIROS e não de carga. Não descarto a possibilidade da estaçao ser o imóvel circundado pelo Francisco Amaral com um círculo vermelho, pois este SIM, parece estar alinhado com a ferrovia e quem sabe, não havia um desnível tão grande ali tal qual no caso do imóvel da Viúva Cláudio.
4) Reparem na aerofotogrametria de 1951, um comboio entrando em um desvio. Pelos desvios existentes na foto, aquele era o último desvio que era o da linha tronco da Melhoramentos. A partir dali, qualquer trem não teria como voltar a Mlhoramentos, indo para Triagem e teria que obrigatoriamente ir para o ramal de Arará e isso reforça a tese que uma estação Herédia de Sá 2 passou a atender o ramal que era trafegado por cargueiros e trens da Rio D'ouro.
Eu adquiri fotos aéreas de quase todo o ramal de Arará e pretendo postar aqui. O problema vai ser o tempo. Essas fotos também sao de 1951.
Dado: Há algum tópico sobre o ramal e/ou estação de Arará?
