Eu verifiquei de novo e o diário oficial que aponta apenas a intenção de interligação entre as ferrovias é de 1909.
Portanto, esse não é o caso, mas em relação às outras coisas, ficam valendo as minhas indagações.

DadoDJ escreveu:Adenilson, parabéns !
Acredito que você tenha assinalado certinho o ponto fotografado na imagem ao nível do solo e aérea. Claro, considerando uma margem de erro, que deve ser de centímetros ...
![]()
O Amaral bem citou esses detalhes: parece ter uma ponte paralela à avenida, na imagem aérea, e esse descampado suspeito na calçada oposta ao fotógrafo. Deve ter sido o leito da ferrovia.
Notem também que há um poste pequeno, no meio do nada, do lado direito, que pode ter servido como poste telegráfico à ferrovia.
Imagem fantástica, Adenilson !
Valeu !
Francisco Amaral escreveu:Adenilson, acho que não tem nem o que discutir. Parabéns pelo achado!
Um outro detalhe que corrobor ao local é a arvoré atrás do casarão à esquerda. Está no memso lugar da árvore da foto aérea.
Inclusive na foto, me pareceu o que seriam os resquícios do leito da EFRdO na calçada oposta ao Malta. Auqela calçada larga em areia.
Outra coisa que só notei agora: É impressão minha, ou na foto aérea, sobre o Rio Jacaré, existe uma ponte estreita ao lado e paralela a Avenida Suburbana? Será que é a ponte por onde passava o leito da EFRdO?
E mais uma. Acho que o Galpão que aparece atrás no bonde, onde ficava a Fábrica de Fumo, está de pé até hoje, ou estava até pouco tempo, e ainda aparece no Google Maps.