Axerock e demais foristas, tudo bem?
Eu pensei também na possibilidade abordada por você, do mapa não ter detalhes e/ou precisão, por isso coloquei 2 possibilidade a mais de localidade, não descartando a primeira.
Em relação ao que estava escrito na notação do mapa, é reveledor, mas sempre devemos ver com ressalvas. Recentemente fui ao AGCRJ e resgatei uma foto da estação de Acari, até então inédita no fórum.
Essa foto estava lá como sendo Engenho da Rainha e tive que me atentar bem para ter certeza que era Acari.
Esses documentos são muito antigos e é claro, que algo óbvio, seria colocar a estação do Engenho Novo, pois o nome da Estrada adjacente era Estrada do Engenho Novo.
Eu posso estar enganado, mas prefiro acreditar que essa desapropriação era para o assentamento da segunda linha da E.F.D.Pedro II, até então singela.
Por outro lado, se for mesmo sobre a construção da Estação do Engenho Novo, então PARA TUDO!

, pois essa estação é original da linha e tal documento seria de 1858. A estação do Engenho Novo foi chamada por pouco tempo, de Venda Grande, não tendo nada a ver com a parada homônima da Rio D'ouro.
Mais uma vez obrigado pela cessão dos códigos, pois quando eu tiver uma folguinha, vou ver isso lá na Biblioteca Nacional.