Estação Acari
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Acari
Aqui vão as duas fotos, comparem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Acari
Após 1975 ?
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Acari
Tche, você estima que a foto que eu postei seja dos anos 1950 ?
E em relação à imagem aérea, porque será que colocaram uma laje na estação em 1975, após sua desativação ? Virou moradia ?
E em relação à imagem aérea, porque será que colocaram uma laje na estação em 1975, após sua desativação ? Virou moradia ?
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Acari
A foto é dos anos 50 ou de no máximo do primeiro semestre de 1962. Digo isso porque ainda nãp havia linha mista, que foi implantada no segundo semestre de 62. Veja a foto da estação de Acari postada há pouco tempo, datada de 1962 ainda com linha métrica. Quanto ao teto da estação, não lembro do segundo plano nem sei ao menos o que era, mas seguramente digo que em 1975 a estação era exatamente como mostra a foto, inclusive com o dístico "Acary 1926", apenas sem os trilhos
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Acari
A reportagem já aqui postada, extraída dos arquivos de O Globo datada de 1973, mostrava que as estaçõesda Rio D´Ouro entre Del Castilho e Acari foram desativadas para passageiros em Agosto de 1964 e que algumas delas como Inhaúma, Colégio e Acari, serviram como moradia para antigos funcionários da Central do Brasil.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Acari
Tche, me tira uma dúvida: você disse uma vez que lembrava-se de uma reportagem publicada no O Globo falando sobre testes de locomotivas a diesel na EF Rio d'Ouro, em que época foi isso ? Dei uma rápida procurada no Acervo do O Globo mas não encontrei algo a respeito ... vou averigüar com mais calma depois.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Acari
Dado, lembro-me dessa reportagem sim, acho que foi em 1972. Pelo que me lembro, já são mais de quarenta anos, existia uma linha que partia de Belford Roxo e era remanescente da Rio D´Ouro, com vagões de metal e máquina diesel. Não consigo lembrar de mais detalhes, apenas algo como " órfãos da ferrovia" , "locais que o progresso esqueceu" ou algo parecido. Uma coisa é certa: a reportagem existe mesmo, mas não consigo lembrar a data exata.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Acari

Assim como o Dado, tenho uma dúvida. Ia até transferir para outro tópico, mas é um off topic breve, que dá pra responder a pergunta do Dado e a minha juntas: O tráfego para passageiros cessou ainda nos anos 60, correto? O último ramal a fechar foi o de Jaceruba, no início dos anos 70. Esse ramal funcionava somente a partir de Belford Roxo após os anos 60?
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Acari
Pessoal.
Tenho alguns comentários a fazer.
Em relação a dupla laje, quando o Dado postou a foto de Acari mais de longe, a cobertura me pareceu mais larga que outras estações da Rio D'ouro e portanto, pode ser ilusão de ótica o que parece ser algo de 2 níveis em Acari na aerofotogrametria de 1975. O mistério pode apenas ser resumido em uma construção quadrada logo antes da estação e mais estreita que a cobertura. Isso poderia indicar que a parte inicial da cobertura foi demolida ou desabou, restando a parte mais estreita do prédio administrativo abaixo da mesma.
Não sei se vocês perceberam o que quero dizer.
Em relação à época, Dado, eu iria estimar isso e concordo com o Tchê. Acho que a foto que o Dado conseguiu deve ser uns 10 anos mais antiga que a que eu consegui. Não estou levando em consideração apenas a questão das linhas, mas principalmente o vestuário e a movimentação na estação, que parecia boa em comparação a 1962.
Sobre os testes com locomotivas a diesel na Rio D'ouro, me lembrei da famosa fotografia da estação de Irajá que mostra um cartaz da banda Painel de Controle e ao fundo algo que parece ser uma locomotiva. Na época, levantei essa questão.
Tenho alguns comentários a fazer.
Em relação a dupla laje, quando o Dado postou a foto de Acari mais de longe, a cobertura me pareceu mais larga que outras estações da Rio D'ouro e portanto, pode ser ilusão de ótica o que parece ser algo de 2 níveis em Acari na aerofotogrametria de 1975. O mistério pode apenas ser resumido em uma construção quadrada logo antes da estação e mais estreita que a cobertura. Isso poderia indicar que a parte inicial da cobertura foi demolida ou desabou, restando a parte mais estreita do prédio administrativo abaixo da mesma.
Não sei se vocês perceberam o que quero dizer.
Em relação à época, Dado, eu iria estimar isso e concordo com o Tchê. Acho que a foto que o Dado conseguiu deve ser uns 10 anos mais antiga que a que eu consegui. Não estou levando em consideração apenas a questão das linhas, mas principalmente o vestuário e a movimentação na estação, que parecia boa em comparação a 1962.
Sobre os testes com locomotivas a diesel na Rio D'ouro, me lembrei da famosa fotografia da estação de Irajá que mostra um cartaz da banda Painel de Controle e ao fundo algo que parece ser uma locomotiva. Na época, levantei essa questão.