E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
-
- Usuário Diamante
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Ainda sobre o aclive, nota-se que o terceiro trilho está quase coberto pelo mato, sinal de que não era utilizado. Este terceiro trilho existia entre Colégio e Pavuna, embora nuca tenha sido utilizado. Daí então fica a forte impressão de que a foto foi "tirada" no trecho entre Acary e Pavuna....l
-
- Usuário Diamante
Dado, Tchê e demais foristas.
Estou tendo uma parcepção um pouco diferente do Dado. Não estou conseguindo ver uma composição no sentido inverso, até porquê essa
linha estaria indo de encontro ao morro.
As únicas que vejo bem são a casa ao fundo e tal estrutura logo atrás do trem.
A possível linha mista é intrigante e o Tchê palpitou ser entre Colégio e Pavuna por essa fator.
O único trecho que possui um aclive semelhante ao fundo é a pista de descida de Automóvel Clube em direção ao centro, próximo a
atual estação de Engº Ribens Paiva.
Sendo 1962, o trecho para mim está muito deserto e penso que realmente se trata da baixada devido a esse fator, mas que parece o aclive que fica
entre E.Rainha e Inhaúma (sentido centro), parece!
Respondendo a sua pergunta, acho que as vaporosas não subiriam um trecho igual ao do asfalto e deve ter havido um corte no morro
para a passagem dos trilhos, exatamente como ocorre em E.Rainha, apesar de reconhecer que a foto é nova demais para a área estar tão deserta
naquela região.
Como algumas estações no trecho foram demolidas, fundameltalmente após B.Roxo, fica a possibilidade de estarmos vendo alguma estação que já se foi.
Estou tendo uma parcepção um pouco diferente do Dado. Não estou conseguindo ver uma composição no sentido inverso, até porquê essa
linha estaria indo de encontro ao morro.
As únicas que vejo bem são a casa ao fundo e tal estrutura logo atrás do trem.
A possível linha mista é intrigante e o Tchê palpitou ser entre Colégio e Pavuna por essa fator.
O único trecho que possui um aclive semelhante ao fundo é a pista de descida de Automóvel Clube em direção ao centro, próximo a
atual estação de Engº Ribens Paiva.
Sendo 1962, o trecho para mim está muito deserto e penso que realmente se trata da baixada devido a esse fator, mas que parece o aclive que fica
entre E.Rainha e Inhaúma (sentido centro), parece!

Respondendo a sua pergunta, acho que as vaporosas não subiriam um trecho igual ao do asfalto e deve ter havido um corte no morro
para a passagem dos trilhos, exatamente como ocorre em E.Rainha, apesar de reconhecer que a foto é nova demais para a área estar tão deserta
naquela região.
Como algumas estações no trecho foram demolidas, fundameltalmente após B.Roxo, fica a possibilidade de estarmos vendo alguma estação que já se foi.

- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:
Essa foto é bem misteriosa. Eu não sou profundo conhecedor da RdO, mas ela (foto) me confundiu pois:
Vendo o morro ao fundo, chutaria Baixada. Ramal de Xerém, para ser mais específico.
Vendo a divisão que existe entre o leito e a estrada asfaltada (o que me leva a crer que existia um movimento maior de automóveis), chuto Automóvel Clube, entre Vicente Carvalho e Inhaúma.
Mas daqui a pouco vcs matam esse enigma rápido.
Vendo o morro ao fundo, chutaria Baixada. Ramal de Xerém, para ser mais específico.
Vendo a divisão que existe entre o leito e a estrada asfaltada (o que me leva a crer que existia um movimento maior de automóveis), chuto Automóvel Clube, entre Vicente Carvalho e Inhaúma.
Mas daqui a pouco vcs matam esse enigma rápido.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
-
- Usuário Bronze
Foi impressão minha ou eu li que devido ao alto esforço para subir e a locomotiva não ter mais força para subir e acabava sendo a ultima estação ?
Será que entendi errado ????
Será que entendi errado ????
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Será que não é o trecho entre Vicente de Carvalho e Tomás Coelho.
O morro à esquerda me sugere isso ... e o aclive me parece particular.
Só que tem algumas coisas intrigantes ... se fôsse nesse local, que estação seria essa que aparece ao centro, com plataforma e cobertura ?
E a região em 1962 não era esse matagal todo.
Além disso, tem mais um detalhe: tem uma elevação bem à esquerda da foto muito alta ! Que morro é esse ?!?!?!
O morro à esquerda me sugere isso ... e o aclive me parece particular.
Só que tem algumas coisas intrigantes ... se fôsse nesse local, que estação seria essa que aparece ao centro, com plataforma e cobertura ?
E a região em 1962 não era esse matagal todo.
Além disso, tem mais um detalhe: tem uma elevação bem à esquerda da foto muito alta ! Que morro é esse ?!?!?!
-
- Usuário Diamante
Pode ser inclusive que a foto nem seja da E.F.R.D e nem mesmo no Rio de Janeiro, sendo apenas ilustrativa. A reportagem é de 1962, uma época em que existiam muitas locomotivas à vapor em funcionamento no Brasil. O que chama a atenção é que o texto da reportagem é um indicativo de que os trens de passageiros não mais circulavam no trecho Del Castilho-Pavuna e que a Leopoldina já usava o trecho para seus trens de carga e expressos, o que confirma o que eu já havia postado sobre tal fato. Entre 68 e 68 eu costumava passar as férias com meus pais em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, e o terreno da casa de meus parentes era literalmente cortado pela ferrovia. A quantidade de trens vindos de Minas era muito pequena, talvez uns 3 ou 4 por dia, sempre pequenas composições de passageiros ou mistas com no máximo 5 carros, o que significa que a Leopoldina já utilizava a E.F.R.D BEM ANTES de Maio de 1964, que foi a data do fechamento da estação do centro de Petrópolis restando apenas a do Alto da Serra, que foi fechada em Novembro do mesmo ano. Quanto à foto, pode ser em qualquer lugar...
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:
Off topic
Tche, não entendi sua colocação à respeito de Pedro do Rio. Pouco movimento de trens em 68? Mas a linha já não estava erradicada?
Tche, não entendi sua colocação à respeito de Pedro do Rio. Pouco movimento de trens em 68? Mas a linha já não estava erradicada?
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Luiz Eduardo
Moderador
-
- Usuário Diamante
Luiz Eduardo, se você reparou no texto da revista de 1962 com a foto, ele mostra a reportagem sobre a viagem no trem da Rio D´Ouro a partir de B. Roxo. Isso mostra que não havia mais tráfego de passageiros entre Del Castilho e Pavuna e que nessa época a Leopoldina já estaria utilizando a Rio D´Ouro para seus trens em direção à Minas Gerais. Isso explica o pouco movimento na linha da serra de Petrópolis de 62 a 64, movimento esse que já seria no leito da E.F.R.D. Pedro do Rio é um "subúrbio" de Petrópolis e a linha da serra passava forçosamente por lá, e se o movimento de trens diminuiu ali foi porque eles iam por outro trajeto, que vinha a ser a E.F.R.D. Portanto, é só um fato que situa a data {1962} do fim do tráfego de passageiros na Rio D´Ouro...
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:
Entendi, Tche. O que gerou a dúvida foi o 68 que vc colocou na postagens (onde vc deve ter confundido a data). Isso tudo leva a crer que o trecho da serra da Leopoldina foi condenado muito antes do Programa de Erradicação de Ramais Antieconômicos.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Luiz Eduardo
Moderador
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Exatamente, Tche. A EFL já estava utilizando as linhas da EFRO há mais tempo do que eu imaginava. Eu não sabia disso, se não fosse você falar, para mim a EFL tinha passado a utlizar as linhas da EFRO apenas no fechamento do seu trecho de serra.
Pra reforçar ainda mais a sua informação, durante pesquisas encontrei esta notícia abaixo, veículada no Correio da Manhã em 1961, falando sobre a reconstrução da ponte em Acari (ficou 3 anos sem tráfego, pois as chuvas que a danificaram foram em 1958 ! ! !). E é citado o tráfego de trens da EFL, da EFRO e até da Melhoramentos ! ! !
Pra reforçar ainda mais a sua informação, durante pesquisas encontrei esta notícia abaixo, veículada no Correio da Manhã em 1961, falando sobre a reconstrução da ponte em Acari (ficou 3 anos sem tráfego, pois as chuvas que a danificaram foram em 1958 ! ! !). E é citado o tráfego de trens da EFL, da EFRO e até da Melhoramentos ! ! !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por DadoDJ em 12 Nov 2012, 10:40, em um total de 3 vezes.