E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2012, 23:37

Pessoal,
boa noite!
Venho acompanhando as postagens maravilhosas no sentido histórico do Hugo, mas lamentáveis no que tange ao objeto da matéria, que é a eeradicação de muitas ferrovias.
Tenho lido tudo com atenção, apesar de não ter tido tempo para dar as minhas opiniões como gostaria.

Para vocês terem uma idéia e guardado o devido exagero, ando tão cheio de trabalho que de manhã quando um colega me dá bom dia, eu respondo idem por falta de tempo de dar outro bom dia. =O

De qualquer forma, tenho boas novidades. Hoje finalmente peguei os mapas da Rio D'ouro de 1917 no arquivo nacional.

Até eu tentar converter os arquivos TIFF para JPEG, vai demorar um pouco, mas não poderia privar os amigos de algumas informações.

Abaixo postarei a distância exata e a relação das paradas e/ou estações da linha tronco, a qual considerarei até SÃO PEDRO (Jaceruba).

Chamarei de A a altura de linha e B, a altura de plataforma. Algumas paradas apenas possuem altura de linha, levando a crer, que pelo menos em 1917 tal parada não tinha plataforma. Nesse caso, destacarei a parada em vermelho

Vamos lá!!

1) CAJÚ (Km=0.0/ A=3,513m/ B= 4,137m).
2) RUA BELLA (Km= 2,366/ A= 2,041m).
3) BENFICA (Km= 3,760/ A= 2,688m/ B= 3,102m).
------------------------------------------------------------3,977 Km chave para o ramal de Ana Neri.

4) PRAIA PEQUENA (Km=5,765/ A= 3,133m).
5) LIBERDADE (Km= 7,720/ A= 14,185m/ B=14,689m).
6) INHAÚMA (Km=9,360/ A= 17,955m/ B= 18,568m).
-------------------------------------------------------------9,111 Km chave para o ramal de Engenho de dentro.
7) CENTRO TELEFÔNICO (Km=10,268/ A=23,403m/ B= 24,009).
8) ENGENHO DO MATTO (Km=11,743/ A= 30,701m/ B=31,118m).
9) VICENTE DE CARVALHO (Km= 13,515/ A=24,919m/ B= 25,416m).
----------------------------------------------------------------13,615 Km chave para o ramal da Penha.
10) IRAJÁ (Km=14,820/ A=18,871m).
11) COLÉGGIO (Km=16,107/A= 12,914m).
12) AREAL (Km=17,700/ A=13,879m).
13) PAVUNA (Km=21,547/A=4,566m/B=5,014m).
14) COQUEIROS (Km=24,050/ A=17,440m).
15) BELFORD ROXO (Km= 27,455/ A=13,132m/B=13,727m)----------27,455 Km chave para o ramal de Xerém, sub ramal de registro e sub ramal de Mantiquira.
16) HELIÓPOLIS (Km=30,385/ A= 8,516m).
17) ITAIPÚ (Km=31,960/ A= 10,148m).
18) RETIRO (Km=34,661/ A=15,174m/ B= 15,531m).
19) FIGUEIRA (Km=36,538/ A= 20,046m/ B= 20,999m).
---------------------------------------------------------------38,133 Km chave para o ramal de Tinguá e sub ramal de Boa Esperança.
20) JOSÉ BULHÕES (Km= 38,244/A=18,172m/ B= 18,663m).
21) CACHOEIRAS (Km= 43,040/ A= 16,203m).
22) PAINEIRAS (Km=45,140/A=22,901m).
23) RIO D'OURO (Km= 49,530/A=41,135m/ B= 41,635m).
-----------------------------------------------------------------49,655 Km chave para o ramal de represa.
24) SANTO ANTÔNIO (Km= 52,221/A=40,249m).
25) SAUDADE (Km=55,583/A=36,504m).
26) SÃO PEDRO (Km=59,976/ A=59,973m/B=60,460m).
27) PARADA PONTA DOS TRILHOS (Km=61,600/A=125,162m).............acho que essa altura está errada. :ttn:

A seguir informações superficiais sobre os outros ramais que terão detalhes nos devidos tópicos. okk
Editado pela última vez por Adenilson em 22 Nov 2012, 15:00, em um total de 2 vezes.

Adenilson
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2012, 23:51

Observações adicionais.

O ramal de Boa esperança tinha exatamente 6 Km e se iniciava exatamente na estação de Tinguá, encerrando-se na parada Bacurubú, aparentemente sem plataforma.

O sub-ramal de mantiquira se encerrava na Parada do Galrão, aparentemente sem plataforma.

No ramal de engenho de dentro, existia uma parada chamada Engenho de Dentro, da Rio D'ouro, aparentemente sem plataforma.

No sub-ramal da Penha, apenas Fazenda Grande é citada. Nada de parada da Penha.

A parada Ana Neri tinha apenas altura de linha, levando a crer que não tinha plataforma.

A parada Rua Bella não é citada na planta detalhada e é citada na planta geral, sendo o inverso de Venda Grande. Por isso não mencionei Venda Grande acima.

Em 1922 nenhuma parada do ramal de Xerém aparentemente tinha plataforma, com exceção da estação de Xerém. okk

RODRIGO MONSORES
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 20 Nov 2012, 07:13

Galera bom dia ,,, eu vi no GE uma rua no caju chamada RUA CIRCULAR DA QUINTA DO CAJU . Eu li o tópico quase todo, e pelo menos, não vi nenhuma informação quanto a isso . Existia uma circular ferroviária no Caju ???

HUGO CARAMURU
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 20 Nov 2012, 09:06

Legal, Adenilson... Esses dados são muito importantes para real levantamento das paradas, estações, estribos etc...

tche
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 20 Nov 2012, 11:00

A razão pela qual muitos ramais ferroviários foi erradicada é única: CORRUPÇÃO! Há muito já desisti de esperar alguma coisa que valha à pena nesta "Terra Brasilis", pois enquanto até nos países africanos se privilegia o transporte ferroviário, aqui ocorre o contrário. Tomem por exemplo o caos urbano que existe aqui no Rio de Janeiro, únicamente pela falta de um transporte público sobre trilhos. Até o acidente ocorrido com o bonde de Santa Teresa, o segundo em dois anos, foi devido ao sucateamento do sistema, pois segundo as más linguas, o secretário de transportes é um agente da Fetranspor... No Brasil inteiro não é diferente, pois os empresário de ônibus financiam as campanhas de políticos de vários níveis, recebendo em paga isenções em quase tudo, inclusive recebendo linhas gratuitamente sem licitação. A solução definitiva para isso não cabe neste fórum, mas quem sabe daqui à uns 300 anos, com educação de qualidade e uma reforma política, as coisas possam ser amenizadas...

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Nov 2012, 11:27

Tche, falou e disse !
Coincidentemente, hoje conversei com o Luís Otávio (AFPF) e as coisas que ele me falou são espantosas, mas que apenas confirmam o que imaginávamos e o que você disse.
Assim como ele mantém a esperança (há 25 anos já !) de reativar a EF Mauá, eu tenho esperança de ver a EF Rio d'Ouro no trecho após Belford Roxo.
Parece insano e ilusório, mas venhamos e convenhamos: não é perfeitamente possível ?! Sim, é ! Mas com essa gentalha que governa o país, estado e todas as esferas políticas, tudo fica mais dificil.
É o que disse o Luís Otávio: QUEM QUER FAZER, NÃO PODE. QUEM PODE FAZER, NÃO QUER.
Mas tenho boas notícias a partir deste bat-epapo que tive com ele hoje: a primeira boa notícia (fora do assunto Rio d'Ouro) é que estou com TODOS os informativos da AFPF, desde o primeiro, além de outros documentos e informativos antigos (inclusive da ABPF) em mãos. O Luís Otávio me cedeu os exemplares e pretendo digitaliza-los, postando aqui no fórum e posteriormente no site.
A segunda boa notícia é que consegui contato, via Luís Otávio, com o Maciel, a pessoa que pretende já há muito tempo, escrever e publicar um livro sobre a Rio d'Ouro. Pois bem, consegui falar com ele por telefone, ele já conhece o nosso fórum e nosso trabalho e está com o livro pronto ! Mas ... falta recursos para publica-lo.
==:(
Bem, baseado na nossa conversa, acho que podemos trocar muita informação, pois me pareceu que realmente sabe muito a respeito da ferrovia, mas por outro lado não conhece nenhum dos personagens os quais obtivemos dados (sr.Ranulfo, sr.Hugo salomão etc) e talvez algumas das fontes também (AN, AGCRJ ...). Portanto, o convidei para participar do fórum e consegui o seu contato por e-mail. A sua presença vai enriquecer ainda mais o conhecimento depositado aqui, espero que ele participe. E acredito que ambas as partes poderão ampliar o conhecimento sobre a Rio d'Ouro ...

Em tempo: Adenilson ! Grande Adenilson ! Ótimas informações ! Valeu !
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 20 Nov 2012, 13:20

Rodrigo, acho que a rua Circular da Quinta do Caju tem esse nome por circundar o morro homonimo proximo.
Na ferrovia tinha uma rotunda, mas linha circular nao ...

Obs.: meu celular esta sem acentuacao, deu pra perceber? rsrsrs
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 20 Nov 2012, 14:53

Valeu Dado , obrigado pela resposta um forte abraço !!!

HUGO CARAMURU
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Nov 2012, 14:40

Na "Revista da Semana" julho de 1909 apareceu Inhauma assim (impressão tipografica a desejar):
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Nov 2012, 14:44

Na "Revista da Semana" julho de 1909 aparece um trem parado numa estação citada como Irajá. Mas não parece ser, pois há duas linhas e Irajá não teria tido; o predio da estação lembra Coelho Neto... (Areal)... que na epoca não existia... e agora?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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