E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Nov 2012, 14:45

corrigindo a data: 1907 e não 1909.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2012, 15:07

ERRATA

Muito obrigado Hugo. Eu só queria fazer uma retificação. As fotos que resgatei no Arquivo Nacional são de 1917 e não de 1922.

Como havia uma assinatura no meio da planta de 1922, isso me confundiu um pouco, mas no rodapé foi possivel ver que o ano realmente é de 1917.
Eu já editei na página anterior. okk

Espero em breve dispinibilizar essas plantas para vocês, mas estou encontrando um probleminha. Estou começando a desconfiar que o DVD gravado teve akgum dispositivo
segurança em relação a cópia. :ttn:

HUGO CARAMURU escreveu:Legal, Adenilson... Esses dados são muito importantes para real levantamento das paradas, estações, estribos etc...

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2012, 15:13

Meus parabéns Hugo.
Me diga uma coisa. O rodapé da notícia menciona apenas uma estação da Rio D'ouro.
Havia algum local apontado que era Inhaúma?

De qualquer forma, essa estação parece com o casario que publiquei a um tempo atrás da estação quando já estava desativada.
Graças às imagens conseguidas pelo Hugo e à pesquisa junto ao Pereira Passos, conseguimos atestar que houve 2 estações de Inhaúma.

A da foto, caso se confirme parace ser o casario original com apenas 1 linha tangenciando a plataforma. Do lado direito da foto, parece estar iniciando uma curva na direção do fotógrafo.
Pelas justificativas acima e sendo Inhaúma, Del Castilho deve estar a esquerda do casario e a ainda existente Parada Botafogo, a direita no sentido da linha férrea. okk

HUGO CARAMURU escreveu:Na "Revista da Semana" julho de 1909 apareceu Inhauma assim (impressão tipografica a desejar):

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2012, 15:32

Hugo e demais foristas.
Vou tecer os meus comentários baseado nas plantas que resgatei de 1917.

1) A estação Engenho do Matto existia com plataforma, mas acredito que não tivesse um prédio tão vultuoso.
2) Idem em relação a Vicente de Carvalho. Apesar da planta mostrar a existência de uma plataforma pela indicação da sua altura, duvido que o seu prédio parecia ser assim.
Pela pequena dimensão da estação mostrada na planta, não ficaria surpreso se soubesse que a mesma fosse de madeira na época.
3) Irajá não existia como estação com plataforma e a sua localização como parada era na esquina da "Automóvel Clube" com
"Monsenhor Félix", porém imediatamente antes do cruzamento com essa última, ficando do mesmo lado em relação a Monsehor Félix, que fica
hoje a estação de metrô.
Quando a estação de trem foi construída, passou a ser imediatamente depois da Monsehor Félix (sentido Colégio).
4) Collegio (grafia da época) e Areal também não existiam como plataforma, e especialmente Coleggio é apontada como parada, que me parecia ter existido
antes um pouco do que seria a estação de trem construída em 1930, mais próxima até da atual estação de metrô. Estimei isso pelas curvas na planta.

Dadas as informações acima, vou dar um palpite meio maluco. Como a parada do Irajá era algo muito primitivo e em local um pouco diferente da posterior estação,
suponho que o prédio atrás possa ser algum comércio e não a estação.
Naquele ponto (antes da M.Félix-sentido Colégio), a ferrovia passava quase "colada" em casas comerciais e residenciais e talvez por isso, tenha ficado inviável construir a estação de alvenaria desse lado.
Não descarto a possibilidade de ser Irajá, mas que o prédio ao fundo não tenha nada a ver com a estação.
Seria apenas coincidência o fato dos passageiros estarem descendo nos trilhos ao invés do lado da possivel plataforma?
Esse por enquanto é o meu palpite. okk

HUGO CARAMURU escreveu:Na "Revista da Semana" julho de 1909 aparece um trem parado numa estação citada como Irajá. Mas não parece ser, pois há duas linhas e Irajá não teria tido; o predio da estação lembra Coelho Neto... (Areal)... que na epoca não existia... e agora?

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Nov 2012, 08:35

Aqui a pagina ampliada. Era uma reportagem sobre Inhauma.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Nov 2012, 09:49

Vocês fazem a gente pensar e , às vezes raciocinar. Coloque uma pagina aqui ondeo texto diz ser Irajá... mas, se analisarmos as fotos, vemos duas linhas paralelas. Mentalmente, fiz a viagem de Fco Sá até B Roxo (trecho que conheci) e só um lugat tinha linhas uma ao lado da outra: Inhauma ! Mas, será? Como vcs estão descobrinho, parece que houve dois predios para Inhauma (aliás acho que todas sofreram reformas; com poucas ou muitas transformações. Lembro de Vicente de Carvalho antiga, cuja saída era para onde passava o bonde; depois ficou para o lado da Automovel Clube. Irajá tinha um tipo de telhado, depois mudou. Acari e Coelho Neto eram mais novas. Na foto anexa aqui vemos um distico "R.D." em gótico na parede da estação. Acho que esta Inhauma tem mistérios.
Se vcs analisarem é o mesmo local... numa a camera foi mais pra traz, na outra v~e-se o distico "R D" . Vêem-se duas ou -acho- que tres linhas. Se for, Só Inhauma.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Nov 2012, 09:52

Ainda sobre Inhauma. O tal acidente do lotação com o trem... aqui vemos só o lotação e atras dele o que pode ser o predio da estação... e o começo do patio,duas linhas paralelas (deve abrir a terceira depois...)

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 23 Nov 2012, 10:50

Parece ser o prédio da estação antiga. O fotógrafo estaria de costas para o lado do cemitério...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Nov 2012, 11:03

Na Revista da Semana há duas fotos sobre Coelho Neto (edição de 17 de junho de 1936):

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Nov 2012, 14:29

A estação já com o nome de Coelho Netto ...
Show de bola, Hugo ! ! !
app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”