AVVP, tudo bom?
Legal demais você se interessar por essa estação, pois pouco sabemos a respeito dela.
Quem sabe que com o seu interesse também, poderemos avançar um pouco mais em conhecê-la.
Não há registros fotográficos até agora, uma vez que o Melekh postou fotos de Arará como sendo Herédia de Sá.
É uma pena termos poucas informações até porquê acho o nome muito bonito.
A localização da estação foi estimada por mim baseada nos mapas.
Abaixo segue o mapa de 1910 onde a parada estava representada antes da Ruas Viúva Cláudio (sentido Triagem).
Obs: O círculo nesse mapa está envolvendo Vieira Fazenda, pois o Melekh que postou esse mapa, fazia explicações sobre essa estação. Detenham-se a H.Sá.
Mais abaixo seguem 2 mapas mais recentes, mostrando a estação depois da Viúva Cláudio no mesmo sentido.
Baseado nos mapas acima, podemos talvez não concluir, mas estimar com boa probabilidade de estar certo, que houveram 2 estações em locais diferentes.
Se eu fosse escrever esse texto há 2 semanas atrás, eu poderia achar que pudesse ser um erro do mapa, mas eu comparei os leitos da ferrovia na aerofotografia de 1928 e o atual
e são diferentes.
Antigamente parecia que a curva oriunda de Vieira Fazenda em direção a Herédia de Sá prosseguia mais um pouco, fazendo com que a ferrovia e a Suburbana tendesse a se encontrar mais a frente caso não houvesse outra curva para o lado oposto em direção a Triagem.
Na foto do google que eu postei não dá para ver isso, pois eu dei um zoom muito grande, mas se você checar no próprio google em altitude maior, vais ver que atualmente depois da curva vindo de Vieira Fazenda para Herédia de Sá parece cessar um pouco antes que antigamente deixando o leito da ferrovia praticamente paralelo com a Suburbana.
O que não pode ser esquecido é que em 1910, a Melhoramentos tinha linha singela e em 1928 já era dupla.
Algo que poderia explicar essa mudança na ferrovia naquele trecho foi a inclusão do ramal de Arará-Japeri no leito da linha auxiliar.
Respondendo outra indagação sua, o local foi bastante favelizado. O meu palpite é que a estação tenha sido desativada antes da maioria que conhecemos como Turiaçú, E.Leal, Rocha, T.Santos e Encantado.
Não sei se teria chegado aos anos 60, pelo menos funcionando. Só mesmo obtendo depoimentos.
Essa estação estaria ainda "mais expremida" por favelas do que Vieira Fazenda.
Imagino que o acesso na estação moderna, caso se concretize esse fato, era pela Viúva Cláudio em trilha que está lá até hoje.
Sobre o retângulo que aparece na aerofotografia, ele estaria totalmente fora dos locais apontados pelo mapa e fora do núcleo habitacional existente ali.
A tendência é que o núcleo habitacional tivesse surgido em torno da estação e juntando isso com o que está no mapa de 1910, coloquei o possível local com a seta bege.
Tem algumas coisas misteriosas ainda que necessitam ser dirimidas como uma estação Jacaré citada na grade de estações antigas.
De qualquer forma o local que vc pensou ser a estação não difere muito do meu, pois imaginando a plataforma padrão da linha auxiliar descrita nos livros em 150 metros, o fim da mesma estaria próximo a passagem de nível com a Viúva Cláudio e projetando 150 metros em direção a Triagem, o início da plataforma estaria próximo ao viaduto do metrô.
O segredo nessa estória é tentar obter fotos da inauguração do "buraco do Lacerda" feita no governo do governador que cedeu o nome à passagem (entre 1960 e 1965), eliminando a passagem de nível, para ver se dá para ver a estação em funcionamento.
De qualquer forma, no local da estação apontado por mim em lilás dá para ver perfeitamente o afastamento dos trilhos.
Para encerrar, há apenas um mapa pelo meu conhecimento que aponta E.Leal diferente do local onde conhecemos e esse mapa está no site estações ferroviárias.
Sendo esse mapa uma exceção, pode ter sido até um erro.
Eu tenho um guia de 1985, ano que Engenheiro Leal não existia há muito tempo e o local apontado como sendo o da estação é o mesmo que tenho da aerofotografia de 1928.
Será que houve mesmo outro local para essa estação.
No momento da postagem sobre E.Leal, abordarei melhor esse assunto.
Em cima disso e respondendo outra pergunta sua, desde muito antigamente os mapas mostram estações que já tinha sido desativadas e a maioria até demolidas como existente.
Isso deve ter ocorrido devido a uma melhor falta de vontade de ir a campo e pesquisar e sim de "jogar o material na gráfica" e mandar copiar.
Acho que o pessoal só se preocupava com a adição de logradouros.
Desculpem a longa resposta, mas foi preciso.
AVVP escreveu:Assim, essa aerofotografia e as suas informações estão um pouco diferentes do que eu tinha na minha 'cabeça' em relação a Heredía de Sá.
Eu sempre imaginei que a estação ficasse praticamente debaixo do viaduto da linha 2 do metrô, depois da curva que segue para Triagem.
Digo isso por que realmente nesse ponto que eu cito, existe uma Plataforma quebrada e Afundada no meio de duas vias!! (Tipo a das estações de Turiassu,M da Graça..).
Então olhando a fotografia algo me chamou a atenção :
O que é aquela sombra de um retângulo que está exatamente atrás da palavra ''Janeiro'' na frase ''Rio de Janeiro'' da legenda ??
Não parece uma edificação ??
Bom é isso,
Perguntas sem resposta para min:

Realmente nos mapas antigos (1910) a localização é outra. Será que existiram duas estações de Heredía de Sá(nos mesmos moldes do caso '''Engenheiro Leal'')????
Será que esse local que eu afirmo, a estação funcionou para trens elétricos ou só para os a vapor??? (Já que mesmo enterrada a plataforma parece ser muito baixa,, ou seja um gabarito para carros de madeira.)
Por que em guias de ruas mais recentes anos 70 , 80 e até 90 !,, a nossa Heredía de Sá Ainda aparece e no local que eu falei ?? Ela funcionou até quando afinal ??