E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

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Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 31 Mar 2012, 21:01

PARADA SILVA E SOUZA

Pessoal,

Continuando com as aerofotografias de 1928, segue o trecho onde deveria se localizar a Parada Silva e Souza.
Não consegui encontrar alguma coisa de concreto a respeito da qual eu batesse o martelo e pudesse apontar a estação, mas existem algumas manchas estranhas, por isso marquei com a seta bege, cor que adotei que apontaria algo que deveria estar ali, mas não fora concretamente localizado(a).

A pedido do Dado também, tanto na foto anterior, quanto nesta, pudemos ver o caminho que seria do Ramal de Ana Neri, o qual nessa postagem de hoje apontei com a seta lilás.
Alguns mapas mais antigos sugerem que o ramal seria mais antigo que a própria Rua Senador Bernardo Monteiro.

Dado: Não querendo abusar, seria legal se você fizesse a superposição da foto anterior e desta de hoje com o Google Earth para sabermos realmente as posições da Visconde de Niterói, do término do leito da ferrovia e do barranco e de quanto cada um(a) aumentou. okk

Abaixo a foto para análise.

Imagem

P.S: Reparem na foto do entroncamento da Melhoramentos e da linha do Centro postada ontem, como podemos ver claramente nessa foto os trilhos do bonde na Rua São Francisco Xavier.

Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 01 Abr 2012, 21:18

ESTAÇÃO TRIAGEM.

Seguindo pela Melhoramentos, segue a foto aérea da estação de Triagem com as suas 2 plataformas.
A planta não está lá essas coisas. Acho que manchou. :gr:

Curioso é que em 1928, o Joquei Prado Fluminense ainda estava lá.

O acesso portanto da estação, era muito maior que hoje.

Imagem

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DadoDJ
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 02 Abr 2012, 09:16

Adenilson, vou fazer as superposições de imagem assim que puder (estou ansioso por isso).
É que estou em período de provas na faculdade, estudando direto (além do trabalho), mas hoje é a última prova.
De repente já adianto algo hoje.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 02 Abr 2012, 23:44

Beleza amigo!
Dê realmente prioridade às suas provas. Apenas comentei, mas acho que já concluí que nas fotos acima a parte mais clara do leito deve ser o da Leopoldina (novinho em folha na época), afinal a estação Barão de Mauá é de meados da década de 20, se não me engano.
A parte mais escura era da Melhoramentos partilhada com a Rio D'ouro (eu acho!).

Tenho outro palpite. Com o alargamento do leito para a inclusão das linhas da E.F.Norte, imagino que Silva e Souza possa ter sido demolida nessa época, dependendo é claro da sua posição em relação às linhas da Melhoramentos.

Acho que deve ter acontecido a mesma coisa em relação a parada Benfica e a duplicação da E.F.Norte, dependendo desse fator também.

Como eu já disse, eu tenho tentado trabalhar no contraste, brilho e saturação de cores no Picture Manager, mas se vc achar que pode fazer um milagre a mais em termos de zoom e definição no Photoshopo, sinta-se a vontade. okk

Estarei fora do RJ ("para variar" ==:( ) até quinta-feira.

Abraço a todos.

DadoDJ escreveu:Adenilson, vou fazer as superposições de imagem assim que puder (estou ansioso por isso).
É que estou em período de provas na faculdade, estudando direto (além do trabalho), mas hoje é a última prova.
De repente já adianto algo hoje.
Show de bola as imagens !

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 10 Abr 2012, 10:17

Olá pessoal,

Depois de uma viagem a trabalho e um final de semana cheio de estudos para a minha prova de inglês no curso que faço, aqui estou de volta.

Hoje a noite deverei postar o local estimado nas fotos aéreas para a estação Herédia de Sá. Já tinhamos discutido em algum momento que mapas mais antigos mostravam a estação depois da Viúva Cláudio (sentido V.Fazenda) e os guias "mais recentes" apontam o local antes desta rua.

O que foi comentado por alguns colegas como erro do mapa pode ter sido de fato algo que tenha ocorrido por conta, talvez da construção da linha de carga Arará-Japeri.

O mapa de 1910 mostra a estação depois da Viuva Cláudio. Fui buscar dados e comparar mapas e verifiquei que houve uma mudança razoável do traçado da ferrovia antes da Viuva Cláudio (sentido V.Fazenda). Hoje o trecho é mais retilíneo e antes era mais curvo.

O Dado poderá depois fazer as superposições, mas isso pode ter coincidido com a ramificação para a linha tronco da auxiliar, da linha vinda de Arará.

Aguardem a minha postagem a noite.

Abraços. okk

Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 10 Abr 2012, 21:22

ESTAÇÃO HERÉDIA DE SÁ.

Boa noite amigos foristas.

Conforme eu disse ontem mapas antigos apontavam a estação/parada Herédia de Sá depois da Rua Viúva Cláudio no sentido V.Fazenda.
Na aerofotografia de 1928 não consegui visualizar uma plataforma nítida.
Vi um aglomerado de casas que poderia justificar a presença da parada (naquela época).
Coloquei na seta bege, o local da parada segundo o mapa de 1910 e na seta lilás, o local onde deveria estar em tempos mais modernos.

Mas que período é esse?

Talvez o de construção do ramal Arará.

Vejam a aerofotografia abaixo e percebam que a direita da Rua Viúva Cláudio, a ferrovia descreve uma curva para a direita (sentido Triagem).

Imagem

Agora segue abaixo obedecendo a mesma convenção de cores, o local segundo a parada antiga e a "nova" (caso os guias e mapas estejam corretos).
Repare que onde coloquei a seta lilás existe um afastamento dos trilhos, o que poderia indicar a presença de uma plataforma. Do lado oposto existe espeço suficiente para a acomodação de uma plataforma estreita, exatamente como ocorre em Vieira Fazenda, mas ainda não tenho registros sobre o númer de plataformas de Herédia de Sá.

Repare também que o trecho de encontro com a linha de Arará (direção Triagem) parece mais reto que em 1928.

Imagem

Não descarto a possibilidade de no caso da estação mais moderna ter existido em local diferente da primitiva, que uma das casas margeando a ferrovia próximo a esfera lilás que coloquei possa ter sido o prédio da mesma.

Possibilidade remotíssima ;'( , dependendo de como foi a estação, mas existe :O

Em tempo: A ferrovia antigamente parecia descrever a trajetória mais curva em direção onde hoje é um terreno baldio e gramado.

Aguardarei comentários okk

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por AVVP » 10 Abr 2012, 22:54

Assim, essa aerofotografia e as suas informações estão um pouco diferentes do que eu tinha na minha 'cabeça' em relação a Heredía de Sá.
Eu sempre imaginei que a estação ficasse praticamente debaixo do viaduto da linha 2 do metrô, depois da curva que segue para Triagem.
Digo isso por que realmente nesse ponto que eu cito, existe uma Plataforma quebrada e Afundada no meio de duas vias!! (Tipo a das estações de Turiassu,M da Graça..).
Então olhando a fotografia algo me chamou a atenção :

O que é aquela sombra de um retângulo que está exatamente atrás da palavra ''Janeiro'' na frase ''Rio de Janeiro'' da legenda ??
Não parece uma edificação ??

Bom é isso, :DD
Perguntas sem resposta para min: :- Realmente nos mapas antigos (1910) a localização é outra. Será que existiram duas estações de Heredía de Sá(nos mesmos moldes do caso '''Engenheiro Leal'')????
Será que esse local que eu afirmo, a estação funcionou para trens elétricos ou só para os a vapor??? (Já que mesmo enterrada a plataforma parece ser muito baixa,, ou seja um gabarito para carros de madeira.)
Por que em guias de ruas mais recentes anos 70 , 80 e até 90 !,, a nossa Heredía de Sá Ainda aparece e no local que eu falei ?? Ela funcionou até quando afinal ??

Francisco Amaral
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Francisco Amaral » 11 Abr 2012, 09:26

O traçado com certeza foi deslocado um pouco para baixo e por consequencia retilinizado, devido à impantação do Japeri-Arará. O problema é saber quando, quando da implantação do ramal, ou da construção do viaduto da Suburbana, mais abaixo explico o pq da dúvida.
Mas o certo é que trecho sobre a Viúva Cláudio foi alterado de posição. No google maps, com um zoom um pouco menor, é possível, inclusive, notar a cicatriz do leito original um pouco acima do atual, separando-se sobre o canal e voltando a se encontrar ao lado do viaduto da Suburbana. E Heredia de Sá estando antes ou depois da Viúva Cláudio estaria nesse trecho modificado, hoje favela.
A plataforma sob o viaduto do metro tb deve ser algo recente, pois o leito ali tb foi alterado. Talvez tenha algo a ver com o Japeri.
Pelo fato dessa cicatriz ainda estar aparente, na minha opinião o desvio do leito ocorreu quando da construção do viaduto da Suburbana, que passaria muito colado no ramal e obrigou tb a modificação do entroncamento da Japeri-Arará. Não acredito ser antigo a ponto da construção do Japeri, pois esta cicatriz não estaria aparente, já que até os prédios daquele conjunto ali entre o metro e a auxiliar respeitam a cicatriz do leito original. Na minha opinião, quando foi construído o viaduto da Suburbana, toda aquela área foi radicalmente modificada devido à complexidade de uma área que possui duas Estradas de Ferro, um ramal que cruza um deles e entroca com o outro, uma avenida larga que cruza uma delas e passa rente a outra, fora o velho ramal que existia ali para acessar o Depósito de Suprimentos do Exército que tb ficava ali.

Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 11 Abr 2012, 09:36

AVVP, tudo bom?
Legal demais você se interessar por essa estação, pois pouco sabemos a respeito dela.
Quem sabe que com o seu interesse também, poderemos avançar um pouco mais em conhecê-la.
Não há registros fotográficos até agora, uma vez que o Melekh postou fotos de Arará como sendo Herédia de Sá.

É uma pena termos poucas informações até porquê acho o nome muito bonito.

A localização da estação foi estimada por mim baseada nos mapas.

Abaixo segue o mapa de 1910 onde a parada estava representada antes da Ruas Viúva Cláudio (sentido Triagem).
Obs: O círculo nesse mapa está envolvendo Vieira Fazenda, pois o Melekh que postou esse mapa, fazia explicações sobre essa estação. Detenham-se a H.Sá.

Imagem

Mais abaixo seguem 2 mapas mais recentes, mostrando a estação depois da Viúva Cláudio no mesmo sentido.

Imagem

Imagem

Baseado nos mapas acima, podemos talvez não concluir, mas estimar com boa probabilidade de estar certo, que houveram 2 estações em locais diferentes.

Se eu fosse escrever esse texto há 2 semanas atrás, eu poderia achar que pudesse ser um erro do mapa, mas eu comparei os leitos da ferrovia na aerofotografia de 1928 e o atual
e são diferentes.
Antigamente parecia que a curva oriunda de Vieira Fazenda em direção a Herédia de Sá prosseguia mais um pouco, fazendo com que a ferrovia e a Suburbana tendesse a se encontrar mais a frente caso não houvesse outra curva para o lado oposto em direção a Triagem.
Na foto do google que eu postei não dá para ver isso, pois eu dei um zoom muito grande, mas se você checar no próprio google em altitude maior, vais ver que atualmente depois da curva vindo de Vieira Fazenda para Herédia de Sá parece cessar um pouco antes que antigamente deixando o leito da ferrovia praticamente paralelo com a Suburbana.

O que não pode ser esquecido é que em 1910, a Melhoramentos tinha linha singela e em 1928 já era dupla.
Algo que poderia explicar essa mudança na ferrovia naquele trecho foi a inclusão do ramal de Arará-Japeri no leito da linha auxiliar.

Respondendo outra indagação sua, o local foi bastante favelizado. O meu palpite é que a estação tenha sido desativada antes da maioria que conhecemos como Turiaçú, E.Leal, Rocha, T.Santos e Encantado.
Não sei se teria chegado aos anos 60, pelo menos funcionando. Só mesmo obtendo depoimentos.
Essa estação estaria ainda "mais expremida" por favelas do que Vieira Fazenda.
Imagino que o acesso na estação moderna, caso se concretize esse fato, era pela Viúva Cláudio em trilha que está lá até hoje.

Sobre o retângulo que aparece na aerofotografia, ele estaria totalmente fora dos locais apontados pelo mapa e fora do núcleo habitacional existente ali.
A tendência é que o núcleo habitacional tivesse surgido em torno da estação e juntando isso com o que está no mapa de 1910, coloquei o possível local com a seta bege.
Tem algumas coisas misteriosas ainda que necessitam ser dirimidas como uma estação Jacaré citada na grade de estações antigas.

De qualquer forma o local que vc pensou ser a estação não difere muito do meu, pois imaginando a plataforma padrão da linha auxiliar descrita nos livros em 150 metros, o fim da mesma estaria próximo a passagem de nível com a Viúva Cláudio e projetando 150 metros em direção a Triagem, o início da plataforma estaria próximo ao viaduto do metrô.
O segredo nessa estória é tentar obter fotos da inauguração do "buraco do Lacerda" feita no governo do governador que cedeu o nome à passagem (entre 1960 e 1965), eliminando a passagem de nível, para ver se dá para ver a estação em funcionamento.
De qualquer forma, no local da estação apontado por mim em lilás dá para ver perfeitamente o afastamento dos trilhos.

Para encerrar, há apenas um mapa pelo meu conhecimento que aponta E.Leal diferente do local onde conhecemos e esse mapa está no site estações ferroviárias.
Sendo esse mapa uma exceção, pode ter sido até um erro.
Eu tenho um guia de 1985, ano que Engenheiro Leal não existia há muito tempo e o local apontado como sendo o da estação é o mesmo que tenho da aerofotografia de 1928.
Será que houve mesmo outro local para essa estação.
No momento da postagem sobre E.Leal, abordarei melhor esse assunto.

Em cima disso e respondendo outra pergunta sua, desde muito antigamente os mapas mostram estações que já tinha sido desativadas e a maioria até demolidas como existente.
Isso deve ter ocorrido devido a uma melhor falta de vontade de ir a campo e pesquisar e sim de "jogar o material na gráfica" e mandar copiar.
Acho que o pessoal só se preocupava com a adição de logradouros.

Desculpem a longa resposta, mas foi preciso. ;)






AVVP escreveu:Assim, essa aerofotografia e as suas informações estão um pouco diferentes do que eu tinha na minha 'cabeça' em relação a Heredía de Sá.
Eu sempre imaginei que a estação ficasse praticamente debaixo do viaduto da linha 2 do metrô, depois da curva que segue para Triagem.
Digo isso por que realmente nesse ponto que eu cito, existe uma Plataforma quebrada e Afundada no meio de duas vias!! (Tipo a das estações de Turiassu,M da Graça..).
Então olhando a fotografia algo me chamou a atenção :

O que é aquela sombra de um retângulo que está exatamente atrás da palavra ''Janeiro'' na frase ''Rio de Janeiro'' da legenda ??
Não parece uma edificação ??

Bom é isso, :DD
Perguntas sem resposta para min: :- Realmente nos mapas antigos (1910) a localização é outra. Será que existiram duas estações de Heredía de Sá(nos mesmos moldes do caso '''Engenheiro Leal'')????
Será que esse local que eu afirmo, a estação funcionou para trens elétricos ou só para os a vapor??? (Já que mesmo enterrada a plataforma parece ser muito baixa,, ou seja um gabarito para carros de madeira.)
Por que em guias de ruas mais recentes anos 70 , 80 e até 90 !,, a nossa Heredía de Sá Ainda aparece e no local que eu falei ?? Ela funcionou até quando afinal ??
Editado pela última vez por Adenilson em 11 Abr 2012, 10:07, em um total de 1 vez.

Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 11 Abr 2012, 09:54

Amaral.
Muito legal vc ter entrado nesse debate, pois enquanto eu digitava o longo texto, vc conseguiu dar um explicação mais resumida, mas explicando basicamente o que eu estava tentando dizer quando comparava o traçado das ferrovia antes de depois da retilinização naquele trecho.

Eu tinha realmente reparado na tal cicatriz e por isso acho até que em função disso, a representação do local antigo da estação (bolinha bege) que fiz no google possa
estar mais deslocado para baixo (direção suburbana).

Outra coisa é que se Herédia de Sá teve 2 plataformas distribuídas como hoje é em Vieira Fazenda, existe a remotíssima possibilidade de um prédio que parece ser um empresa e cujo acesso
é pela Viúva Cláudio possa ter sido o prédio da estação, mas repito! (possibilidade muito remota).

Sobre a sua dúvida, acho que a alteração da estação deve ter ocorrido em 1939 na inauguração da linha de Arará e não nos anos 60 (viaduto de Benfica).
Imagino que nessa última data citada, a estação já deveria estar prestes a ser desativada (caso não tivesse sido :HH: ) e não valeria o investimento.
O local já deveria estar muito favelizado dificultando o acesso à estação e sobretudo incrementando a "inadimplência" ao pagar a passagem.



Francisco Amaral escreveu:O traçado com certeza foi deslocado um pouco para baixo e por consequencia retilinizado, devido à impantação do Japeri-Arará. O problema é saber quando, quando da implantação do ramal, ou da construção do viaduto da Suburbana, mais abaixo explico o pq da dúvida.
Mas o certo é que trecho sobre a Viúva Cláudio foi alterado de posição. No google maps, com um zoom um pouco menor, é possível, inclusive, notar a cicatriz do leito original um pouco acima do atual, separando-se sobre o canal e voltando a se encontrar ao lado do viaduto da Suburbana. E Heredia de Sá estando antes ou depois da Viúva Cláudio estaria nesse trecho modificado, hoje favela.
A plataforma sob o viaduto do metro tb deve ser algo recente, pois o leito ali tb foi alterado. Talvez tenha algo a ver com o Japeri.
Pelo fato dessa cicatriz ainda estar aparente, na minha opinião o desvio do leito ocorreu quando da construção do viaduto da Suburbana, que passaria muito colado no ramal e obrigou tb a modificação do entroncamento da Japeri-Arará. Não acredito ser antigo a ponto da construção do Japeri, pois esta cicatriz não estaria aparente, já que até os prédios daquele conjunto ali entre o metro e a auxiliar respeitam a cicatriz do leito original. Na minha opinião, quando foi construído o viaduto da Suburbana, toda aquela área foi radicalmente modificada devido à complexidade de uma área que possui duas Estradas de Ferro, um ramal que cruza um deles e entroca com o outro, uma avenida larga que cruza uma delas e passa rente a outra, fora o velho ramal que existia ali para acessar o Depósito de Suprimentos do Exército que tb ficava ali.

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