Re: 22/09/2013 - Miguel Pereira-Arcádia
Enviado: 05 Out 2013, 01:07
No dia 22 de setembro organizamos uma expedição com o intuito de percorrer o trecho da criminosamente erradicada Linha Auxiliar da Central do Brasil, originalmente Estrada de Ferro Melhoramentos, entre as estações de Governador Portela e Arcádia, trecho este localizado no município de Miguel Pereira, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Essa expedição seria, e foi, muito especial, pois reuniria alguns "veteranos" de expedições no grupo com novos amigos, além de membros da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF).
Pois bem, embarcamos eu e o fundador da AFPF Luís Octávio de Oliveira no trem da Supervia que saiu da estação D.Pedro II às 7:20 da manhã rumo à estação de Japeri, na Baixada Fluminense. Durante o percurso, nos encontramos com os outros membros do grupo em estações diversas. Mas um dos membros da equipe se atrasou e embarcou no trem seguinte ao nosso, aproximadamente 30 minutos depois. Ao chegarmos em Japeri, desembarcamos e fomos em direção ao ponto de ônibus que subiria a Serra da Viúva e nos deixaria no nosso ponto inicial da caminhada, que seria a estação de Governador Portela. No entanto, devido ao intervalo entre as partidas, decidimos aguardar o membro da equipe que vinha no trem depois do nosso, para subirmos a serra todos juntos. Neste intervalo, alguns membros aproveitaram para comprar mantimentos no comércio de Japeri visando a grande caminhada a vencer. E o tempo foi passando, passando ... até que chegou a hora do ônibus partir e nosso amigo não chegava. Mas equipe que é unida permanece unida ! Pedimos ao motorista do ônibus que aguardasse mais cinco minutos, o que ele gentilmente, mas um pouco contrariado, fez (não mais do que cinco minutos, ele disse). E eis que surge nosso amigo descendo a passarela da estação na maior correria, e conseguimos embarcar no ônibus. Se perdêssemos esse, só após 30 minutos teria outro, o que atrasaria todo nosso cronograma.
Bem, viagem que segue, todos nós encantados com o visual da subida da Serra. Em alguns trechos podemos ver a estação de Ellisson ao longe, da Linha do Centro da EFCB. Em outros trechos, o leito da Linha Auxiliar nos acompanhava em paralelo com a rodovia, que por vezes subia e contornava a serra vertiginosamente (pista de mão dupla praticamente sem acostamento).
A partir de certo ponto, um senhor, ouvindo nossa conversa sobre ferrovias, se interessou e entrou no bate-papo. Era o sr.Clêmio, ex-ferroviário da EF Leopoldina, atuando principalmente na Linha do Litoral. Gravei alguns minutos de conversa com ele, mas infelizmente devido ao ruído dentro do ônibus e principalmente ao tráfego, a conversa ficou com o áudio prejudicado. Mas pretendo editar este vídeo e publica-lo em alguns trechos.
Por fim, ao invés de pararmos em Governador Portela, descemos um pouco antes da estação de Miguel Pereira, a segunda estação após Governador Portela, pois o Auto de Linha que a AFPF mantém no trecho estava operacional e bem próximo de onde descemos. Para mim foi uma satisfação muito grande, pois há vários anos recebia convites para andar no veículo e nunca pude ir ! Embarcamos e seguimos rumo a Miguel Pereira, poucas centenas de metros a frente. Ao chegarmos na estação, que sensação incrível: um pequeno grupo se reuniu nas plataformas da estação, maravilhados com um trem passando por ali ! Muito legal ! As crianças com brilhos nos olhos e os adultos surpresos e saudosos de um trem que não passa por ali desde a década de 1990 provavelmente.


01. Foto social do grupo: da esquerda para a direita os membros Melekh, Edson Vander (AFPF), Ivan Heringer, Joseandro Kel, Luís Octávio (AFPF), Adail (de chapéu, é o condutor do Auto de Linha), Leonardo Ivo, Luiz Eduardo, um sujeito de verde que apareceu do nada
, Cesar e eu, DadoDJ
Após alguns minutos outro membro do grupo se juntou a nós na estação: o Carlos Alberto ... Souza !
A partir dali foi uma seqüência de fotografias feitas por nós do grupo e também pelos transeuntes ao redor. Apesar do Auto de Linha se encontrar em estado razoável, mas não tanto precário, tornou-se a atração do momento !


02. O Auto de Linha da AFPF


03. A estação Professor Miguel Pereira, preservada !


04. Informações sobre a estação


05. O Auto de Linha e a plataforma da estação. Notem que os trilhos terminam poucos metros adiante ...


06. No sentido oposto, a estação e o Auto de Linha


07. Uma foto mais abrangente, mostrando à esquerda e em primeiro plano o que antes foram grandes instalações da estação. Tudo foi posto abaixo e após a promessa de construção de um mercado, hoje virou um terreno vazio, utilizado para estacionamento


08. Uma geral da estação
Após alguns minutos, embarcamos no Auto de Linha e seguimos rumo à Governador Portela, único trecho contínuo de trilhos naquela região. Só que antes mesmo de cruzarmos a primeira PN (Passagem de Nível) da linha, o veículo acabou o combustível ! Fizemos um pequeno rateio e o condutor Adail foi providenciar gasolina, pois curiosamente o veículo funciona com um motor Chevrolet movido a gasolina. Só que o posto de abastecimento ficava meio longe, o que nos custou uns 40 minutos aguardando o Adail retornar.


09. Notem quem uma das linhas foi obstruída pela prefeitura, que plantou plantas ornamentais no leito


10. Além disso, a população "se esquece" que a linha pode estar ativa e estaciona veículos sobre os trilhos. Neste caso da foto, as motocicletas estão sobre a linha desativada, ainda bem ...


11. O Auto de Linha aguardando combustível. Ainda bem que não parou no meio da PN !!!


12. Luís Octávio aguardando o restabelecimento do tráfego


13. Enquanto a gasolina não vinha, ele nos brindou com uma aula sobre ferrovias e sobre a história da AFPF
Após o condutor Adail chegar com o combustível, decidi seguir viagem dentro da cabine do veículo, que puxa um vagonete estilo jardineira sem cobertura onde seguiram os demais amigos. As imagens seguintes estão um pouco embaçadas devido ao para-brisa do Auto de Linha.


14. Um outro veículo pertencente a AFPF aguarda restauração próximo a linha
Curiosamente e devido a desinformação de parte da população e irregularidade do tráfego, um dos membros da nossa expedição ía a frente da composição para sinalizar e bloquear o tráfego de veículos nas PNs, evitando assim possíveis colisões do Auto de Linha com automóveis. A esta tarefa foi incumbido o membro da AFPF Edson Vander. Algumas pessoas estacionam, como mencionado antes, seus veículos sobre a linha ou muito próximos a esta. E foi o que aconteceu em determinado trecho, junto ao conhecido Bar do Djair: havia um carro com reboque parado junto a linha, e o Auto não teve como passar


15. Carro parado muito próximo aos trilhos


16. o grupo empenhado em encontrar o dono do veículo para sua retirada
Com esta parada e posterior remoção do veículo, aproveitamos para nos refrescar no Bar do Djair, que possui uma oportuna entrada e área voltada para a linha. E assim brindamos nosso começo de aventura.


17. Parada para abastecimento ... dos membros do grupo !
Após mais alguns minutos, partimos e chegamos a simples porém simpática estação de Barão de Javary. Antes desta, passamos pela plataforma abandonada conhecida como Parada Prefeitura, mas infelizmente não pude registra-la em foto, mas acho que gravei em vídeo pois estava registrando praticamente todo o percurso feito pelo Auto de Linha.


18. Estação Barão de Javary (na plataforma, Edson Vander)
Ao chegarmos próximo a Governador Portela e sua desativada fábrica de pontes e instalações ferroviárias, vimos alguns vagões-prancha abandonados, alguns com pontes metálicas sobre eles. À direita, a desolação de uma fábrica inteira abandonada, inclusive com vagões dentro.


19. Um dos vagões-prancha abandonados


20. À direita, a desativada fábrica
E mais a frente, vimos se aproximar a estação de Governador Portela, com uma grande caixa d'água e tubulações para abastecimento das antigas "vaporosas".



21 e 22. Instalações da estação Governador Portela


23. Estação Governador Portela. Do antigo pátio com diversas linhas, só sobrou uma. Da PN pra cá, apenas trilhos soterrados.
Após tirarmos muitas fotos na estação e arredores, iniciamos nossa caminhada rumo à Arcádia, a aproximadamente 20kms de distância. E vamos que vamos !
[Continua]
Pois bem, embarcamos eu e o fundador da AFPF Luís Octávio de Oliveira no trem da Supervia que saiu da estação D.Pedro II às 7:20 da manhã rumo à estação de Japeri, na Baixada Fluminense. Durante o percurso, nos encontramos com os outros membros do grupo em estações diversas. Mas um dos membros da equipe se atrasou e embarcou no trem seguinte ao nosso, aproximadamente 30 minutos depois. Ao chegarmos em Japeri, desembarcamos e fomos em direção ao ponto de ônibus que subiria a Serra da Viúva e nos deixaria no nosso ponto inicial da caminhada, que seria a estação de Governador Portela. No entanto, devido ao intervalo entre as partidas, decidimos aguardar o membro da equipe que vinha no trem depois do nosso, para subirmos a serra todos juntos. Neste intervalo, alguns membros aproveitaram para comprar mantimentos no comércio de Japeri visando a grande caminhada a vencer. E o tempo foi passando, passando ... até que chegou a hora do ônibus partir e nosso amigo não chegava. Mas equipe que é unida permanece unida ! Pedimos ao motorista do ônibus que aguardasse mais cinco minutos, o que ele gentilmente, mas um pouco contrariado, fez (não mais do que cinco minutos, ele disse). E eis que surge nosso amigo descendo a passarela da estação na maior correria, e conseguimos embarcar no ônibus. Se perdêssemos esse, só após 30 minutos teria outro, o que atrasaria todo nosso cronograma.
Bem, viagem que segue, todos nós encantados com o visual da subida da Serra. Em alguns trechos podemos ver a estação de Ellisson ao longe, da Linha do Centro da EFCB. Em outros trechos, o leito da Linha Auxiliar nos acompanhava em paralelo com a rodovia, que por vezes subia e contornava a serra vertiginosamente (pista de mão dupla praticamente sem acostamento).
A partir de certo ponto, um senhor, ouvindo nossa conversa sobre ferrovias, se interessou e entrou no bate-papo. Era o sr.Clêmio, ex-ferroviário da EF Leopoldina, atuando principalmente na Linha do Litoral. Gravei alguns minutos de conversa com ele, mas infelizmente devido ao ruído dentro do ônibus e principalmente ao tráfego, a conversa ficou com o áudio prejudicado. Mas pretendo editar este vídeo e publica-lo em alguns trechos.
Por fim, ao invés de pararmos em Governador Portela, descemos um pouco antes da estação de Miguel Pereira, a segunda estação após Governador Portela, pois o Auto de Linha que a AFPF mantém no trecho estava operacional e bem próximo de onde descemos. Para mim foi uma satisfação muito grande, pois há vários anos recebia convites para andar no veículo e nunca pude ir ! Embarcamos e seguimos rumo a Miguel Pereira, poucas centenas de metros a frente. Ao chegarmos na estação, que sensação incrível: um pequeno grupo se reuniu nas plataformas da estação, maravilhados com um trem passando por ali ! Muito legal ! As crianças com brilhos nos olhos e os adultos surpresos e saudosos de um trem que não passa por ali desde a década de 1990 provavelmente.


01. Foto social do grupo: da esquerda para a direita os membros Melekh, Edson Vander (AFPF), Ivan Heringer, Joseandro Kel, Luís Octávio (AFPF), Adail (de chapéu, é o condutor do Auto de Linha), Leonardo Ivo, Luiz Eduardo, um sujeito de verde que apareceu do nada

Após alguns minutos outro membro do grupo se juntou a nós na estação: o Carlos Alberto ... Souza !
A partir dali foi uma seqüência de fotografias feitas por nós do grupo e também pelos transeuntes ao redor. Apesar do Auto de Linha se encontrar em estado razoável, mas não tanto precário, tornou-se a atração do momento !


02. O Auto de Linha da AFPF


03. A estação Professor Miguel Pereira, preservada !


04. Informações sobre a estação


05. O Auto de Linha e a plataforma da estação. Notem que os trilhos terminam poucos metros adiante ...



06. No sentido oposto, a estação e o Auto de Linha


07. Uma foto mais abrangente, mostrando à esquerda e em primeiro plano o que antes foram grandes instalações da estação. Tudo foi posto abaixo e após a promessa de construção de um mercado, hoje virou um terreno vazio, utilizado para estacionamento


08. Uma geral da estação
Após alguns minutos, embarcamos no Auto de Linha e seguimos rumo à Governador Portela, único trecho contínuo de trilhos naquela região. Só que antes mesmo de cruzarmos a primeira PN (Passagem de Nível) da linha, o veículo acabou o combustível ! Fizemos um pequeno rateio e o condutor Adail foi providenciar gasolina, pois curiosamente o veículo funciona com um motor Chevrolet movido a gasolina. Só que o posto de abastecimento ficava meio longe, o que nos custou uns 40 minutos aguardando o Adail retornar.


09. Notem quem uma das linhas foi obstruída pela prefeitura, que plantou plantas ornamentais no leito


10. Além disso, a população "se esquece" que a linha pode estar ativa e estaciona veículos sobre os trilhos. Neste caso da foto, as motocicletas estão sobre a linha desativada, ainda bem ...


11. O Auto de Linha aguardando combustível. Ainda bem que não parou no meio da PN !!!



12. Luís Octávio aguardando o restabelecimento do tráfego


13. Enquanto a gasolina não vinha, ele nos brindou com uma aula sobre ferrovias e sobre a história da AFPF
Após o condutor Adail chegar com o combustível, decidi seguir viagem dentro da cabine do veículo, que puxa um vagonete estilo jardineira sem cobertura onde seguiram os demais amigos. As imagens seguintes estão um pouco embaçadas devido ao para-brisa do Auto de Linha.


14. Um outro veículo pertencente a AFPF aguarda restauração próximo a linha
Curiosamente e devido a desinformação de parte da população e irregularidade do tráfego, um dos membros da nossa expedição ía a frente da composição para sinalizar e bloquear o tráfego de veículos nas PNs, evitando assim possíveis colisões do Auto de Linha com automóveis. A esta tarefa foi incumbido o membro da AFPF Edson Vander. Algumas pessoas estacionam, como mencionado antes, seus veículos sobre a linha ou muito próximos a esta. E foi o que aconteceu em determinado trecho, junto ao conhecido Bar do Djair: havia um carro com reboque parado junto a linha, e o Auto não teve como passar


15. Carro parado muito próximo aos trilhos


16. o grupo empenhado em encontrar o dono do veículo para sua retirada
Com esta parada e posterior remoção do veículo, aproveitamos para nos refrescar no Bar do Djair, que possui uma oportuna entrada e área voltada para a linha. E assim brindamos nosso começo de aventura.


17. Parada para abastecimento ... dos membros do grupo !
Após mais alguns minutos, partimos e chegamos a simples porém simpática estação de Barão de Javary. Antes desta, passamos pela plataforma abandonada conhecida como Parada Prefeitura, mas infelizmente não pude registra-la em foto, mas acho que gravei em vídeo pois estava registrando praticamente todo o percurso feito pelo Auto de Linha.


18. Estação Barão de Javary (na plataforma, Edson Vander)
Ao chegarmos próximo a Governador Portela e sua desativada fábrica de pontes e instalações ferroviárias, vimos alguns vagões-prancha abandonados, alguns com pontes metálicas sobre eles. À direita, a desolação de uma fábrica inteira abandonada, inclusive com vagões dentro.


19. Um dos vagões-prancha abandonados


20. À direita, a desativada fábrica
E mais a frente, vimos se aproximar a estação de Governador Portela, com uma grande caixa d'água e tubulações para abastecimento das antigas "vaporosas".



21 e 22. Instalações da estação Governador Portela


23. Estação Governador Portela. Do antigo pátio com diversas linhas, só sobrou uma. Da PN pra cá, apenas trilhos soterrados.
Após tirarmos muitas fotos na estação e arredores, iniciamos nossa caminhada rumo à Arcádia, a aproximadamente 20kms de distância. E vamos que vamos !
[Continua]