Supervia reforma carro de passageiros em Guapimirim
Tempo de leitura: 2minutos
Com informações de Agenor, colaborador AFTR em Guapimirim Texto escrito em 21 de agosto de 2023 às 10h12 Última atualização em 21 de agosto de 2023 às 10h12
Continua após a publicidade
Enquanto a promessa de se implantar VLTs ou novos veículos nos ramais em bitola métrica da Supervia não se concretiza, a concessionária tem promovido a reforma de parte de seu material rodante, utilizado nos citados trechos.
Imagem: Agenor
É o caso de um vagão/carro de passageiros em Guapimirim, de número 201, que está recebendo reforma e pintura para ser utilizado em breve, provavelmente, no ramal Guapimirim.
Imagem: Agenor em agosto de 2023
O material rodante deste ramal, e o de Vila Inhomirim, sofreu poucas reformas nos últimos anos, sendo assim é uma medida interessante que pode colaborar ao menos um pouco para amenizar outras deficiências na operação. Falta de horários, regularidade e manutenção são apenas algumas dessas deficiências.
Imagem: Agenor em agosto de 2023
Medidas como essa ainda são a ponta do iceberg, mas devem ser relevadas e consideradas. Esperamos que este material rodante possa ser incorporado à frota muito em breve e se multipliquem outras iniciativas nesse sentido.
Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal.
No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo.
Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc
Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR
Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia.
"Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"