Estação Inicial

Tempo de leitura: 4 minutos

Sejam muito bem vindos(as) ao site da Associação Ferroviária Trilhos do Rio – Passado, presente e futuro: tudo na mesma linha!
Abaixo alguns dos principais destaques do site, confiram!

ATENÇÃO! LEIAM ESSE DOCUMENTO, É IMPORTANTE E TRATA DO FUTURO DA AFTR COMO INSTITUIÇÃO, CLIQUE AQUI!


Artigos Exclusivos


Ferrovias Indianas: a Indian Railways

Saudações! Qualquer um que acompanhe nossas postagens já percebeu que não fazemos parte exatamente do fã-clube de admiradores da RFFSA, e os motivos têm sido mostrados aqui frequentemente. Mesmo assim algumas pessoas insistem em defender...

Amtrak, a RFFSA que deu certo

Olá, Amigos e Amigas. Hoje falaremos sobre a Antrak, a companhia ferroviária Americana, que poderíamos comparar ou mencionar com uma RFFSA que deu certo. Mas essa companhia Americana poderia servir de modelo ao Brasil?  ...

O Trem Santa Cruz e o Trem Regional

Por Mozart Rosa Colaboração de Edson Vander Teixeira e Felipe Ribeiro Sejam muito bem vindos(as) a mais um artigo exclusivo da AFTR. Recomendamos a leitura completa, mas caso prefira, leia por partes ou escolha um...

Trens Pendulares a Diesel

Por Mozart Rosa Por Rodrigo Sampaio Sejam muito bem vindos(as) a mais um artigo exclusivo da AFTR. Recomendamos a leitura completa, mas caso prefira, leia por partes ou escolha um tópico de leitura no índice...

Projetos AFTR 5 – A Linha 3 do Metrô

Por Mozart Rosa   A AFTR muitas vezes se destaca por pensar fora da caixa. Entende que transporte sobre trilhos é além do que é o transporte de passageiros, também é um poderosíssimo agente de...

Porque as ferrovias “não dão certo” no Brasil?

Por Mozart Rosa Nota: antes de tudo queremos deixar claro que o título não indica que o problema seja a ferrovia. As ferrovias não darem certo no Brasil não tem nada a ver com o...

Projetos AFTR 4: A Ferrovia do Sol

Por: Mozart Rosa Colaborações de: Rodrigo Sampaio e Felippe Ribeiro Muitas pessoas que acompanham as postagens da AFTR acreditam que o que apresentamos em algumas postagens sejam “Projetos”. · • Não sejamos ingênuos: um projeto é muito...

Cartilha de mobilidade

Por Mozart Rosa Por Rodrigo Sampaio INTRODUÇÃO Mobilidade é um problema corriqueiro na maioria dos municípios do país, e a coisa adquire proporções ainda maiores em municípios que um dia foram servidos pelos trens. Essa...

A legislação, os transportes, os aluados e a ITA – Itapemirim Transportes Aéreos

Por Mozart Rosa   AirBus, Marcopolo, Bom Sinal, Itapemirim, os aluados, a legislação ... o que isso tudo tem em comum? Aliás, o que é um Aluado? Durante o texto daremos a resposta, acompanhem ......

Projetos AFTR 3 – A Ferrovia da Serra do Mar (parte final)

Por Mozart Rosa Na primeira parte desta extensa, completa e viável proposta, apresentamos uma alternativa ao atual projeto da EF-118, e cumprindo a mesma intenção do projeto de forma mais satisfatória e abrangente. Neste artigo...

Confira também:


Colabore com a AFTR!

Somos uma Organização sem fins lucrativos que conta com contribuições voluntárias para se manter e realizar atividades visando a preservação, manutenção e elaboração de projetos na área ferroviária e histórica, gestão de documentos e arquivos, dentre outras atividades.
Contribuindo com apenas R$ 10,00 por mês a sua colaboração ajudará substancialmente a manutenção de nossas atividades.
Confira nossos dados bancários:

Banco CORA – SCD
AGÊNCIA 0001
CONTA-CORRENTE 1101562-9
CNPJ 23.300.662/0001-82
Se preferir fazer sua contribuição através do PIX, o código é o CNPJ (02278263000192).

Agradecemos desde já!

Veja também:


Conheça nossas campanhas de conscientização!


 

Mapa com todas as ferrovias do estado do Rio de Janeiro

Incluindo todos os trechos existentes ou que já existiram!

Clique aqui e conheça !Mapa Geral RJ

Veja também:


Mapillary

Mais um projeto exclusivo da AFTR, caminhe conosco e conheça nossas atividades, clique aqui.

Mappilary


A AFTR está no Telegram

A Associação Ferroviária Trilhos do Rio tem um canal e um grupo no aplicativo Telegram, o mais poderoso e famoso rival do Whatsapp. Fique por dentro de tudo que ocorre e acontece de novidade aqui no site, em tempo real, e aproveite para trocar uma ideia e conhecer outros entusiastas ferroviários no nosso grupo. Não perca!

*O grupo é moderado e seus membros respeitam os termos de uso e participação. Saiba mais ao acessar o grupo.


Palavras do presidente da AFTR:

É lamentável como o estado do Rio de Janeiro possuiu uma malha ferroviária tão extensa no passado, e hoje somos não apenas dependentes como também reféns das rodovias. Por motivos diversos como a não modernização, falta de manutenção, má administração, incompetência governamental, interesses escusos, etc boa parte do total de linhas ferroviárias foram erradicados ou tiveram o transporte de passageiros suprimido.

Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Maricá, Saquarema, Macaé, Campos, Barra Mansa, Resende, Mangaratiba, Angra dos Reis, Três Rios, Itaperuna, dentre outras cidades e localidades, eram acessíveis por trem, além de outros municípios e capitais de outros estados. Hoje nos restam as linhas da Supervia, do Metrô, VLT e Bonde, num universo que já foi quase dez vezes maior, mas onde ainda resistem linhas para transporte de cargas e outras centenas de quilômetros de vias abandonadas aguardando o destino. Um patrimônio público que, incluindo estações e construções centenárias, se acaba aos poucos impelido pelo interesse pelas próximas eleições que não permite enxergar o óbvio, o que faria literalmente o estado e o pais “entrar nos trilhos” novamente.

Enquanto isso perdem-se valores em fretes mais caros por rodovia, perde-se qualidade de vida e tempo útil em congestionamentos, perdem-se vidas em acidentes em rodovias perigosas e com motoristas imprudentes, perde-se em logística, em economia, em turismo, em mobilidade, em oportunidade de crescimento, em muitas coisas. Mas podemos mudar isso, vamos?

AFTR Associação Ferroviária Trilhos do Rio. Passado, presente e futuro: tudo na mesma linha.
Nos conheça. Participe. Associe-se.

 

 12,642 visualizações no total,  34 visualizações hoje

Comente via Facebook
Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Este conteúdo não pode ser copiado assim. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.