Com informações de Larissa Ventura, Diário do Rio
Texto escrito em 23 de outubro de 2023 às 8h42
Última atualização em 23 de outubro de 2023 às 8h42
A CENTRAL Logística, ligada à Secretaria de Estado de Transportes, revelou durante uma reunião pública na Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) que serão necessários aproximadamente R$ 21 milhões para reativar a linha entre as estações São Cristóvão e Barão de Mauá, conhecida também por Leopoldina.

O orçamento inclui a reinstalação dos trilhos e a instalação da linha aérea para circulação dos trens elétricos. Este trecho, com menos de um quilômetro, pode ser o primeiro passo para a revitalização do prédio da estação Leopoldina, que está fechada há aproximadamente 20 anos após um incidente em que um trem da Supervia perdeu os freios e invadiu o saguão da estação.

Apesar de possuir um valioso acervo histórico, reunindo equipamentos ferroviários em suas plataformas, e documentos raros em salas do prédio, o local continua abandonado e sem destinação confirmada até o momento, tendo entretanto diversas promessas e propostas elaboradas para a sua recuperação e restauração.
Imagem de capa: Daddo Moreira/AFTR (2017
Pelo menos 20.000 reais por metro. Claro, isso é no Rio de Janeiro, mas mesmo assim, nãohaveria um modo de fazer esta obra com eficiência ? Gastando um pouco menos ?