Com informações de rede sociais e Alerta Rio
Texto escrito em 01 de novembro de 2023 às 6h32
Última atualização em 01 de novembro de 2023 às 6h32
As fortes chuvas que atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro na última terça-feira, dia 31 de outubro, produziram imagens assustadoras e surpreendentes. As cidades de Guapimirim e Teresópolis foram as mais atingidas, e as forças das águas interromperam o trânsito, causaram enchentes, alagamentos e prejuízos.
Rios destas localidades tiveram o nível das águas muito aumentado, causando intensas corredeiras e transbordamentos em vários pontos. Uma das imagens mais impactantes foi registrada na entrada da cidade de Teresópolis, na ponte sobre o Rio Paquequer (vídeo abaixo, com áudio):
Vídeo: Redes Sociais
A estrutura mostrada é a centenária ponte ferroviária da Estrada de Ferro Therezopolis, companhia que ligava a capital do estado à cidade de Teresópolis, alcançando no Porto de Piedade a cidade de Magé (através de barcas que navegavam pela Baía de Guanabara) e subindo a serra dos Órgãos através de trens auxiliados por um sistema de cremalheira.

Esta ferrovia teve seu início em 1890 e foi desativada e extinta em 1957. Alguns vestígios desta época ainda se encontram visíveis e resistindo ao tempo e às intempéries, como a ponte mostrada nas imagens acima.
Imagem de capa: Redes Sociais/Alerta Rio