ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações de Redes Sociais da VLI Logística*

Continua após a publicidade

 

Em 2023, através de iniciativa da VLI Logística em parceria com prefeituras, o programa “Estação de Memórias” foi introduzido em seis municípios, destacando-se como uma iniciativa dedicada ao resgate e à valorização da memória ferroviária, integrando-se ao rico patrimônio material e imaterial dessas localidades.

O projeto reconstrói a narrativa do passado ferroviário por meio de um processo colaborativo com as comunidades, e toda a pesquisa realizada é contribuída para o acervo público do respectivo município. As exposições abrangem documentos e objetos cenográficos históricos, apresentam personagens inspirados em figuras da época, oferecem jogos interativos, contam histórias em formato de áudio, disponibilizam exibições em vídeos, entre outros elementos.

Ao longo do ano de 2023, mais de 500 pessoas estiveram envolvidas na execução do projeto, e aproximadamente seis mil visitantes participaram das exposições. O investimento foi de cerca de R$ 2,4 milhões por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (conhecida como “Lei Rouanet”), em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e as respectivas prefeituras, que assumem o projeto após o período inicial.
No estado do Rio de Janeiro a cidade contemplada foi Três Rios.

 

Texto escrito em 25 de janeiro de 2024 às 19h21
Última atualização em 25 de janeiro de 2024 às 19h21
Imagem de capa: divulgação VLI

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − sete =

Previous post MetrôRio abre vagas para curso para mulheres Cis e Trans em parceria com SENAI
Next post Evento celebra 100 anos de Riograndina, em Nova Friburgo
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.